De onde vem o termo "república de estudantes"?
Enganam-se aqueles que pensam que "república de estudantes" seria um país governado por universitários. Mas a expressão deriva justamente do significado da palavra proveniente do latim, que denomina uma forma de governo.
A palavra "república" é originada do latim, constituída de "res"(coisa) e "publica" (pública). Em seu sentido original, refere-se às coisas que não são de propriedade particular, mas sim pertencem ao povo. Quem explica é o professor Ari Riboldi, autor dos livros
O bode expiatório
e
A CPI das Palavras.
Devido ao seu significado literal, elucida Riboldi, o termo passou a designar um modo de governo no qual o Estado organiza-se com o objetivo de atender aos interesses de todos os cidadãos, em que o povo é soberano e o Estado governa por meio de representantes divididos em poderes distintos - Executivo, Legislativo e Judiciário.
Devido ao significado das palavras latinas que o compõem, o termo passou a assumir outras aplicações, como, por exemplo, "república de estudantes", que são habitações divididas por grupos de estudantes, geralmente provenientes de outras cidades para cursar o ensino superior, sem recursos para alugar uma residência individualmente."Os estudantes vivem sob regras combinadas pelo próprio grupo. Como tudo é de uso comum, diz-se que é uma 'república'. As despesas de aluguel, de água, de luz e de alimentação tornam-se mais acessíveis, pois são rateadas entre todo", explica o professor.
Segundo Riboldi, "república" também denomina uma agremiação onde impera a desordem e a bagunça, em que todos mandam, mas ninguém obedece ou cumpre a sua parte. "É a chamada 'republiqueta', com sentido pejorativo, tanto para associação bagunçada como para um regime de Estado marcado por desordens, desmandos, confusões e falta de poder", informa.
Esta pergunta foi enviada pelo internauta Rodolfo Alves Soares. Cliqueaqui e envie já a sua.