Conheça 5 profissões digitais para o futuro
Inteligência Artificial, Experiência do Usuário e cibersegurança estão na lista de profissões digitais com alta procura no futuro, segundo especialista
Inteligência Artificial (IA) já é uma das áreas mais promissoras. Além dela, Experiência do Usuário (UX) e cibersegurança entram na lista de profissões digitais que devem ter alta procura no futuro.
Para atuar na área digital, o profissional não necessariamente precisa ter formação em cursos de tecnologia, como, por exemplo, Tecnologia da Informação (TI) e Engenharia de Software, mas a recomendação é que o trabalhador fique ligado às tendências e se especialize cada vez mais.
Adriana Hassin, Gerente Executiva de Consultoria Pedagógica no SAS Educação, comenta que, à medida que a sociedade avança rapidamente em direção a uma era cada vez mais digitalizada, novas profissões emergem, moldando o cenário profissional do futuro.
"Estamos testemunhando uma revolução nas carreiras, impulsionada pela tecnologia, inovação e mudanças nas necessidades globais", reforça a especialista.
A profissional salienta, ainda, que a cultura digital é uma necessidade do mercado de trabalho e das profissões do século XXI bem como uma das competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
5 profissões digitais para o futuro
Adriana Hassin lista abaixo cinco profissões ligadas à area digital que devem estar em alta no futuro. Confira, também, os cursos relacionados a essas carreiras.
1) Experiência do Usuário (UX)
A especialista ressalta que é cada vez mais importante a experiência do usuário em produtos e serviços digitais, e os designers de UX, por exemplo, estão na linha de frente da criação de interfaces intuitivas e envolventes.
"Os profissionais de UX desempenham um papel crucial na garantia de que a tecnologia seja acessível e fácil de usar para todos. Além disso, para o desenvolvimento de uma cultura digital, faz-se necessário que as escolas ensinem aos alunos como utilizar ferramentas novas de forma adequada e ética"
Adriana Hassin
Cursos ligados à área de UX
2) Cibersegurança
Para a especialista do SAS Educação, os profisisonais ligados à cibersegurança tornam-se essenciais para proteger informações sensíveis e garantir a integridade dos sistemas.
"Como as ferramentas digitais dependem de humanos, outros conseguem desvendar os algoritmos e criar ameaças. Por isso, há cada vez mais a necessidade de profissionais com a capacidade de analisar criticamente os problemas", acredita.
Segundo Adriana, a segurança da informação é uma prioridade máxima, e profissionais nesse campo estão na demanda para mitigar riscos e fortalecer as defesas digitais.
Cursos ligados à área de Cibersegurança
3) Saúde Digital
Na opinião da especialista Adriana, a telemedicina, registros eletrônicos de saúde e a integração de tecnologias inovadoras na área da saúde estão redefinindo a forma como a assistência médica é prestada.
"Especialistas em saúde digital desempenham um papel crucial na implementação e otimização dessas tecnologias, melhorando a eficiência e a acessibilidade dos serviços de saúde. Todas essas profissões, e outras, estão em sintonia com o mundo desafiador de hoje, onde novas profissões surgem rapidamente, enquanto as mais clássicas são impactadas pelas novas tecnologias"
Adriana Hassin
Cursos ligados à área de Saúde Digital
4) Economia Verde
A especialista revela que o investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho.
"Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça", comenta.
Cursos ligados à área de Economia Verde
5) Inteligência Artificial (IA)
Com o crescente papel da IA em diversos setores, desde medicina até agronomia, a demanda por especialistas em IA continua a aumentar.
"Profissionais capazes de desenvolver algoritmos avançados, implementar soluções de aprendizado de máquina e compreender os princípios éticos da inteligência artificial tornam-se peças-chave nas organizações", enfatiza a profissional.
Na opinião de Adriana Hassin, o mundo corporativo está à procura de pessoas para aprimorar cada vez mais o algoritmo, não para substituir as profissões, mas para ajudá-los a otimizar o tempo no trabalho do dia a dia.
Cursos ligados à área de IA