Professoras avaliam tema da redação da Fuvest 2024 e elogiam prova: “Moderna e atual”
Primeira prova da segunda fase do vestibular da USP envolveu questões de Língua Portuguesa, Literatura e a redação
Alunos de todo o país realizaram, neste domingo, 17, a primeira prova da segunda fase da Fuvest 2024. A prova dissertativa teve questões de Língua Portuguesa, Literatura e a redação, que apresentou o tema 'Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão'. Ao Terra, professoras falaram sobre o tema e elogiaram a elaboração do vestibular da Universidade de São Paulo (USP).
Para pautar o tema da redação, a Fuvest usou, como base, imagens de obras de arte e postagens de redes sociais, além de textos com trechos de autores como o filósofo Byung-Chul Han (Sociedade do Cansaço) e o sociólogo Domenico de Masi (O Ócio Criativo), abordando o tema "sob perspectivas sociais, antropológicas, filosóficas e pedagógicas". Também foram expostas pesquisas da Faculdade de Educação da USP (FEUSP).
A professora Maria Aparecida Custódio, do Curso e Colégio Objetivo, afirmou que, para a redação, os vestibulandos poderiam utilizar da própria experiência para discutir e se posicionar sobre o que seria mais importante na educação básica: "Se ela de fato prepara para o futuro profissional ou se exige demais do estudante, não tendo tempo para a reflexão".
Vera Lúcia da Costa Antunes, professora e coordenadora pedagógica do Objetivo, elogiou a elaboração do vestibular, afirmando que a Fuvest 2024 é 'uma prova moderna e atual'. Para Vera Lúcia, os candidatos deveriam refletir não somente sobre os textos motivadores, mas também sobre o que aprenderam ao longo do ano.
"É uma prova contemporânea, que exigiu assuntos que foram publicados na mídia em 2023. Exigiu que o aluno estivesse ligado às redes sociais não de uma maneira fútil, mas refinada, com espírito crítico", finalizou a professora.
Fuvest 2024
O segundo dia de provas da Fuvest 2024 acontece na segunda-feira, 18, com questões de matérias específicas para os cursos escolhidos por cada candidato. A prova com a redação e as questões de Língua Portuguesa e Literatura foi realizada neste domingo.
A Fuvest 2024 oferece 8.147 vagas. Do total de candidatos, mais de 8 mil concorrem às vagas reservadas para estudantes de escolas públicas. Quanto às cotas étnico-raciais, são 4.150 candidatos concorrendo às oportunidades.
Medicina ocupa os três primeiros lugares entre os cursos mais disputados. Medicina em São Paulo é o mais procurado. Em seguida, vêm Medicina em Ribeirão Preto e Medicina em Bauru.
O resultado final do vestibular deve sair no dia 22 de janeiro de 2024. A segunda chamada deve ser liberadas no dia 14 de fevereiro.