Vestibular Unesp 2024: veja gabaritos da 1ª fase
A Unesp já liberou os gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2024. Os candidatos fizeram as provas ontem, 15 de novembro.
A Unesp já liberou os gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2024. Os candidatos fizeram as provas ontem, 15 de novembro, em 35 cidades.
As provas foram compostas por 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais. Os conteúdos cobrados foram de todas as disciplinas tradicionais do ensino médio.
No total, 67.430 candidatos se inscreveram no processo seletivo, mas apenas 61.743 (91,6%) realizaram as provas. A cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, foi a que registrou maior quantidade de participantes. Ao todo, foram 1.636 candidatos, ou 95,2% do total de inscritos do município.
Como foi a 1ª fase da Unesp 2024?
Wander Azanha, diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, comenta que achou a prova da primeira fase da Unesp muito bem feita e abrangente, mas sem grandes surpresas.
O profissional destaca, por exemplo, que assuntos como botânica, em Biologia, ficaram de fora, mas, mesmo assim, a Unesp mantém uma prova inteligente e interdisciplinar.
"A prova de Matemática, que foi de nível médio para difícil, foi bem escrita. Uma questão que chamou a atenção era a que fazia uma relação com Humanidades, a sobre o ChatGPT", lembra.
Azanha comenta que, em Linguagens, vale destacar múltiplos gêneros textuais, com pronomes relativos e intertextualidade. Em Humanidades, aquela questão interessante relacionada com matemática sobre o ChatGPT. E, também, apareceu a indústria cultural.
"A 1ª fase do Vestibular 2024 da Unesp foi, no geral, muito abrangente com as condições que a prova dá. São 90 questões, não há a possibilidade de se cobrar tudo. Então, no geral, uma prova muito bem feita, bem escrita, com bons textos de apoio, uma prova da Unesp sendo Unesp"
Geografia foi difícil
Sebastian Fuentes, professor de Geografia do Curso e Colégio Oficina do Estudante, considera que a prova de Geografia foi de dificuldade média, de média para difícil. Segundo ele, foi exigido do aluno uma grande capacidade de interpretação.
"Os temas, principalmente, de geopolítica, foram bem contextualizados e bem atualizados. E contou, também, com bastante diversificação nos outros assuntos: geografia física, cartografia, bacia hidrográfica, solo, geopolítica e conflitos", enumera.
Para Fuentes, os temas da prova de Geografia da primeira fase do Vestibular 2024 da Unesp foram bem abordados. "Ressalto que os temas foram bem relevantes para a nossa atualidade e bem padrão da Unesp. A prova não fugiu em momento algum do que se espera de uma prova da Unesp".
Resultado 1ª fase Unesp 2024
Conforme o cronograma do vestibular, a lista de candidatos aprovados na primeira fase deve sair no dia 4 de dezembro. Nesse mesmo dia, serão divulgados os locais de prova para a segunda fase.
A segunda etapa da Unesp 2024 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, também das 14h às 19h.
Os participantes terão de resolver 36 questões discursivas e produzir uma redação do gênero dissertativo. No primeiro dia de provas serão 24 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e Matemática. Já no segundo dia, serão 12 questões de Linguagens e a redação.
O resultado do Vestibular 2024 da Unesp deve sair no dia 31 de janeiro de 2024.
Vagas Vestibular 2024 da Unesp
O vestibular oferece 6.596 vagas em cursos ministrados em 24 cidades do estado de São Paulo.
Assim como nas edições anteriores, a carreira de Medicina é a mais procurada. O curso, oferecido na cidade de Botucatu, conta com 21.690 inscritos para as 81 vagas, o que representa 267,8 candidatos por vaga (c/v).
A Unesp reserva vagas dos cursos de graduação para estudantes que estudaram na rede pública de ensino. Há oportunidades específicas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Veja abaixo os 3 cursos mais procurados do Vestibular 2024 da Unesp:
-
Medicina em Botucatu: 267,8 c/v
-
Psicologia - integral -, em Bauru (50,2);
-
Ciência da Computação, em Bauru (41,0).
Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato da Unesp 2024.