Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Provão Paulista: como funciona o novo vestibular seriado

Governo de São Paulo criou uma prova para estudantes de escolas públicas ingressarem na USP, Unicamp, Unesp, Univesp e Fatec

11 jul 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda como funcionará o 'vestibular alternativo' que abrirá mais portas para universidades públicas
Entenda como funcionará o 'vestibular alternativo' que abrirá mais portas para universidades públicas
Foto: Reprodução/iStock/andreswd

Um ‘provão’ que vai dar acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores de faculdades públicas de São Paulo. Esse é o Provão Paulista, anunciado pelo governo paulistano nessa segunda-feira, 10. 

Entenda como vai funcionar essa nova porta de entrada ao ensino superior:

O que é o Provão Paulista?

Poderão participar do Provão Paulista alunos do ensino médio matriculados na rede estadual de ensino de São Paulo, incluindo Etecs.

A ideia da Secretaria da Educação é de que o Provão, além de facilitar a entrada no ensino, também seja um recurso para melhorar o desempenho dos estudantes da rede. A iniciativa também tem como intuito combater o abandono e a evasão escolar - isso porque os testes serão aplicados de forma seriada, somando resultados obtidos ao longo dos anos do ensino médio.

 

Como vai funcionar o Provão Paulista?

De acordo com a Seduc de São Paulo, as provas vão começar a ser aplicadas em novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. Ainda não foram divulgadas datas específicas.

A ideia é que as provas sigam os moldes de vestibulares, com aplicação presencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. 

As notas já poderão ser utilizadas como acesso direto a vagas das universidades públicas e Fatecs do Estado no início do curso em 2024.

  • Como será nos próximos anos:
  • 2024: o acesso às vagas será obtido pela nota acumulada dos alunos nos Provões Paulistas realizados no 2º e no 3º ano do ensino médio.
  • 2025: serão considerados os resultados dos Provões Paulistas realizados ao longo dos três anos do ensino médio.

Quais universidades fazem parte?

Até o momento, foi divulgada a participação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). 

Cada instituição tem autonomia para definir quantas vagas serão oferecidas por meio da modalidade do Provão. 

Saiba como funcionará em cada instituição:

  • Unesp

No final do mês passado, o Conselho Universitário da Unesp aprovou o ingresso da Universidade no Vestibular Paulista Seriado a partir de 2024. De 3.854 vagas destinadas a egressos de escolas públicas, a instituição vai oferecer 980 vagas para o Provão Paulista - 12,76% do total de vagas dos 136 cursos de graduação. Do total, 343 serão destinadas a alunos pretos, pardos e indígenas.

De acordo com comunicado no site oficial, a instituição explicou que os cursos menos procurados oferecerão proporcionalmente mais vagas para o vestibular seriado.

  • USP

Também no final de junho, o Conselho Universitário da USP aprovou um protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Educação para a utilização da avaliação seriada. Para 2023 (com ingresso em 2024), a USP deverá oferecer 1,5 mil vagas para o Provão Paulista. Delas, 555 serão destinadas para estudantes pretos, pardos e indígenas.

  • Unicamp

A Comissão Central de Graduação da Unicamp aprovou no final de abril a adesão ao processo seletivo seriado. Em sessão realizada na quinta-feira, 6, a Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão "tomou ciência do Programa Vestibular Paulista Seriado e a parceria deverá ser votada no órgão máximo da Unicamp, o Conselho Universitário, em 1º de agosto de 2023”, informou a universidade, em nota.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade