vc repórter: educadores protestam por reivindicações no Paraná
Uma caminhada organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) reuniu, na tarde desta quarta-feira, cerca de 10 mil trabalhadores no Centro Cívico de Curitiba, de acordo com estimativa divulgada pelo APP.
Os educadores se concentraram na praça Santos Andrade e iniciaram uma a Marcha em Defesa da Educação pelo Centro Cívico. No Palácio Iguaçu, uma comissão se reuniu com o secretário da Educação, Flávio Arns, para apresentar suas reivindicações e cobrar o governo estadual.
Os educadores protestam, entre outras pautas, pela implementação do piso, dos 33% de hora-atividade, criação de um novo modelo de atendimento à saúde e do pagamento dos mais de R$ 100 milhões de dívidas com professores e demais funcionários. Sindicatos de outras categorias, movimentos estudantis e sociais também se uniram à mobilização.
Em Brasília o dia também foi de protesto. Cerca de 2,5 mil professores de todo o País se reuniram em frente ao Palácio do Planalto em um ato por melhorias na educação. Mais cedo, eles se concentraram no gramado do Congresso Nacional com faixas, cartazes e apitos. O ato foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
O leitor Rafael Azevedo Perich, de Curitiba (PR), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.