É possível prever terremotos?
- Angela Joenck Pinto
![Especialista aponta que ainda não é possivel prever terremotos como o que atingiu o Japão Especialista aponta que ainda não é possivel prever terremotos como o que atingiu o Japão](https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/774/0/img.terra.com.br/i/2011/04/15/1853660-1350-atm14.jpg)
Após os tremores que atingiram o Japão em março de 2011, basta digitar a palavra "terremoto" em qualquer site de busca para sermos bombardeados por informações desencontradas. Muitos pesquisadores chegaram a anunciar possíveis formas de prever abalos sísmicos, mas nenhuma se confirmou. Afinal, é possível prever terremotos?
![Engenheiro durante trabalho Foto: ThisisEngineering RAEng / Unsplash](https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/201/101/smart/images.terra.com/2024/02/22/thisisengineering-raeng-wdce0t4khse-unsplash-1hroqq7ljuzhx.jpg)
Estudo aponta salário de entrada maior para engenheiro, médico e até diretores de espetáculo
![Funcionária é demitida pelo WhatsApp dias antes de começar no novo trabalho: 'Pouco profissional' Foto: Reprodução/Getty Images](https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/201/101/smart/images.terra.com/2025/02/13/gettyimages-1142511318-1if0k1xh9aag3.jpg)
Funcionária é demitida pelo WhatsApp dias antes de começar no novo trabalho: 'Pouco profissional'
![Suzanne Seixas Thorson, a Maria do Céu de 'Tieta,, uma das meninas do coronel., hoje é empresária que mora nos Estados Unidos. Foto: Reprodução, TV Globo / Purepeople](https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/201/101/smart/images.terra.com/2025/02/13/955401931-47756c2465dba2d0-1400x823-2.jpg)
Aos 57 anos, eterna 'rolinha' de 'Tieta', Suzanne Seixas mudou de profissão, vive no exterior, mas mantém ligação curiosa com o Brasil
"Essa prevenção não existe", diz o professor do Departamento de Geologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ticiano José Saraiva dos Santos. "O problema é a escala de tempo e o tamanho das áreas, que são gigantescas. Se traçarmos uma linha saindo do sul da Patagônia, subindo toda a América central, passando pela América do Norte e chegando ao Alasca, temos uma faixa grande de uma área que corresponde ao limite de uma placa tectônica. Ela está sob tensão há 20 milhões de anos, ou até mais. Você apontar um local e quantificar que lá está tendo mais esforço é impossível", explica o geólogo.
Segundo Saraiva dos Santos, o paralelo entre o tempo de estudo e o chamado "tempo geológico" também representa um empecilho. "Medir mudanças em 10 anos não é nada. O que são 10 anos em uma escala de 10 milhões de anos?", questiona.
Conforme o pesquisador, por conta das dificuldades, todos os avanços na área estão concentrados no monitoramento de terremotos, e não nas previsões. "Ao longo da falha de San Andreas, que vai bordejando o oeste dos Estados Unidos e passa por São Francisco, existem vários monitoramentos. Vi alguns trabalhos com equipamentos de GPS de alta precisão, em que eles conseguem ver deslocamentos. Os estudos têm procurado monitorar as fendas. Mas não existe previsão de um equipamento que aponte onde os tremores vão acontecer. A gente está vendo uma casquinha da superfície, mas em profundidade a coisa muda de figura", afirma o professor.
Em 2008, cientistas que trabalham na Falha de San Andreas, na Califórnia, publicaram estudos sobre um suposto método que seria capaz de detectar sutis mudanças geológicas que aconteceriam horas antes de um tremor. A pesquisa dizia que pequenas fraturas se formavam nas rochas antes de um terremoto, denotando o estresse na crosta terrestre. Utilizando poços de até 1 km de profundidade cavados no local, o equipamento usado pelos cientistas registrou ondas sísmicas antes, durante e depois de dois pequenos tremores. Mas as mudanças não se confirmaram como parte de um processo físico geral que ocorre antes de terremotos.
Outro estudo bastante criticado pela comunidade científica é o método "VAN", batizado com as iniciais dos sobrenomes de seus inventores, os físicos Panayotis Varotsos, Caesar Alexopoulos e Kostas Nomikos, da Universidade de Atenas. Para os teóricos, certos minerais emitem sinais elétricos característicos quando estão sob tensão. Estes sinais seriam detectados por estações de medição, que consistem em um par de eletrodos colocado embaixo da superfície, amplificadores e filtros. Novamente, os resultados não foram conclusivos.
Tsunamis
O professor da Unicamp explica que tsunamis causados como consequência de terremotos podem ser previstos de forma rápida e eficiente com a ajuda dos sismógrafos. "Isso sim. Você teve o terremoto, e consegue rapidamente definir o epicentro deste tremor, que é a projeção dele na superfície. Com esta intensidade você consegue fazer a modelagem com que essa onda vai sair, verificar a sua velocidade e checar em quanto tempo ela vai atingir vários locais", diz o geólogo.
O próprio terremoto de 8,9 pontos na Escala Richter que atingiu o Japão em 11 de março foi registrado a poucos quilômetros do campus da Unicamp, onde está instalado um sismógrafo horizontal amador. Além do sismo principal, outros 60 terremotos sequenciais, de menor magnitude - abaixo de 6 pontos - foram registrados por sismógrafos no Brasil.
Nos últimos três anos, o mesmo sismógrafo da Unicamp registrou centenas de eventos, de variadas magnitudes. O primeiro foi um tremor de 5,2 pontos ocorrido no Atlântico Sul, em abril de 2008, e que foi sentido nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
"Tremores acontecem o tempo todo e a gente nem sabe, porque eles são de baixa intensidade. Já aconteceram no Ceará, no Mato Grosso e até no Acre, onde eles são muito profundos, porque a placa da África tenta entrar por baixo da Sul Americana. Não tem muito efeito na gente", diz Saraiva dos Santos. "Todas as placas estão sob compressão, mas onde que vai quebrar? Ninguém sabe. É muito complicado", afirma.
Saiba mais:
O observatório sismológico da UnB mostra a lista completa dos últimos tremores que aconteceram no Brasil.
O Serviço de Monitoramento Geológico do governo americano disponibiliza informações ao vivo sobre todos os terremotos do mundo.
-
Repórteres da agência Associated Press em Tóquio se abrigam debaixo de uma mesa ao sentirem tremorFoto: AP
-
Passageiros caminham sobre trilhos do "shinkansen", o trem-bala japonêsFoto: AP
-
Funcionários deixam escritórios e observam o entorno de edifícios no distrito de ShiodomeFoto: AP
-
Funcionárias se reúnem na entrada do hotel em Tóquio após terremotoFoto: AP
-
Edifício fica em chamas em Tóquio, após o terremotoFoto: Reuters
-
Multidão se reúne na rua do distrito financeiro de TóquioFoto: Reuters
-
Pessoas reagem à queda do teto em uma livraria em SendaiFoto: AP
-
Água invade cidades nesta sexta-feira após o terremotoFoto: AP
-
Ambulâncias se reúnem próximo a Kaikan Kudan, onde o teto de uma escola desabouFoto: AFP
-
Fumaça preta sai de um prédio em chamas em TóquioFoto: AP
-
Louças se partem por conta dos tremoresFoto: AFP
-
Mãe e filho acompanham movimentação em uma rua de TóquioFoto: AP
-
Muro desaba em Tóquio após tremoresFoto: EFE
-
Equipes de resgate se preparam para atender vítimasFoto: Reuters
-
Primeiro Ministro do Japão, Naoto Kan, reage ao sentir o terremoto, enquanto participava de uma reunião na Câmara Alta do Parlamento, em TóquioFoto: Reuters
-
Refinaria em chamas, na cidade de Chiba, em IshiharaFoto: AFP
-
Veículos são esmagados por uma parede em um estacionamento na cidade de Mito, na prefeitura de IbarakiFoto: AFP
-
Refinaria em Ichihara fica em chamas com terremotoFoto: AP
-
11 de março - Casas ficaram destruidas após fortes ondas provocadas pelo terremoto de 8,9 grausFoto: AP
-
11 de março - Homem anda em rua inundada após tsunami em Iwaki, JapãoFoto: AP
-
11 de março - Caminhão fica preso em uma estrada danificada pelo terremotoFoto: AP
-
11 de março - Carros e outros detritos arrastados pelas ondas do tsunami são vistos em Kesennuma na Província de Miyagi, no norte do JapãoFoto: AP
-
11 de março - Pequenos incêndios foram registrados em SendaiFoto: AP
-
11 de março - Longas filas se formam em um terminal de ônibus próximo à estação ferroviária de Yokohama. Após o terremoto, os serviços de trem e ônibus foram suspensos no sudoeste de TóquioFoto: AP
-
11 de março - Aviões e carros foram varridos pelo tsunami que atingiu o aeroporto de Sendai, no norte do JapãoFoto: AP
-
11 de março - Tsunami provocou redemoinhos perto de um porto em Oarai, no Estado de IbarakiFoto: AP
-
11 de março - Equipes de resgate chegam ao Kudan Kaikan, em Tóquio, onde um teto desabou ferindo pessoasFoto: AP
-
11 de março - Pessoas esperam a normalização dos serviços de transporte em estação de TóquioFoto: AFP
-
11 de março - Tsunami varre a região costeira de Iwanuma, na prefeitura de Miyagi, no nordeste do JapãoFoto: Reuters
-
11 de março - Tsunami se aproxima da costa em Natori, cidade localizada no nordeste do JapãoFoto: Reuters
-
11 de março - Casas pegam fogo em Natori, no Estado de MiyagiFoto: AP
-
11 de março - Prédio próximo ao aeroporto de Sendai pega fogoFoto: AP
-
11 de março - Província de Chiba, próximo a Tóquio, registra explosões por causa de gás natural após terremotoFoto: Reuters
-
11 de março - Barcos são arrastados por uma onda na cidade de AsahikawaFoto: Reuters
-
11 de março - Tsunami se aproxima da costa de Natori City, no nordeste do JapãoFoto: Reuters
-
11 de março - Após tsunami, armazém e carros são levados pela água em Kesennuma, MiyagiFoto: AP
-
11 de março - Prateleiras de supermercado em Honolulu, Havaí, ficam vazias. Cidade se prepara para um possível tsunamiFoto: AFP
-
11 de março - Ruas ficam inundadas após um tsunami e terremoto na cidade Yamamoto, em MiyagiFoto: Reuters
-
11 de março - Barcos de pesca ficam encalhados na costa da cidade de Oarai, após serem arrastados pela águaFoto: AP
-
11 de março - O tsunami arrastou barcos e construções e invadiu o aeroporto de SendaiFoto: Reuters
-
11 de março - Água invade e varre o aeroporto de Sendai, depois que um terremoto provocou ondas gigantesFoto: Reuters
-
11 de março - Incêndio atinge o aeroporto de Sendai, que foi atingido pelo tsunami, no nordeste do JapãoFoto: Reuters
-
11 de março - Trabalhadores de uma fábrica de cerveja em Sendai se refugiam no topo de prédios depois que contêineres foram derrubadosFoto: Reuters
-
11 de março - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fala em Nova York sobre o terremoto que atingiu o JapãoFoto: AP
-
11 de março - Com apagão, pessoas procuram refúgio em prédiosFoto: AP
-
11 de março - O americano Mark Fontes segura sua prancha enquanto espera pelas grandes ondas na península de Balboa, na CalifórniaFoto: AP
-
11 de março - Na fronteira entre os Estados Unidos e o México, homem observa as ondas no mar, em TijuanaFoto: Reuters
-
11 de março - Dois homens observam as ondas durante o alerta de tsunami, em São Francisco, na CalifórniaFoto: AP
-
11 de março - Pescadores de Mazatlán, no México, removem seus barcos do mar devido ao alerta na costa do PacíficoFoto: EFE
-
11 de março - Na Indonésia, moradores aguardam fora de suas casas, em Manado, onde houve alerta de tsunamiFoto: AP
-
11 de março - Filipinos se refugiam em um ginásio de Albay durante o alerta de tsunami nas FilipinasFoto: EFE
-
11 de março - O diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas, Renato Solidum, aponta para mapa indicando o local do terremotoFoto: AP
-
11 de março - A praia de Waikiki, no Havaí, é evacuada após o alerta de ondas gigantesFoto: AFP
-
11 de março - Mulher observa as ondas na praia de Waikiki, em Honolulu, no Havaí, que entrou em alerta para o risco de tsunamiFoto: AFP
-
11 de março - Marinheiros dão instruções a turistas após o governo emitir um alerta preventivo no ChileFoto: AFP
-
11 de março - Oficiais da Marinha chilena discutem medidas de prevenção para a chegada das ondas, na baía de ValparaisoFoto: AFP
-
11 de março - No Chile, pescadores recolhem seus barcos diante do alerta de ondas gigantes, em TalcahuanoFoto: AFP
-
11 de março - O presidente do Equador, Rafael Correa, anuncia a evacuação das ilhas Galápagos e da costa equatoriana devido ao alerta de tsunamiFoto: Reuters
-
11 de março - Maior terremoto em 40 anos, o tremor também provocou explosões e incêndios em cidades como IwakiFoto: Reuters
-
11 de março - Exaustos, passageiros dormem em saguão enquanto aguardam por voos atrasados no aeroporto de Haneda, em TóquioFoto: Reuters
-
11 de março - Barack Obama concede entrevista em Washington e afirma que reza pelo povo japonês atingido pelo tsunamiFoto: AFP
-
11 de março - O chefe do Instituto de Defesa Civil do Peru, Luis Palomino, concede entrevista à imprensa e diz que o país tem apenas alerta preventivoFoto: Agência Andina/Terra Peru / Reprodução
-
11 de março - Barco é virado pela água em Crescent City, na Califórnia, depois que a água baixouFoto: AP
-
11 de março - Homem surfa próximo à Golden Gate Bridge, em São Francisco, nos EUA, apesar do alerta de tsunamiFoto: AP
-
11 de março - P=Nos EUA, painel alerta para o risco de tsunami na autoestrada 17, que vai para Santa Cruz, na CalifórniaFoto: AP
-
11 de março - Menina e sua mãe dormem em abrigo público, em Tóquio, após ficarem impedidas de voltar para casaFoto: Reuters
-
11 de março - Mulheres usam cobertor térmico em um abrigo em Tóquio, aberto para pessoas que não puderam voltar para casaFoto: AP
-
11 de março - Japoneses lotam salão do Fórum Internacional de Tóquio, que foi transformado em abrigoFoto: Reuters
-
11 de março - Mulher e sua filha aguardam na rua, em Tóquio, enquanto os transportes foram fechadosFoto: AP
-
11 de março - Turistas observam o pôr-do-sol no Pacífico, na praia de Waikiki, no HavaíFoto: AP
-
11 de março - Banhistas tomam sol em área privada em Waikiki, no Havaí, depois da chegada das ondasFoto: AP
-
11 de março - Após tsunami, arco-íris colore o céu de Honolulu, no HavaíFoto: AP
-
11 de março - Homem se enterra na areia da praia de Agua Dulce, no Peru, mesmo com alerta de tsunamiFoto: Reuters
-
12 de março - Em imagem de vídeo, carros amanhecem em chamas próximo a complexo de energia nuclear, em TokaimuraFoto: AP
-
12 de março - Sobreviventes observam o cenário de destruição deixado pelo tsunami no amanhecer em MiyagiFoto: Reuters
-
12 de março - Destruição e desolação são marcas do dia posterior ao terremoto seguido de tsunami em FukushimaFoto: Reuters
-
12 de março - Casas e torres de transmissão arrastadas por onda violenta são vistas perto de rio em FukushimaFoto: AP
-
12 de março - Imagem sem de arquivo mostra a usina nuclear Tokyio Eletric Power, em Fukushima Daiichi; a radiação aumentou quatro mil vezes no local após o tsunamiFoto: EFE
-
12 de fevereiro - Pessoas esperam para ser resgatadas em topo de prédio em KesennumaFoto: Reuters
-
12 de março - As capas dos principais jornais da Índia mostram a tragédia no JapãoFoto: AFP
-
12 de março - Família olha para os estragos causados pelo tsunami após o terremoto de 8,9 graus que atingiu o Japão na sexta-feiraFoto: AFP
-
12 de março - Casal olha para os estragos causados pelo terremoto em sua casa em MinamisomaFoto: AFP
-
12 de março - Imagem feita por uma rede de TV mostra a fumaça deixada com a explosão em uma usina nuclear de Fukushima após o terremotoFoto: AP
-
12 de março - Moradores Fukushima olham para as casas e carros destruídos com a tragédia que abalou o paísFoto: AFP
-
12 de março - Idosa caminha entre os entulhos deixados pelo tsunami que atingiu a costa japonesaFoto: AFP
-
12 de março - Bombeiros tentam apagar incêndio ápós terremoto na cidade de NatoriFoto: AFP
-
12 de março - Moradores caminham em direção a um abrigo na estrada tomada pela lama e entulhos em NatoriFoto: AFP
-
12 de março - Soldado carrega uma senhora de idade para um abrigo na cidade de KesennumaFoto: AFP
-
12 de março - Fogo em residências deixa cidade de Kesennuma coberta por fumaçaFoto: AP
-
12 de março - Carro ficou posicionado 'em pé' em rua destruída pelo tsunami no JapãoFoto: AP
-
12 de março - Homem anda com sua bicicleta em meio aos escombros um dia depois do terremoto que atingiu a cidade de MiyakoFoto: AP
-
Trem ficou totalmente destruído após ser arrastado pelo tsunami na cidade japonesa de ShinchiFoto: AP
-
12 de março - Onda gigantesca arrastou aviões para dentro das residências no JapãoFoto: AP
-
12 de março - Imagem de uma rede de TV japonese mostra fumaça deixada por explosão em usina nuclearFoto: AP
-
12 de março - Após o terremoto, fogo tomou conta de complexo industrial na cidade de SendaiFoto: AP
-
12 de março - Embarcações foram arrastadas durante o tsunami na cidade de Aomori, no norte do JapãoFoto: Reuters
-
12 de março - Moradores deixam casas em botes após avenida ser tomada pela água na cidade de IshinomakiFoto: AFP
-
12 de março - Menino lê as notícias sobre o terremoto que devastou o país em um abrigo na cidade de MinamisomaFoto: AFP
-
12 de março - Policiais fazem ronda no entorno da usina nuclear Fukushima Daiichi com máscaras após explosão e risco de contaminação no localFoto: Reuters
-
Especialistas em resgate da Alemanha embarcam em missão de ajuda ao JapãoFoto: AFP
-
12 de março - Um vazamento de óleo é visto em uma refinaria de Shiogama após o terremotoFoto: Reuters
-
12 de março - Centenas de carros foram arrastados pela onda gigante do tsunami que atingiu a região costeira do paísFoto: AP
-
12 de março - Com velas e faixa, indianos demonstram solidariedade com as vítimas do terremoto no JapãoFoto: AFP
-
12 de março - Helicóptero das forças de resgate trabalham nas buscas de sobreviventes em MinamisanrikuFoto: Reuters
-
12 de março - Morador caminha em meio à lama e destroços de carros, barcos e casasFoto: Reuters
-
12 de março - Soldados japoneses resgatam corpo em local devastado pelo terremotoFoto: AFP
-
12 de março - Moradores olham para os efeitos da onda gigante que atingiu a região, cobrindo ruas de lama e destruiçãoFoto: AFP
-
12 de março - Soldados caminham em busca de sobreviventes da tragédia que abalou o mundoFoto: AFP
-
12 de março - Família olha para o que sobrou do lugar onde vivia na província de FukushimaFoto: AFP
-
12 de março - A força da onda gigante arrasta navio para o meio de avenidaFoto: Reuters
-
12 de março - Moradores tentam atravessar área completamente destruída pela força do tsunamiFoto: AFP
-
11 de abril - Em imagem aérea, o aeroporto de Sendai, que foi alagado pelo tsunami, continua inundado um mês depoisFoto: Reuters
-
11 de abril - Cinegrafista filma parte de uma rodovia que foi destruída por um novo terremoto, de 7 graus de magnitude, em IwakiFoto: AP
-
11 de abril - Usando roupas de proteção, policial passa pelo telhado de uma casa destruída enquanto faz buscas, em MinamisomaFoto: Reuters
-
11 de abril - Um mês após o terremoto seguido de tsunami, soldados fazem um minuto de silêncio, em Ishinomaki, em MiyagiFoto: AFP
-
11 de abril - Monges budistas, policiais e bombeiros se reúnem em meio à destruição de Natori para ficar em silêncio por um minuto e lembrar das vítimas da tragédiaFoto: AP
-
11 de abril - Letreiro exibe mensagem que, em japonês, significa "Vamos seguir em frente, Japão", na Tokyo Tower, em TóquioFoto: AP
-
12 de abril - O terremoto que teve epicentro na província de Fukushima causou um deslizamento que bloqueou uma estrada da regiãoFoto: / Reuters
-
13 de abril - O aeroporto da cidade de Sendai, no nordeste japonês, reabriu parcialmente suas pistas para voos nacionais nesta quarta-feira, pouco mais de um mês depois de ser arrasado pelo grande terremoto e o tsunami que devastaram a regiãoFoto: AFP
-
13 de abril - Bombeiros medem seus níveis de radiação, em Katsurao, cidade localizada dentro do raio de 20 km em volta da usina de FukushimaFoto: AP
-
13 de abril - Uma vaca morreu em uma propriedade cujos donos foram obrigados a fugir da radiação, em Minami SomaFoto: AP
-
13 de abril - Em Minami Soma, cidade evacuada pelo risco de radiação, homem dá comida para cachorro abandonadoFoto: AP
-
13 de abril - O presidente da Tepco, Masataka Shimizu, concede entrevista com outros executivos da empresa responsável pela usina de Fukushima, em TóquioFoto: Reuters
-
13 de abril - Operários trabalham na usina nuclear de Fukushima para evitar a propagação da radiaçãoFoto: EFE
-
13 de abril - Funcionários da usina de Fukushima fazem o resfriamento dos reatores e drenam água radioativa, em OkumaFoto: EFE
-
14 de abril - Barcos atracam no porto de Onagawa, cidade que foi atingida pelo tsunami de 11 de marçoFoto: AFP
-
14 de abril - Soldados japoneses retiram objetos para facilitar as buscas por vítimas, em OnagawaFoto: AFP
-
14 de abril - Em meio aos destroços, monge budista reza pelas vítimas do tsunami, em Onagawa, na província de MiyagiFoto: AFP
-
Catamarã foi parar em cima de um prédio de dois andares na cidade de Otsuchi, após o tsunami que atingiu o país no dia 11 de marçoFoto: AFP
-
21 de março - Casas se tornaram um amontoado de destroços em NatoriFoto: AP
-
21 de março - Militares japoneses buscam vítimas da tragédia em NatoriFoto: AP
-
21 de março - Prédio onde funcionava um clínica, em Rikuzentakata, foi completamente destruídoFoto: Reuters
-
21 de março - Em Rikuzentakata, um piano apareceu na água depois do tsunamiFoto: Reuters
-
21 de março - Trabalhadores reparam via férrea danificada pelo terremoto em Hitachinaka, na província de IbarakiFoto: AP
-
21 de março - Equipe de resgate trabalha na área de Sendai, uma das mais devastadas no dia 11 de marçoFoto: Kyodo News / AP
-
21 de março - Mulher sobrevivente do tsunami descansa em área devastada de Ishinomaki, no norte do JapãoFoto: Kyodo News / AP
-
21 de março - A Autoridade da Segurança Nuclear francesa (ASN) informou que as emissões radioativas da usina nuclear de Fukushima continuam e que o Japão deverá conter seus efeitos durante "dezenas de anos"Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Militares e civis participam da operação de ajuda ao JapãoFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - japoneses possuem mapas de diversos locais, já que o terremoto e o tsunami atingiu uma grande área do paísFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - As informações são colocadas em painéis nas paredesFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Os jornalistas e pessoas "estranhas" não podem entrar nestas salas de controleFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Sala de imprensa para os jornalistas improvisada no prédio da Receita Federal do JapãoFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Mais de cem jornalistas se espremem na improvisada sala de imprensaFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - celular, notebool, câmera fotográfica e alimentação não podem faltar na sala de imprensaFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - câmera de fotos pendurada no quadro de avisosFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - com tantas pessoas, os fios são ligados de qualquer jeito e ficam espalhados pelo chãoFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Jornalistas vão em busca de informaçõesFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Com a bagunça, celular acaba em lugares inusitados, como em cima de uma garrafa térmicaFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Jornalistas de inúmeros países estão no Japão para fazer a coberturaFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Com o problema de radiação, jornalistas também usam máscaras de proteçãoFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Detalhe das garrafas de água na mesa das salasFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Emissoras japonesas fazem entradas ao vivo destas salas de imprensaFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Com problemas de espaço, jornalistas têm dificuldades de trabalhoFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Câmeras e fios espalhados pelo chãoFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Jornalista da NHK, principal emissora japonesaFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Voluntários recebem instruções na prefeituraFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Enquanto se trabalha para controlar a situação na central de Fukushima, o governo proibiu a distribuição de leite e espinafre procedentes dessa província e de algumas regiões vizinhas após ser detectada contaminação por radiaçãoFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - voluntário olha um dos muitos avisos espalhados nas paredesFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Homem fala ao telefone na prefeitura de FukushimaFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Homem olha um dos mapas das paredesFoto: Ricardo Matsukawa / Terra
-
21 de março - Médicos tratam idosos atingidos pelo terremoto, seguido de tsunami, em clínica improvisada num hotel, em Kamogawa, perto de TóquioFoto: AP
-
21 de março - Vagão de trem arrastado durante o tsunami é visto sobre lápides em cemitério de OnagawaFoto: AP
-
21 de março - Homem passa por rua atingida pela onda gigante em Kesennuma, na província de Miyagi, uma das cidades mais destruídas pela catástrofeFoto: AFP
-
21 de março - Após 10 dias da catástrofe, a cidade de Oshima (província de Miyagi) ainda evidencia a fúria da naturezaFoto: AFP
-
22 de março - Mulheres carregam balde com água retirada de um rio para lavar roupa na cidade de Minamisanriku, ao norte do paísFoto: AP
-
22 de março - Soldados participam de cerimônia durante o enterro de uma vítima do tsunami que atingiu o país depois do terremoto do dia 11 de março, na cidade de Higashimatsushima, província de MiyagiFoto: AP
-
22 de março - Moradores levam pertences recuperados em meio aos destroços, na cidade de Kamaishi, em IwateFoto: AP
-
22 de março - Mulher observa a destruição em uma área residencial de Kesennuma, na província de MiyagiFoto: Reuters
-
22 de março - Carregando uma tábua, homem e cachorro andam em meio à destruição que o tsunami deixou, em KesennumaFoto: Reuters
-
22 de março - Homem caminha com seu cão em rua aberta entre os destroços arrastados pelo tsunami, em KesennumaFoto: Reuters
-
22 de março - A médica Keiko Yamada examina um cachorro para verificar sinais de radiação, em YonezawaFoto: Reuters
-
22 de março - Moradores observam barco que foi arrastado e ficou preso em cima de um prédio, em OtsuchiFoto: AP
-
22 de março - Em Onagawa, na província de Miyagi, um navio foi arrastado e ficou atravessado em uma ruaFoto: AP
-
22 de março - Destroços de construções e carros foram arrastados pelo tsunami e ficaram sobre ponte, em IshinomakiFoto: AP
-
22 de março - Com roupas especiais, funcionários da usina de Fukushima Daiichi trabalham para resfriar o reator 4Foto: AP
-
23 de março - Soldados americanos limpam o deck para remover a radiação do porta-aviões Ronald Reagan, na costa japonesaFoto: AP
-
23 de março - Japonês descarta leite em um buraco aberto num campo de milho na província de Fukushima. O governo proibiu o comércio de leite e verduras provenientes da região, por causa dos altos índices de radiação encontrados depois do acidente na usina nuclear na mesma provínciaFoto: AP
-
23 de março - Vice-presidente da operadora da usina de Fukushima, Norio Tsuzumi (ao centro), ao lado de funcionários da Tepco, pede desculpas a japoneses que foram evacuados e estão em um abrigo em Koriyama, 60 km a oeste da central nuclearFoto: AFP
-
23 de março - Montagem com fotos providenciadas nesta quarta-feira pela empresa japonesa NEXCO East mostra uma rua destruída pelo terremoto do dia 11 na cidade de Naka, na província de Ibaraki, acima, e a mesma via, que liga a província com a capital Tóquio, restaurada depois de seis dias (abaixo)Foto: AP
-
23 de março - Dias após o tsunami ainda é possível encontrar álbuns de família em meio aos destroços na cidade de RikuzentakataFoto: AP
-
23 de março - Homens caminham em meio à destruição causada pelo tsunami na cidade de RikuzentakataFoto: AP
-
23 de março - Gaivotas sobrevoam as ruínas de casas na cidade de Rikuzentakata, na província de IwateFoto: AP
-
24 de março - Mulher lava roupa em rio na cidade de Miyako, no nordeste do paísFoto: AP
-
24 de março - Veículos fazem longa fila em posto de gasolina que voltou a funcionar na cidade de Minamisanriku, no nordeste do paísFoto: AP
-
24 de março - Uma criança segura uma garrafa de água mineral distribuída em uma creche em Tóquio. O governo pediu para que pais não deem água de torneira para bebês e criançasFoto: Reuters
-
24 de março - Moradores de um centro de evacuação realizam exercícios de alongamento em Yamagata, norte do JapãoFoto: AP
-
24 de março - Bebê é examinado para testar seu nível de contaminação pela radiação, em FukushimaFoto: AP
-
24 de março - Homem anda em uma rua para onde barcos foram arrastados pelo tsunami, em Ishinomaki, na província de IwateFoto: AP
-
24 de março - Mulher pendura roupas que encontrou no meio dos destroços, em OtsuchiFoto: AFP
-
24 de março - Treze dias após o tsunami, o navio cruzeiro continua preso em cima de um prédio, em OtsuchiFoto: AFP
-
24 de março - Mergulhadores entram na água para procurar por vítimas do tsunami, em IshinomakiFoto: AFP
-
24 de março - Trabalhadores limpam rodovia onde destroços se acumularam, em Otsuchi, província de IwateFoto: AFP
-
25 de março - Carros arrastados pelo tsunami são vistos empilhados na cidade de WatariFoto: AP
-
25 de março - Protegida por botas, luvas e máscara, mulher caminha entre os destroços deixados pelo terremoto em YamadaFoto: AFP
-
25 de março - Duas semanas após tremor, barco de pesca ainda é visto em meio a escobros em KesennumaFoto: AFP
-
25 de março - Navio da Defesa japonesa reboca embarcação americana que recolhe água para resfriar reatores de FukushimaFoto: Reuters
-
25 de março - Funcionários que tiveram contato com água contaminada por radiação são escoltados por colegas ao hospital de FukushimaFoto: AP
-
5 de abril - Mãe e filho caminham em região devastada na cidade de Miyako, província de IwateFoto: Reuters
-
5 de abril - Em imagem aérea, as ruas e estradas da cidade de Rikuzentakata, que foram devastadas pelo tsunamiFoto: AP
-
5 de abril - Crianças brincam enquanto seus pais buscam o corpo da avó, que está desaparecida desde o tsunami, em OtsuchiFoto: EFE
-
5 de abril - Vários moradores deixam a cidade de Ishinomaki por rodovia danificada pelo tsunamiFoto: AP
-
5 de abril - Militares japoneses fazem buscas por desaparecidos no destruído porto de Ishinomaki, em MiyagiFoto: AP
-
5 de abril - Bombeiros usam barco para fazer buscas por desaparecidos no mar, em RikuzentakataFoto: AP
-
5 de abril - Casa foi arrastada para o mar e continua parcialmente submersa, em Onagawa, na província de MiyagiFoto: AFP
-
5 de abril - Equipes trabalham em área devastada pelo tsunami, onde todas as construções foram derrubadas, em Otsuchi, IwateFoto: EFE
-
6 de abril - Crianças assistem a uma cerimónia durante seu primeiro dia de aula na escola primária Shimizu. Mais de 70 escolas começaram as aulas regulares nesta quarta-feira na cidade de Fukushima, após o terramoto e tsunami que atingiu o país em 11 de marçoFoto: Reuters
-
6 de abri - Desabrigados após a passagem do tsunami reverenciam o príncipe Naruhito e a princesa Masako durante visita do casal real a um abrigo na localidade de ChofuFoto: AFP
-
6 de abril - Garoto que sobreviveu ao tsunami brinca nas proximidades de um carro arrastado pela onda gigante em IshinomakiFoto: AFP
-
7 de abril - Japonesa procura nome em lista de desaparecidos disponível na prefeitura de Kesennuma; ainda há 15 mil desaparecidos em função tsunami do dia 11 de marçoFoto: AP
-
7 de abril - Policiais usam roupas especiais enquanto procuram por vítimas, em Minami Soma, região evacuada por causa da radiaçãoFoto: AP
-
7 de abril - Homem mexe no telefone em frente a listas de pessoas que continuam desaparecidas, em KesennumaFoto: AP
-
9 de abril - As imagens divulgada neste sábado pela Tokyo Electric Power Co. também mostram a usina de Fukushima momentos antes do tsunami atingir o Japão em 11 março de 2011Foto: Reuters
-
9 de abril - Imagens divulgadas neste sábado pela Tokyo Electric Power Co., empresa que administra a usina nuclear de Fukushima, mostram a usina momentos depois do tsunami atingir a estrutura em 11 março de 2011Foto: Reuters
-
15 de março - Pessoas retiram móveis e pertences de casa destruída, em Kesennuma, na província de MiyagiFoto: AP
-
15 de março - Quatro dias após o desastre, equipes buscam por vítimas do terremoto seguido de tsunamiFoto: AP
-
15 de março - Cão farejador de uma equipe de resgatistas enviados dos EUA é utilizado nas buscas, em OfunatoFoto: AP
-
15 de março - Integrante de uma equipe de resgate americana guia cão farejador entre os escombrosFoto: AP
-
15 de março - Resgatista de uma equipe britânica procura por vítimas nos destroços, em Ofunato, em IwateFoto: AP
-
15 de março - Dirigível sobrevoa Paris para coletar dados sobre a radioatividade na capital francesaFoto: AP
-
15 de março - Bombeiros trabalham sob chuva para buscar vítimas, em Kesennuma, na província de MiyagiFoto: AP
-
15 de março - Resgatistas britânicos procuram por vítimas embaixo do telhado de uma casa, que se desprendeu, em OfunatoFoto: AP
-
15 de março - Caminhão fica pendurado em uma ponte que quebrou durante o terremoto, em IshinomakiFoto: AP
-
15 de março - Um barco foi arrastado pela água e ficou atravessado no meio da cidade de HachinoheFoto: EFE
-
15 de março - Idoso é resgatado de sua casa por militares quatro dias após o terremoto, em HachinoheFoto: EFE
-
15 de março - Militares das forças de segurança japonesas buscam por vítimas em Ofunato, em IwateFoto: AP
-
15 de março - Agentes medem o nível de radiação de um bebê, em Nihonmatsu, na província de FukushimaFoto: AP
-
15 de março - Entre construções destruídas e um navio que foi arrastado, homens fazem buscas na cidade de OfunatoFoto: AP
-
15 de março - Militares caminham em meio à destruição que o terremoto e o tsunami provocaram em OfunatoFoto: AP
-
15 de março - Casa que foi arrastada pelo tsunami flutua nas águas de um rio, na cidade de KesennumaFoto: Reuters
-
15 de março - Soldados carregam corpo de uma vítima enquanto outros se preparam para retirar outros dos destroços, em KesennumaFoto: Reuters
-
15 de março - De bicicleta, homem passa por rua devastada pelo terremoto seguido de tsunami, em RikuzentakataFoto: Reuters
-
15 de março - Japoneses compram alimentos de um supermercado onde as prateleiras ficaram quase vazias, em TóquioFoto: Reuters
-
15 de março - Equipes procuram por mortos e sobreviventes em meio à destruição em MinamisanrikuFoto: AFP
-
15 de março - Corpo de vítima é encontrado em uma casa e aguarda para ser removido, em MinamisanrikuFoto: AP
-
15 de março - Mulher carrega menina por rua que foi tomada pelos destroços de construções, em OfunatoFoto: AP
-
15 de março - Fujiko Chiba, uma idosa que estava isolada há cinco dias em um abrigo de emergência, é resgatada, em IshinomakiFoto: AP
-
15 de março - Mulheres choram após receber a notícia da morte de familiares em um centro de refugiados em KesennumaFoto: AP
-
15 de março - Veículos passam por ruínas na cidade de Minamisanriku, no nordeste do JapãoFoto: AP
-
15 de março - Sobreviventes do terremoto se reencontram em Yamada, no norte do JapãoFoto: AP
-
15 de março - Sobreviventes do tsunami cozinham em ambiente improvisado no meio da destruição em Ishinomaki, na província de MiyagiFoto: AP
-
15 de março - Sobrevivente do tsunami, porco procura por comida no meio da destruição provocada pela onda que atingiu a cidade de IwanumaFoto: AP
-
15 de março - Força do tsunami foi tamanha que deixou uma casa de cabeça para baixo após o mar recuar em Ofunato, na província de IwateFoto: Reuters
-
15 de março - Embarcação arrastada pela onda gerada no terremoto é vista no local onde anteriormente se encontravam residências em Ofunato (Iwate)Foto: Reuters
-
15 de março - Policiais carregam corpo de vítima que morreu afogada durante a passagem do tsunami em SendaiFoto: AP
-
15 de março - Voluntários descarregam alimentos enviados pela comunidade internacional para auxiliar os sobreviventes do terremoto no norte do paísFoto: EFE
-
15 de março - Idosos desabrigados aguardam por doações em abrigo improvisado na cidade de Otsuchi, em IwateFoto: Reuters
-
15 de março - Equipes de resgate atuam nas buscas por corpos e desaparecidos em OtsuchiFoto: Reuters
-
15 de março - Japoneses retiram de helicóptero alimentos e água doados pelos Estados UnidosFoto: EFE
-
15 de março - Comunidade internacional está empenhada em ajudar o Japão no atendimento aos desabrigados e nas buscas por desaparecidosFoto: EFE
-
16 de março - Imagem da TV NHK mostra a cortina de fumaça que cobre a usina nuclear de Fukushima. Uma núvem de fumaça podia ser vista na manhã desta quarta-feira (hora local) sobre a central nuclear, onde quatro reatores sofreram incidentes graves desde o terremoto de sexta passadaFoto: AFP
-
16 de março - Moradores enfrentam a neve e voltam ao local onde moravam para procurar por objetos pessoais em SendaiFoto: AP
-
16 de março - Neve cai em fábrica devastada pelo terremoto e tsunami que atingiu SendaiFoto: Reuters
-
16 de março - Senhora de 68 anos procura por sobrinho em meio aos escombros na cidade de Otsuchi, província de IwateFoto: AP
-
16 de março - Casa foi arrastada até uma estrada de KesennumaFoto: AFP
-
16 de março - Em Kesennuma, embarcação arrastada pela água tomou o lugar de casas e prédiosFoto: AFP
-
16 de março - Bombeiros buscam vítimas deixadas pelo terremoto seguido de tsunami em Miyako, na Prefeitura de IwateFoto: AFP
-
16 de março - Soldados japoneses precisam enfrentar a neve para procurar desaparecidos em MiyakoFoto: AFP
-
16 de março - Imagem de satélite da usina nuclear de Fukushima, que sofreu danos nas unidades 1,3 e 4 após o terremotoFoto: AP
-
16 de março - Equipe de resgate percorre uma estrada de Minamisanriku, uma das regiões devastadas pelo tsunami do dia 11Foto: Reuters
-
16 de março - Equipe médica examina mulher supostamente exposta à radiação depois que uma área de 20 km em torno da usina de Fukushima foi evacuadaFoto: Reuters
-
16 de março - Pessoas obrigadas a deixar as imediações da usina nuclear de Fukushima são submetidas a exames de radioatividadeFoto: AFP
-
16 de março - População faz fila à espera de exame. As notícias sobre os danos na usina deixaram os moradores da região em pânicoFoto: AP
-
16 de março - Multidão lota terminal de ônibus em Sendai. Muitos tentam deixar uma das regiões mais atingidas pelo terremotoFoto: AFP
-
16 de março - Tranquilo, cão passa por exame para identificar possível contaminação radioativaFoto: AP
-
16 de março - Família circula entre os escombros deixados pelo terremoto em MinamisanrikuFoto: Reuters
-
16 de março - Em Ofunato, além da devastação causada pelo tremor, população precisa enfrentar a neveFoto: AP
-
16 de março - Carros e avião cercados de destroços em IwanumaFoto: AP
-
16 de março - Carro ficou preso sob navio em KesennumaFoto: AFP
-
16 de março - Embarcação de pesca foi arrastada para uma estrada pelo tsunamiFoto: AFP
-
16 de março - Bombeiros fazem buscas por vítimas em prédio parcialmente destruído, em MinamisanrikuFoto: AP
-
16 de março - Cargueiro foi arrastado para o porto de Kamaishi durante a passagem do tsunamiFoto: AFP
-
16 de março - Navios arrastados pelo tsunami foram parar entre casas destruídas, em KesennumaFoto: AP
-
16 de março - Desabrigados carregam potes com sopa distribuída em um abrigo, em MinamisanrikuFoto: AP
-
16 de março - Carro ficou em meio aos destroços de casas depois do terremoto seguido de tsunami, em KamaishiFoto: AFP
-
16 de março - Carros e pedaços de casas flutuam no mar, perto do porto de KamaishiFoto: AP
-
16 de março - Bombeiro americano carrega cão farejador para evitar que ele se machuque nas ruínas de um mercado, em OfunatoFoto: AFP
-
16 de março - Equipe de resgate da Virgínia, nos EUA, entra em prédio para procurar por vítimas, em OfunatoFoto: AFP
-
16 de março - Yoshie Murakami chora ao ver o corpo de sua mãe, que morreu soterrada em RikuzentakataFoto: AP
-
16 de março - Membros da equipe britânica de ajuda chega a uma rua de Kamaishi para buscar por vítimasFoto: AP
-
16 de março - Operário orienta o trânsito em frente às ruínas de prédios, em KesennumaFoto: AP
-
16 de março - Homem segura seu cão enquanto aguarda para passar por exame de radioatividade, em KoriyamaFoto: AP
-
16 de março - Homem anda em meio ao rastro de destruição deixado pelo tsunami que varreu MinamisanrikuFoto: Reuters
-
16 de março - Na cidade de Kamaishi, província de Iwate, soldados andam em rua coberta por destroçosFoto: Reuters
-
16 de março - Militares japoneses caminham entre ruínas de um bairro que foi destruído, em OtsuchiFoto: Reuters
-
17 de março - Helicópteros das Forças de Autodefesa do Japão sobrevoam a usina nuclear de Fukushima. Eles lançaram água no reator número 3 nesta quinta-feira (hora local) para esfriar as barras de combustível perto do núcleoFoto: AFP
-
17 de março - Helicópteros jogam água para tentar estabelecer uma nova ligação elétrica para alimentar os geradores de energia que permitem que a bomba de refrigeração funcioneFoto: AFP
-
17 de março - Homem lamenta, prostrado junto a uma calçada, depois de coletar o que restou de seus pertences em sua casa destruída numa vila atingida pelo terremoto e tsunami, em OtsuchiFoto: Reuters
-
17 de março - Helicópteros das Forças Armadas do Japão coletam água ao largo da costa nordeste do Japão em seu caminho para a usina Fukushima na manhã nesta quinta-feiraFoto: AP
-
17 de março - Mulher divide parte de seu arroz com seu cachorro em um centro de refúgio para animais de estimação e seus donos em Kesennuma, perto de uma área devastada pelo terremoto e tsunamiFoto: Reuters
-
17 de março - O japonês Yoshikatsu Hiratsuka chora na frente de destroços onde o corpo de sua mãe está soterrado, em Onagawa, no norte do país. O fotógrafo o encontrou aos prantos, gritando: "Desculpe, desculpe", porque não conseguiu salvá-la do tsunamiFoto: AP
-
17 de março - Passageira espera por um voo para o exterior do Japão no aeroporto internacional de Narita, ao leste de Tóquio. A confiança pública no governo japonês enfrenta seu maior teste desde a Segunda Guerra Mundial sobre a gestão da crise nuclear do paísFoto: Reuters
-
17 de março - Moradores enfrentam a neve em espera por ônibus para deixar a cidade de SendaiFoto: AP
-
17 de março - Equipes de resgate retiram corpo encontrado nas ruínas de uma casa, em YamadaFoto: Reuters
-
17 de março - Na área costeira de Yamada, em Iwate, o tsunami destruiu construções e arrastou barcosFoto: Reuters
-
17 de março - Homem observa ruínas sentado ao lado de pertences que encontrou em uma casa, em Yamada, na província de IwateFoto: Reuters
-
17 de março - Bombeiros carregam corpo de vítima do tsunami que foi encontrado em meio às ruínas, em RikuzentakatFoto: Reuters
-
17 de março - Mesmo sob neve, bombeiros suíços levam cão farejador para buscas por vítimas, em MinamisanrikuFoto: Reuters
-
17 de março - Um bebê e sua mãe são examinados para testar indícios de radiação, em FukushimaFoto: Reuters
-
17 de março - Idosas usando máscaras conversam em um abrigo para sobreviventes do terremoto e tsunami, em RikuzentakatFoto: Reuters
-
17 de março - Dois homens observam suas casas na cidade de Otsuchi, que foi destruída pelo tsunamiFoto: AFP
-
17 de março - Morador fotografa veículos e outros destroços acomulados em rua, em MiyakoFoto: AFP
-
17 de março - Soldados japoneses levantam vigas de construção destruída para procurar por vítimas, em KesennumaFoto: AFP
-
17 de março - Idosa passa por exame para testar o nível de radiação em seu corpo, em FukushimaFoto: AFP
-
17 de março - Moradores da cidade de Kesennuma andam em rua aberta por máquinas em meio aos destroçosFoto: AP
-
17 de março - Moradores passam de bicicleta por rua tomada por ruínas durante tempestade de neve, em NatoriFoto: AP
-
17 de março - Aviões se misturam aos destroços do aeroporto de Sendai, que foi atingido pelo tsunamiFoto: AP
-
17 de março - Com cachorro na mochila, moradores caminham próximo a navio que foi arrastado, em KesennumaFoto: AP
-
17 de março - Cachorro passa por exame para testar seu nível de radiação, em KoriyamaFoto: AP
-
17 de março - Pessoas caminham na neve para voltar ao abrigo, em Natori, após recuperarem pertences nos destroçosFoto: AP
-
17 de março - Mulher espera com suas filhas para embarcar, no aeroporto de YamagataFoto: AP
-
17 de março - Bombeiro faz pausa para almoçar durante os trabalhos de buscas em Rikuzentakata, em IwateFoto: AP
-
17 de março - Sob nevasca, militares fazem busca por sobreviventes e vítimas, em Otsuchi, na província de IwateFoto: EFE
-
17 de março - Homem procura por pertences na casa onde morava, que foi destruída, em MiyakoFoto: AP
-
17 de março - Morador caminha entre os destroços que se acumularam em Kesennuma, em MiyagiFoto: Reuters
-
17 de março - Mulher tenta atravessar ponte destruída pelo tsunami, para onde um barco foi arrastado, em IshimakiFoto: Reuters
-
17 de março - Mulher idosa observa área residencial destruída pelo terremoto seguido de tsunami, em Rikuzentakat, província de IwateFoto: Reuters
-
17 de março - Usando máscara, homem assiste ao noticiário pela TV em um abrigo, em RikuzentakatFoto: Reuters
-
17 de março - Crianças esperam no carro enquanto seus pais foram procurar por pertences na destruição, em KamaishiFoto: AP
-
17 de março - Soldados vasculham destroços em Kesennuma, uma das áreas mais devastadas pela tragédia de 11 de marçoFoto: AP
-
17 de março - Devastação do tsunami ainda predomina a paisagem em KamaishiFoto: AP
-
17 de março - Taxista lê jornal enquanto espera por passageiro em rua deserta de TóquioFoto: AP
-
17 de março - Médico faz marcação em cadáveres não identificados em KamaishiFoto: AP
-
17 de março - Equipe de resgate dos EUA participa das buscas em KamaishiFoto: AP
-
17 de março - Equipe de resgate do Reino Unido participa das buscas em KamaishiFoto: AP
-
17 de março - Imagem de satélite da usina nuclear de Fukushima, que sofreu avarias durante o tremor do dia 11Foto: Reuters
-
17 de março - Ciclista tenta atravessar ponte cercada de destroços em MinamisanrikuFoto: AP
-
17 de março - Túmulos de cemitério em Otsuchi ficaram cobertos de destroços arrastados pelo tsunamiFoto: AP
-
17 de março - Multidão faz fila à espera de uma senha para poder comprar combustível em um posto de TonoiFoto: AFP
-
17 de março - Ainda em busca de vítimas do tsunami, equipe de resgate enfrenta a neve intensa que cai em SendaiFoto: AFP
-
17 de março - O presidente Barack Obama assina livro de condolências na embaixada japonesa em Washington, seis dias após o terremotoFoto: AP
-
17 de março - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concede entrevista coletiva sobre a crise nuclear japonesa. No Jardim de Rosas da Casa Branca, em Washington, o presidente afirmou que a possibilidade de vazamento de radiação na usina nuclear de Fukushima não traz riscos aos EUAFoto: AFP
-
17 de março - Ativistas anti-nucleares participam de manifestação na praça de Sant Jaume, em Barcelona. Milhares de pessoas reagiram contra a situação dramática na instalação nuclear de Fukushima, no JapãoFoto: AFP
-
17 de março - Criança caminha entre os escombros de cidade destruída pelo terremoto em Kamaishi. A neve castiga os sobreviventes do tremor, seguido de tsunami, na regiãoFoto: AP
-
17 de março - Sobreviventes do terremoto caminham em meio à destruição na cidade de Kamaishi, província de IwateFoto: AP
-
18 de março - Passageiros lotam o aeroporto de Narita, a leste de Tóquio, seguindo orientação de governos estrangeiros para deixar o país por causa da crise nuclear na usina de FukushimaFoto: AP
-
18 de março - Equipe de resgate suspende as buscas para observar um minuto de silêncio em memória das vítimas do terremoto e tsunami que atingiram o Japão há uma semanaFoto: Reuters
-
18 de março - Funcionários da prefeitura de Sendai, na província de Miyagi, fazem minuto de silêncio uma semana depois da tragédia que atingiu o paísFoto: AP
-
18 de março - Após a passagem do tsunami, carro acabou virado na porta de uma loja e KesennumaFoto: AFP
-
18 de março - Equipes de resgate seguem a procura por desaparecidos em Kesennuma, Miyagi. O número de mortos já passa de 6,5 milFoto: AFP
-
18 de março - Equipe do exército japonês procura vítimas entre os escombros de prédio do Departamento de Segurança e Prevenção de Desastres, em MinamisanrikuchoFoto: AP
-
18 de março - Menina recolhe um chapéu na volta à escola onde estudava antes do terremoto, em OfunatoFoto: AP
-
18 de março - Do alto, família observa a cidade de Minamisanrikucho, devastada pelo tsunami do dia 11Foto: AP
-
18 de março - Idoso descansa em meio aos escombros na cidade de Kesennuma, na província de MiyagiFoto: Reuters
-
18 de março - Homem caminha em meio à terra arrasada na cidade de Rikuzentakata, na província de IwateFoto: Reuters
-
18 de março - Crianças sul-coreanas treinam procedimentos de emergência em caso de terremoto, em SeulFoto: Reuters
-
18 de março - Luzes da cidade de Misato são apagadas em blecautes programados, na província de SaitamaFoto: Reuters
-
18 de março - Em montagem, a cidade de Souma, em Fukushima, antes (dir.) e depois do tsunamiFoto: AFP
-
18 de março - Entre os destroços na cidade de Minamisanriku, um sapato de criança foi encontradoFoto: AFP
-
18 de março - Entre os destroços, um piano foi danificado pelo tsunami que atingiu a cidade de MinamisanrikuFoto: AFP
-
18 de março - Soldados retiram dos destroços o corpo de um homem, morto na passagem do tsunami por MinamisanrikuFoto: AFP
-
18 de março - A jovem Akane Ito encontra sua cadela Mei, que passou uma semana desaparecida após o terremoto, em NatoriFoto: AP
-
18 de março - Akane Ito abraça sua cadela Mei após reencontrá-la, em uma brigo em Natori, na província de MiyagiFoto: AP
-
18 de março - O navio americano Curtis Wilber foi ao Japão para levar ajuda humanitária às vítimasFoto: AP
-
18 de março - Helicóptero Sea Knight, que leva ajuda aos japoneses, decola do porta-aviões americano EssexFoto: AP
-
18 de março - Moradores passam por carro que ficou com as rodas traseiras apoiadas em um poste, em KamaishiFoto: AP
-
18 de março - Ambulândia passa pelas ruínas de um prédio destruído pelo tsunami, em OnagawaFoto: AP
-
18 de março - Moradores observam enquanto militares buscam por vítimas entre os destroços, em YamamotoFoto: AP
-
18 de março - Em montagem, região da cidade de Rikuzentakata antes (abaixo) e depois do tsunami do dia 11Foto: AP
-
18 de março - Redes de pesca arrastadas pelo tsunami ficaram presas às ruínas de um prédio, em MinamisanrikuFoto: AP
-
18 de março - Crianças de uma escola elementar vão para sua formatura usando máscara, em Ofunato, na província de IwateFoto: AP
-
18 de março - Criança brinca em meio aos destroços do terremoto e do tsunami, em Tanohata (Iwate)Foto: AP
-
18 de março - Mulher segura seu cachorro e observa a cidade de Ishinomaki em ruínas, na província de MiyagiFoto: AP
-
18 de março - Em imagem de satélite, a usina nuclear de Fukushima Daiichi, que sofreu explosões após o tremorFoto: AP
-
18 de março - Mulher reza pelas vítimas do terremoto e do tsunami nos escombros da cidade de OfunatoFoto: EFE
-
18 de março - Caminhões chegam para ajudar na limpeza da cidade de Onagawa, em Miyagi, onde o tsunami devastou a área residencialFoto: AP
-
18 de março - Imagem aérea mostra o tamanho da destruição provocada pela onda gigante que atingiu a localidade de SukuisoFoto: EFE
-
18 de março - Apenas algumas casas conseguiram resistir à força da natureza em Honshu após o terremoto de magnitude 9Foto: AFP
-
18 de março - Grupo participa de cerimônia em memória das vítimas do terremoto que atingiu o Japão, em Nova York (EUA)Foto: AP
-
19 de março - Três aviões estão entre os escombros no Aeroporto de Sendai. O número de mortos no Japão chegou a mais de 7 mil neste sábadoFoto: AP
-
19 de março - Vista aérea da praia de Yamamoto, atingida pelos terremotos que atingiram o Japão nos últimos diasFoto: Reuters
-
19 de março - Garoto exibe comida na cidade de Sendai, uma das mais atingidas pelos tremoresFoto: AFP
-
19 de março - Sobrevivente no terremoto, senhor é conduzidoFoto: AFP
-
19 de março - Unidade da montadora japonesa Suzuki fica destruída com tremoresFoto: AFP
-
19 de março - Japonenes se juntam para tentar desencalhar uma vanFoto: AP
-
20 de março - Duas pessoas foram encontradas 9 dias depois do terremoto dos escombros de uma casa no nordeste do JapãoFoto: AFP
-
20 de março - Ao lado da bandeira do Japão, homem caminha em meio à destruição no povoado de Kamaishi, prefeitura de Iwate, no norte do país, local devastado pelo terremoto e pelo tsunamiFoto: Lee Jae-Won / Reuters
-
20 de março - Mulher junta seus pertences em KamaishiFoto: Lee Jae-Won / Reuters
-
20 de março - Duas mulheres japonesas utilizam tacos de golfe para procurar pertences nas proximidades de um prédio destruído em Onagawa, prefeitura de Miyagi, no nordeste do JapãoFoto: David Guttenfelder / AP
-
20 de março - Homem exibe um placa com a frase "Por favor, vá para o final da fila", na saída de um supermercado na cidade de Sendai, prefeitura de MiyagiFoto: Toru Yamanaka / AFP
-
20 de março - Hisao Sato e sua mulher Yoshiko rezam diante da tumba localizada atrás de sua casa, na cidade de Ishimaki, prefeitura de Miyagi, noroeste do JapãoFoto: EFE
-
21 de março - Voluntários ajudam a separar caixas para acondicionar doações na arena Saitama Super, na cidade de Saitama. O local está sendo usado para acomodas os desabrigados vindos da cidade de Futaba, na província de FukushimaFoto: AP
-
21 de março - Akira Abe verifica as condições de saúde do filho Jin Abe em hospital da Cruz Vermelha na cidade de Ishinomaki, província de Miyagi. Jin e sua avó, Sumi Abe, foram encontrados no último domingo, nove dias após o terremoto que devastou a cidadeFoto: AFP
-
21 de março - Fumaça é vista saindo do reator 3 da usina nuclear de FukushimaFoto: AP
-
13 de março - Menina isolada em uma instalação improvisada para purificar pessoas com altos níveis de radiação olha para o seu cão através de uma janela em Nihonmatsu, norte do paísFoto: Reuters
-
13 de março - Idoso retirado de área atingida recebe comida de funcionários do governo em um corredor de um centro de evacuação em SendaiFoto: Reuters
-
13 de março - Homem que foi evacuado das proximidades da usina nuclear de Fukushima é analisado para medir seu nível de radiaçãoFoto: Reuters
-
13 de março - Homem leva suprimentos para as pessoas que trabalham nas equipes de ajuda humanitária às vítimas da tragédiaFoto: Reuters
-
14 de março - Imagem de tv mostra a usina antes (abaixo) e depois de ocorrerem novas explosões (acima). Duas explosões foram registradas nesta segunda-feira no reator três da usina nuclear Nº 1 em Fukushida. O reator, no entanto, ficou intactoFoto: AFP
-
14 de março - As autoridades informaram que o reator resistiu às duas novas explosõesFoto: AFP
-
14 de março - Imagem de televisão local mostra as imediações do reator danificadas após novas explosõesFoto: AP
-
14 de março - Equipes de resgate carregam um idoso encontrado vivo 66 horas após o tsunami de sexta-feira. Ele foi enterrado sob os escombros ao longo da encosta de uma em Minamisanriku, província de Miyagi, no norte do JapãoFoto: AP
-
14 de março - A prateleira de um supermercado na cidade de Kagamiishi está quase vazia nesta segunda-feiraFoto: EFE
-
14 de março - Navios flutuam na água em óleo derramado em Fudai, no norte do JapãoFoto: AP
-
14 de março - Pessoas fazem fila para esperar ônibus, a fim de deixar a cidade no centro de Sendai, na província de MiyagiFoto: AFP
-
14 de março - Avião da Força Aérea japonesa bate em hangar após ser arrastado pelo tsunami, em Higashimatsushima, em MiyagiFoto: AFP
-
14 de março - Militar segura menina de 4 meses que foi resgatada com sua família da casa onde estavam, em IshimakiFoto: Reuters
-
14 de março - Mulher grita, chamando por familiares desaparecidos, em Soma, em Fukushima, três dias depois do terremoto seguido de tsunamiFoto: AP
-
14 de março - Bombeiros carregam o corpo de um homem da aldeia de Saito; equipes utilizaram serras elétricas e outros instrumentos nas buscas por mortosFoto: AP
-
14 de março - Sobrevivente do terremoto senta em meio à destruição provocada pelo desastre em Yamadamachi, em IwateFoto: AP
-
14 de março - Mãe e filha passam por casa destruída pelo terremoto e tsunami que atingiram a cidade de Natori, na província de MiyagiFoto: EFE
-
14 de março - Carros ficam destruídos após incêndios provocados pelo terremoto seguido de tsunami, em Sendai, a capital de MiyagiFoto: AFP
-
14 de março - Bombeiro caminha entre destroços enquanto procura por vítimas do terremoto, em Saito, na província de MiyagiFoto: AP
-
14 de março - Bombeiro observa os estragos que o terremoto e o tsunami provocaram em uma casa na cidade de Saito, em MiyagiFoto: AP
-
14 de março - Em imagem de vídeo, fumaça sai do reator 3 da usina nuclear Fukushima Dai-ichi, em OkumamachiFoto: AP
-
14 de março - Mulher chora sentada em meio aos destroços de construções destruídas em Natori, na província de MiyagiFoto: Reuters
-
14 de março - Homem conforta uma mulher, que chora em frente a sua casa destruída pelo terremoto seguido de tsunami, em Watari, em MiyagiFoto: AFP
-
14 de março - De bicicleta, homem passa por navio virado pelo tsunami que atingiu a cidade de Hachinohe, na província de AomoriFoto: AP
-
14 de março - Menino anda perto de casa que foi destruída pelo terremoto seguido de tsunami, em RikuzentakataFoto: Reuters
-
14 de março - Embarcações arrastadas pelo tsunami vão parar no meio de uma avenida na cidade de KesennumaFoto: AP
-
14 de março - Família descansa após ir para um abrigo com seu cachorro de estimação, na cidade de MinamisanrikuFoto: AP
-
14 de março - Prédio é destruído por tsunami e só a estrutura fica de pé, em MinamisanrikuchoFoto: AP
-
14 de março - Mulher chora com seu cachorro no colo, depois de deixar sua casa devido a um alerta de tsunami em KamaishiFoto: AP
-
14 de março - Parentes se abraçam ao se reencontrarem em um abrigo, em Kesennuma, na província japonesa de MiyagiFoto: AP
-
14 de março - Militares apressam idosa para evacuar área de risco durante alerta para novo tsunami, em SomaFoto: AP
-
14 de março - Bombeiros buscam vítimas do terremoto e do tsunami em meio à destruição na cidade de KesennumaFoto: AP
-
14 de março - Mãe distrai sua filha enqquanto tocava a sirene de alerta para risco de tsunami, em KamaishiFoto: AP
-
14 de março - Pessoas caminham em rua onde vários prédios foram destruídos, em MinamisanrikuFoto: AP
-
14 de março - Militares fazem buscas por vítimas na cidade de Rikuzentakata, que foi atingida pelo terremoto seguido pelo tsunamiFoto: Reuters
-
14 de março - Jovens vasculham barco que foi arrastado pela água até área residencial, em RikuzentakataFoto: Reuters
-
14 de março - Visão aérea mostra o reator 3 da usina nuclear Fukushima Daiichi em chamas após a explosão registrada nesta segunda-feiraFoto: Reuters
-
14 de março - Socorrista procura por vítimas durante resgate na cidade de Miyako, na província de IwateFoto: AP
-
14 de março - Equipes de resgate trabalham em meio aos escombros no que sobrou da cidade de Miyako, após a passagem do tsunami em IwateFoto: EFE
-
14 de março - Mensagens de "Ajuda" e "SOS" escritas no pátio de escola são vistas três dias após o tsunami atingir a cidade de Ishinomaki, na província de MiyagiFoto: AP
-
14 de março - Veículos amontoados e queimados são vistos em meio aos destroços na cidade de Otsuchi, em IwateFoto: EFE
-
14 de março - Resgatistas fazem buscas em terreno próximo ao local onde navios foram arrastados pelas ondas na sexta-feira, em Miyako, na província de IwateFoto: AP
-
15 de março - Imagem da TV NHK mostra o reator 2 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, onde uma explosão foi ouvida nesta terça-feira (hora local). O governo disse que foram detectados danos no reator, mas não houve aumento acentuado dos níveis de radiação. No entanto, uma taxa de radioatividade superior ao normal foi registrada na região de Fukushima, onde estão os reatores danificadosFoto: AFP
-
15 de março - Sobreviventes prestam respeito a mais uma vítima (coberta por um cobertor) encontrada nos escombros da cidade de RikuzentakataFoto: AP
-
15 de março - Trabalhadores visitam local onde havia uma fábrica antes do terremoto e tsunami na cidade de Minamisanriku, na província de MiyagiFoto: AP
-
15 de março - Família Hara foi levada para um abrigo do governo, mas retornou para avaliar os danos causados à moradiaFoto: BBC Brasil
-
15 de março - Bombeiro observa um álbum de família encontrado em meio aos destroços na cidade de OtsuchiFoto: Reuters
-
15 de março - Equipes vasculham destroços de casas em busca de vítimas, em Noda, na província de IwateFoto: AP
-
15 de março - Rua que antes era ocupada pelo comércio fica coberta por carros destruídos pelo tsunami, em KamaishiFoto: AP
-
15 de março - Equipe enviada de Los Angeles, nos EUA, procura por vítimas em uma casa que desabou, em OfunatoFoto: AP
-
15 de março - Soldados japoneses vestem máscaras para examinar a radioatividade em NihonmatsuFoto: AP
-
15 de março - A cidade de Minamisanriku, em imagem aérea de 13 de março, dois dias após o terremotoFoto: AP
-
15 de março - Carros passam por cruzamento com semáforos desligados devido a cortes previstos, em SaitamaFoto: AP
-
15 de março - Mulher chora ao receber a notícia de que um parente está morto, em um abrigo na cidade de KesennumaFoto: AP
-
25 de março - O premiê japonês, Naoto Kan, se curva diante de bandeira japonesa durante conferência de imprensa em TóquioFoto: Reuters
-
25 de março - Duas semanas depois do terremoto seguido de tsunami, campo de beisebol em Rikuzentakata ainda segue parcialmente inundadoFoto: AP
-
25 de março - Em um centro de evacuação Ishinomaki, familiar tenta acalmar criança que chora porque quer comida quenteFoto: EFE
-
25 de março - Familiares choram ao identificar um parente durante um funeral improvisado na localidade de Higashi MatsushimaFoto: Getty Images
-
26 de março - Navio de carga continua atracado no porto de Kamaishi, na região de IwateFoto: AP
-
26 de março - Trabalhadores cobrem com terra caixões de vítimas do terremoto e tsunami, em YamamotoFoto: AP
-
26 de março - Barco pesqueiro ficou encalhado com casas destruídas na cidade de Ofunato, na região de IwateFoto: AP
-
26 de março - Em Watari, no nordeste do Japão, casas permanecem submersas após tsunamiFoto: AP
-
28 de março - Hideko Tanaka segura uma foto dela e de sua irmã, Yuko, encontrada em meio aos destroços de sua casa, em YamadaFoto: Reuters
-
28 de março - Estudantes procuram por seus pertences em meio aos destroços, em Minamisanriku, para onde um barco foi arrastadoFoto: AFP
-
28 de março - O pescador Yutaka Watanabe senta no telhado de uma casa, em Minamisanriku, onde procura por parentes desaparecidosFoto: AFP
-
28 de março - Carro ficou parcialmente submerso em uma lavoura de arroz que foi inundada, em Higashi-MatsushimaFoto: Reuters
-
28 de março - Um navio foi destruído pelo tsunami que atingiu a cidade de Kesennuma, na província de MiyagiFoto: Reuters
-
28 de março - Casal anda em meio aos destroços, em Kesennuma, onde um carro foi jogado contra uma construçãoFoto: Reuters
-
29 de março - Apenas uma das 70 mil árvores localizadas na costa de Rikuzentakata resistiu ao tsunami. Ela tem 10 metros de altura e faz parte de uma "muralha" de árvores plantadas para proteger a cidade do sal, da areia e dos danos provocados pelo ventoFoto: AFP
-
29 de março - Objetos retirados dos destroços por bombeiros são organizados em meio às ruínas, em RikuzentakataFoto: Reuters
-
29 de março - Fotografias encontradas entre os destroços foram levadas para um abrigo, em RikuzentakataFoto: Reuters
-
29 de março - Sapatos de sobreviventes são organizados na entrada de um abrigo, em RikuzentakataFoto: Reuters
-
29 de março - Homem e menino passam em frente à Disney de Tóquio, que foi fechada após o terremoto, em UrayasuFoto: AP
-
30 de março - Casal caminha em meio a destroços deixados pelo tsunami na cidade de Kesennuma, ao norte do paísFoto: AP
-
30 de março - Mulher senta-se no local onde ficava sua casa, em Kesennuma, antes da passagem do tsunamiFoto: AP
-
30 de março - Navio foi arrastado para estrada de Kesennuma pela água durante o tsunamiFoto: AP
-
31 de março - Gaivotas voam sobre mercado de peixe destruído na cidade costeira de Ofunato, na província de Miyagi. Muitos pescadores e piscicultores que perderam seus barcos, redes e jangadas acreditam ser impossível refazer o negócio. Além disso, pescadores locais estão enfrentando possível contaminação da água causada por vazamento de material radioativo de usina nuclear em FukushimaFoto: EFE
-
31 de março - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, é recebido pelo primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, em TóquioFoto: AFP
-
31 de março - Homem repara a rede elétrica, em Onagawa, em frente a um prédio destruído pelo tsunamiFoto: AP
-
31 de março - Carros e casa ficaram parcialmente submersos em área alagada, em IshinomakiFoto: Reuters
-
31 de março - Moradores andam de bicicleta por Ishinomaki, no norte do país, onde um navio foi arrastado pelo tsunamiFoto: Reuters
-
31 de março - Mulheres ficam em silêncio perto de caixões de vítimas do tsunami, em Higashi-MatsushimaFoto: Reuters
-
1º de abril - Vista aérea de região devastada pelo tsunami perto de Sendai, na Prefeitura de MiyagFoto: Reuters
-
1º de abril - Navio cargueiro não resistiu à força da água em IshinomakiFoto: AFP
-
1º de abril - Em Sendai, embarcação foi parar sobre o cais, após tsunami do dia 11 de marçoFoto: AFP
-
1º de abril - Menino passa por teste para verificar possível contaminação radioativa em KoriyamaFoto: Reuters
-
4 de abril - Carro é içado dos destroços do tsunami que atingiu a cidade de Rikuzentakata, na província de IwateFoto: AFP
-
4 de abril - Masataka Unoura, 81 anos, planta uma árvore no local onde antes ficava sua casa, em Rikuzentakata, na província de IwateFoto: AP
-
4 de abril - Técnicos usam equipamentos para encontrar vazamentos subterrâneos, em Ofunato, na província de IwateFoto: AFP
-
4 de abril - Trator e máquinas foram danificadas pelo tsunami que atingiu a cidade de Ofunato, na província de IwateFoto: Reuters
-
4 de abril - Em Ishinomaki, uma réplica da estátua da Liberdade resistiu de pé, em meio a construções destruídasFoto: Reuters
-
4 de abril - Família observa a destruição causada pelo terremoto seguido de tsunami, em KesennumaFoto: AP
-
13 de março - Em meio aos entulhos, uma boneca é encontrada após o terremoto que destruiu a cidade de RikuzentakataFoto: Reuters
-
13 de março - Sentado em meio ao que restou de sua comunidade, sobrevivente lamenta as perdas com o maior terremoto que atingiu o JapãoFoto: Reuters
-
13 de março - Sendai, uma das cidades mais atingidas pelos efeitos do terremoto e do tsunami, é vista em imagens de satélite feitas antes e após a tragédiaFoto: Reuters
-
13 de março - Um homem passa de moto por um barco pesqueiro virado sobre a rua na cidade de HachinoheFoto: Reuters
-
13 de março ¿ Apartamentos na beira do mar em Minami Sanriku ficaram destruídos pela força da onda gigante que atingiu a costa do JapãoFoto: AP
-
13 de março ¿ População olha para o navio que foi arrastado para fora do mar pela força do tsunami na cidade de KamaishiFoto: AP
-
13 de março - Morador caminha ao lado de veículos cobertos por entulhos na cidade de SendaiFoto: AP
-
13 de março - Fumaça sai de uma indústria que incendiou em Kamaishi, dois dias após o gigante tsunami que devastou a costa nordeste do paísFoto: AP
-
13 de março - Imagem divulgada pela Agência de Defesa do Japão mostra as equipes de resgate se aproximando de Hiromitsu Shinkawa, que sobreviveu dois dias agarrado a um pedaço de telhadoFoto: AP
-
13 de março - O Papa Bento XVI abençoa os fiéis durante audiência no Vaticano. O chefe da Igreja Católica se disse impressionado com "a coragem e a dignidade" dos japonesesFoto: Reuters
-
13 de março - Moradores de Tagajo, na província de Miyagi, caminham ao lado de carros destruídos após o tsunamiFoto: AFP
-
13 de março - Sobreviventes tentam retomar a vida dois dias após o terremoto que destruiu boa parte da cidade de TagajoFoto: AFP
-
13 de março - Carros são vistos boiando na água dois dias após a onda de 10 m de altura atingir a cidade de SendaiFoto: AFP
-
13 de março - Um avião é visto junto com carros e entulhos nas proximidades do aeroporto de SendaiFoto: AFP
-
13 de março - A imagem mostra uma rua tomada por carros destruídos após serem arrastados pela força da onda gigante em TagajoFoto: AFP
-
13 de março - Carros e caminhões foram arrastados para dentro de um canal em Tagajo, na provícia de MiyagiFoto: AFP
-
13 de março - Morador carrega comida para abastecer a família por rua com carros destruídos pela força do tsunamiFoto: AFP
-
13 de março - Com uma máscara de proteção, ciclista passeia pelos locais atingidos na cidade de TagajoFoto: AFP
-
13 de março - Dois dias depois da tragedia, os moradores de Tagajo tentam retomar a rotina em meio à destruição nas ruasFoto: AFP
-
13 de março - Jovem circula pelas ruas cobertas de carros destruídosFoto: AFP
-
13 de março - Familiares tentam atravessar área atingida pelo tsunami em TagajoFoto: AFP
-
13 de março - Imagem mostra a cidade de Minami Sanriku, no nordeste do Japão, completamente destruída após o tsunamiFoto: AP
-
13 de março - Um sofá foi arrastado pela força do tsunami na sexta-feira, na localidade de SendaiFoto: AP
-
13 de março - Um morador olha para a quantidade de latas e barris de cerveja em frente a sua casa, arrastados de uma fábrica que ficou destruída com o tsunamiFoto: AP
-
13 de março - Imagem feita em setembro de 2010 mostra funcionário da usina nuclear Fukushima Daiichi Nuclear trabalhando na unidade onde um reator explodiu após o terremotoFoto: AP
-
13 de março - Homem que teve a casa varrida pelo tsunami observa o que restou da residênciaFoto: AP
-
13 de março - População atingida pelo tsunami recebe os primeiros socorros em um hospital da Cruz VermelhaFoto: Reuters
-
13 de março - Pessoas caminham perto de um barco de pesca estacionado em um rio em Kesennuma, província de MiyagiFoto: AP
-
13 de março - Pessoas caminham em uma rua afetada pelo tsunami em Ishinomaki, província de Miyagi, no norte do JapãoFoto: AP
-
13 de março - Idoso descansa em um hospital da Cruz Vermelha depois de ser retirado de uma área atingida pelo tsunamiFoto: Reuters
-
13 de março - Veículos destruídos e entulho se acumulam em Kesennuma, no norte do Japão, dois dias após o terremotoFoto: AP
-
13 de março - Um homem senta perto dos destroços de sua casa na cidade de Minamisanriku, Miyagi, no norte do paísFoto: AP
-
13 de março - Uma criança ferida dorme em um hospital da Cruz Vermelha depois de ser evacuada da área atingida pelo tsunami em IshinomakiFoto: Reuters
-
13 de março - Uma coluna de chamas e fumaça sai de uma refinaria de petróleo próxima a uma central térmica em Shiogama, na província de MiyagiFoto: EFE
-
13 de março - Soldado consola um grupo de sobreviventes do tsunami que devastou a localidade de NatoriFoto: EFE
-
13 de março - Retrato dos ex-imperadores japoneses Hirohito e sua esposa fica enterrado entre os escombros em cidade devastada pelo tsunamiFoto: EFE
-
13 de março - População caminha pela linha do trem em Ishinomaki, já que ambos os lados estão inundadosFoto: EFE
-
13 de março - Idosas revisam seus celulares depois de serem resgatadas em IshinomakiFoto: EFE
-
13 de março - Equipe de resgate busca por sobreviventes entre os escombros na cidade de Natori, norte do paísFoto: EFE
-
13 de março - Equipes de emergência e médicos tomam notas sobre as vítimas do tsunami no porão de um hospital da Cruz VermelhaFoto: Reuters
-
13 de março - Uma balsa parou em cima de uma casa depois do tsunami que atingiu a cidade de Otsuchi, na província de IwateFoto: Reuters
-
13 de março - Homem é carregado para o hospital da Cruz Vermelha depois de ser retirado de uma área atingida pelo tsunamiFoto: Reuters
-
13 de março - Órgão elétrico é derrubado depois do tsunami que atingiu KesennumaFoto: Reuters
-
13 de março - Equipes de resgate encontram um corpo em Rikuzentakata, norte do JapãoFoto: Reuters
-
13 de março - Homem passa por uma rachadura enquanto caminha em direção a uma área devastada em RikuzentakataFoto: Reuters
-
13 de março - Pacientes são assistidos pela Força de Autodefesa Marítima ao desembarcarem depois de serem evacuados de um hospital próximo à usina nuclear de FukushimaFoto: AFP
-
13 de março - Moradora observa a destruição causada pelo tsunamiFoto: Getty Images
-
13 de março - Membro do Corpo de Bombeiros japonês passa por uma área rescidencial danificada pelo tsunamiFoto: Getty Images
-
13 de março - Motoristas enfrentam grandes filas para abastecerem seus carros depois do terremotoFoto: Getty Images
-
13 de março - Navio da Marinha americana se junta às equipes de ajuda às vítimas do terremoto seguido de tsunamiFoto: Getty Images
-
13 de março - Helicóptero da Força Marítima de Autodefesa do Japão pousa em um porta-aviões no Oceano PacíficoFoto: Getty Images
-
13 de março - Morador observa árvores caídas em SendaiFoto: Getty Images
-
13 de março - Posto de gasolina destruído mostra a força do terremoto que atingiu o paísFoto: Getty Images
-
13 de março - Homem caminha em meio à lama deixada pelo tsunami que atingiu SendaiFoto: Getty Images
-
13 de março - Estrada ficou danificada depois do tremor que atinfiu o paísFoto: Getty Images
-
12 de março - vista aérea mostra como o terremoto danificou a usina nuclear de Fukushima na cidade japonesa de FutabaFoto: AFP
-
12 de março - Os moradores dormem em um centro comunitário após terem sido evacuados das áreas próximas da usina nuclear em FukushimaFoto: AP
-
12 de março - Moradores que tiveram que ser evacuados por causa da explosão da usina de Fukushima recebem uma refeição quente na prefeituraFoto: AP
-
12 de março - Moradores que passaram a noite em uma escola são auxiliado por socorristas em Sendai, no nordeste do JapãoFoto: AP
-
12 de março - Terremoto destruiu casas e carrosFoto: AP
-
12 de março - Uma criança é resgatada de um prédio em Kesennuma, nordeste do JapãoFoto: AP
-
12 de março - Vista aérea mostra a destruição que a tragédia causou na cidade de MinamisanrikuFoto: AP
-
12 de março - Embarcação foi arrastada pelo mar e destruiu rede elétrica na cidade de Coliumo, no ChileFoto: EFE
-
12 de março - Lancha é vista em calçada próxima ao mar em Coliumo, no ChileFoto: EFE
-
12 de março - Moradores avaliam os danos em barcos pesqueiros no porto da vila Santa Rosa, perto de Santa Elena, no EquadorFoto: Reuters
-
12 de março - Tsunami chegou mais fraco na América Latina, mas ainda assim causou estragos menores na cidade costeira de Santa Elena, no EquadorFoto: Reuters
-
12 de março - Funcionários checam se uma criança tem sinais de radiação durante a evacuação das áreas próximas à usina nuclear de Fukushima, que explodiu durante o terremotoFoto: Reuters
-
12 de março - Policiais vestem roupas especiais e máscaras de proteção contra radiação na usina de Fukushima, nordeste do JapãoFoto: Reuters
-
12 de março - Casal caminha em frente a um carro que foi jogado contra uma paredeFoto: AFP
-
12 de março - Casal busca informações sobre seus parentes durante evacuação em RikuzentakadaFoto: AFP
-
12 de março - O número de indivíduos expostos à radiação do terremoto que atingiu a usina nuclear em Fukushima, nordeste do Japão, pode chegar a 160Foto: AFP
-
12 de março - O primeiro-ministro japonês Naoto Kan inspeciona os estragos do terremoto e tsumani na prefeitura de MiyagiFoto: AFP
-
12 de março - Fuzileiros organizam doações de alimentos na base americana de OkinawaFoto: Reuters
-
12 de março - Avião e carros destruídos são vistos próximo ao aeroporto de SendaiFoto: Reuters
-
13 de março - Equipe de resgate suíça chega ao país para ajudar na buscas a feridos e desaparecidos. Um total de 69 países já ofereceu ajuda ao Japão por causa do terremotoFoto: AP
-
13 de março - Imagem feita na sexta-feira mostra a onda do tsunami atingindo uma rua na cidade de MiyakoFoto: Reuters
-
13 de março - Uma combinação de imagens de satélite mostra a cidade de Sendai antes e depois da tragédiaFoto: Reuters
-
13 de março - Uma moradora caminha entre embarcações e carros arrastados pela força do tsunami em Hachinohe, na província de AomoriFoto: Reuters
-
13 de março - Construções foram totalmente destruídas após o terremoto de 9 graus de magnitude e o tsunami em Ofunato, na província de IwateFoto: Reuters
-
13 de março - Sobrevivente caminha ao lado de um navio virado pela força do tsunami em Hachinohe, na província de AomoriFoto: Reuters
-
13 de março - A usina nuclear Fukushima Daiichi, onde um reator explodiu após o terremoto, é apresentada em imagens de satélite após a tragédiaFoto: Reuters
-
13 de março - Carros virados e entulho são vistos dois dias após o tsunami em HachinoheFoto: Reuters
-
13 de março - Um policial caminha entre embarcações viradas na área costeira de HachinoheFoto: Reuters
-
13 de março - Combinação de fotos mostra o aeroporto de Sendai antes e depois do tsunamiFoto: Reuters
-
13 de março - Soldados japoneses chegam em área afetada pelo tsunami em Rikuzentakata, no norte do país, para resgatar sobreviventesFoto: Reuters
-
13 de março - Soldado procura por vítimas do terremoto em meio aos escombros em RikuzentakataFoto: Reuters
-
13 de março - A mão de uma vítima é vista em meio aos escombros dois dias após a tragédia em RikuzentakataFoto: Reuters
-
13 de março - Imagens de satélite mostram toda a extensão da costa japonesa atingida pelo terremotoFoto: Reuters
-
23 de abril - A premiê da Austrália Julia Gillard é a primeira chefe de estado a visitar as áreas atingidas pelo tsunami que devastou o paísFoto: Reuters
-
26 de abril - Moradores observam uma embarcação que foi arrastada pelo tsunami e foi parar em cima de um prédio, em Otsuchi, na província de Iwate. O governo considera manter o barco no local como símbolo do tsunami de 11 de marçoFoto: AFP
-
28 de abril - Idosos rezam por vítimas em cerimônia que lembrou os 49 dias do terremoto seguido de tsunami, em Soma, FukushimaFoto: AP
-
28 de abril - Crianças de uma escola em Soma, na província de Fukushima, rezam para lembrar o 49º dia após o tsunamiFoto: AP
-
11 de maio - Imagem divulgada pela Tepco mostra água vazando de um canal da planta nuclear de Fukushima DaiichiFoto: Reuters
-
11 de maio - O imperador Akihito e sua mulher Michiko saúdam os estudantes ao chegar ao colégio Nakamura Daini, em SomaFoto: EFE