USP é a maior produtora de pesquisa científica da América Latina
Universidade recebeu nota máxima em três categorias analisadas por ranking internacional que avalia o ensino superior
A USP (Universidade de São Paulo) é a maior produtora de pesquisas científicas da América Latina, segundo o ranking internacional da QS Quacquarelli Symonds, empresa que analisa a qualidade de ensino em universidades de todo o mundo.
A lista foi divulgada nesta quinta-feira, 22, e mostrou que a USP obteve a nota máxima, de 100 pontos, nas categorias de Perfil Online, Pesquisa Internacional e Reputação Acadêmica. Isso significa que a universidade tem uma excelente notoriedade entre acadêmicos do mundo todo. A instituição também recebeu destaque na categoria de Artigos/Corpo Docente.
No rankeamento geral, a USP permaneceu no segundo lugar entre as melhores universidades da América Latina, obtendo notas altas em quatro das oito categorias analisadas pelo ranking da QS - mais do que qualquer outra universidade dos países vizinhos. Em primeiro lugar está a Pontifícia Universidad Católica de Chile (UC).
Apenas em uma categoria a USP recebeu uma baixa pontuação: em Corpo Docente/Aluno recebeu apenas 43,2 pontos. Este indicativo mede a capacidade de ensino da instituição e relação entre os corpos discente e docente.
Entre as dez melhores posições do ranking estão ainda a Unicamp (Universidade de Campinas) em quinto lugar, e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em oitavo.
O Brasil é o país com mais representantes no ranking, com 98 universidades brasileiras aparecendo na classificação.