Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vivo e Universidade Federal de Goiás firmam parceria para estudos sobre IA e inovação

Operadora é a 1ª se tornar membro-associada do Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies, referência em inteligência artificial

18 fev 2025 - 10h45
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários
UFG
UFG
Foto: Reprodução/Instagram

A Vivo e a Universidade Federal de Goiás (UFG) agora são parceiras. A empresa se tornou a primeira operadora sócia do AKCIT (Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies), centro para estudos sobre inovação.

Com a parceria, a Vivo reforça o compromisso em temas como inteligência artificial e inovação. A instituição goiana é referência nacional no ensino, pesquisa e em projetos em IA e em tecnologias imersivas.

“Somos a única operadora associada ao AKCTI/UFG e esta parceria é muito estratégica para que a Vivo possa ter avanços exponenciais no uso da IA. A aproximação com universidades é uma importante alavanca para consolidar a Vivo como líder em inovação aberta, permitindo-nos explorar soluções tecnológicas avançadas, especialmente em um cenário de aceleradas mudanças”, declara Adriana Lika, diretora de dados e IA da Vivo.

Arlindo Galvão, professor do Instituto de Informática (INF/UFG) e coordenador-geral do Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (AKCIT), exalta a união da expertise acadêmica com o setor privado.

“Essa união com a Vivo nos permitirá ampliar o impacto das nossas pesquisas e contribuir para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que beneficiem tanto o mercado quanto a sociedade. A colaboração com empresas líderes como a Vivo reforça nosso papel como referência em IA e tecnologias imersivas no Brasil”, explica.

O acordo vai permitir que Vivo expanda pesquisas e capacitação de seus colaboradores, além de participar de projetos de pesquisa e inovação aberta em áreas estratégicas e ter interação com a infraestrutura acadêmica de supercomputadores, equipamentos capazes de processar grandes volumes de dados, possibilitando análises complexas e acelerando o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

“Com essa iniciativa, a Vivo consolida seu compromisso em oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento para nossos colaboradores, impulsionando a inovação e competitividade no mercado”, conta Ana Cecília, Diretoria de Gestão de Talentos e Transformação Cultural da Vivo, revelando que a operadora disponibilizará vagas em formações e capacitações em cursos de tecnologias imersivas oferecidos pela UFG aos seus colaboradores.

IA na Vivo

A trajetória da Vivo na área de inteligência artificial começou há quase uma década, quando a empresa inicou seu projeto de Big Data. Em 2018, lançou a Aura, ferramenta de IA que atualmente é adotado por mais de 4 milhões de usuários únicos por mês, gerando mais de 25 milhões de interações com clientes.

Em 2021 a companhia passou a estudar o modelo de IA Generativa e hoje tem diferentes casos de uso interno dessa tecnologia. Um deles é o I.Ajuda, uma solução treinada com mais de 6.500 documentos sobre a empresa, produtos, serviços, sistemas e guia de marca. Criada para apoiar os atendentes de call center e de lojas da Vivo, a solução fornece um resumo inteligente do perfil do cliente que está sendo atendido, além de guiar os atendentes nas diversas atividades para resolver a dúvida ou a situação do assinante. Já são 23 mil usuários que interagem mais de 5 milhões de vezes por mês com o I.Ajuda, fazendo perguntas e dando feedbacks para que a IA seja treinada todos os dias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade