Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

A cocaína já foi recomendada para fins terapêuticos?

Compartilhar

Antes de ter seus efeitos nocivos comprovados e tornar-se uma droga ilegal, a cocaína chegou a ser recomendada por Sigmund Freud, pai da psicanálise, para fins terapêuticos, além de integrar a fórmula da Coca-Cola até 1905. Mas a cocaína não está sozinha: você sabia que substâncias como citrato de lítio, ópio, mercúrio e tabaco já foram recomendadas no passado?

Substâncias como citrato de lítio, ópio, mercúrio e tabaco também já foram recomendadas no passado
Substâncias como citrato de lítio, ópio, mercúrio e tabaco também já foram recomendadas no passado
Foto: Diego Medina / Terra

Veja substâncias proibidas ou restritas que já foram recomendadas

A ideia de curar 36 doenças com o cigarro pode parecer estranha agora, mas, algumas décadas atrás, fazia sentido para muita gente. Segundo Alethéa Gatto Barschak, doutora em bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), novos estudos e experimentos desvelam facetas desconhecidas das substâncias. "Essas descobertas podem mostrar que substâncias tidas como benéficas à saúde podem apresentar outros efeitos, e os malefícios serem maiores que os benefícios", afirma.

Clique no link acima e conheça algumas substâncias que já foram recomendadas ou livremente utilizadas antes de terem seus efeitos negativos comprovados.

Fonte: GHX Comunicação
Compartilhar
Seu Terra