Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fuvest 2024: Tema da redação é 'educação básica e formação profissional'; confira

Material de apoio aos vestibulandos trouxe textos de Domenico de Masi e Byung-Chul Han

17 dez 2023 - 15h46
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudantes fazem a prova da 1ª fase da Fuvest em 19 de novembro de 2023, na FEA-USP. A redação, na 2ª fase do vestibular, ocorre neste domingo, 17 de dezembro.
Estudantes fazem a prova da 1ª fase da Fuvest em 19 de novembro de 2023, na FEA-USP. A redação, na 2ª fase do vestibular, ocorre neste domingo, 17 de dezembro.
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

A prova de redação da segunda fase da Fuvest 2024 ocorre neste domingo, 17. O tema escolhido para este ano foi: "Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão".

Segundo a organização do vestibular, entre os materiais de apoio para os estudantes, constavam imagens de obras de arte e postagens de redes sociais, além de textos com trechos de autores como o filósofo Byung-Chul Han (Sociedade do Cansaço) e o sociólogo Domenico de Masi (O Ócio Criativo), abordando o tema "sob perspectivas sociais, antropológicas, filosóficas e pedagógicas".

Domenico de Masi e o ócio criativo

Criador da teoria do "ócio criativo", De Masi defendia que o cérebro não pode ser forçado a produzir quando já está saturado de informações. E, quando a pessoa se encontra satisfeita, as ideias tendem a chegar de forma inesperada, o que torna necessário conciliar trabalho, estudos e lazer, sem se sobrecarregar em nenhum momento.

Byung-Chul Han e a Sociedade do Cansaço

Em Sociedade do Cansaço, o pensador discute, a partir de um diálogo com Hannah Arendt, Jean Baudrillard, Maurice Blanchot e Nietzsche, entre outros, a transição de uma sociedade que, no século passado, sofria de patologias bacteriológicas ou virais para uma sociedade que, no século 21, sofre de patologias neuronais, como depressão, transtornos de déficit de atenção, hiperatividade e Síndrome de Burnout.

O livro, publicado pela primeira vez na Alemanha em 2010, defende que as patologias deste século estariam relacionadas a um excesso de positividade, que faz parecer que tudo é viável ao homem. Para exemplificar essa ideia, Han cita o slogan da campanha de Barack Obama, "Yes we can" ("Sim, nós podemos"). Esse excesso de positividade se desenvolveria, segundo o pensador coreano, "numa sociedade permissiva e pacificada" que "não pressupõe nenhuma inimizade".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade