Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O "pacífico" panda pode se defender dos predadores?

Compartilhar

O panda gigante virou nos últimos anos uma espécie de ícone na luta contra a extinção de animais, principalmente por causa dos esforços da China em salvá-lo. Por outro lado, o animal também é conhecido pelo jeito desengonçado e por ser "pacífico", como define a organização ambiental WWF, que tem o panda como símbolo. Pode esse bicho trapalhão e dócil enfrentar um predador?

O panda é conhecido por ser dócil. Mas, e se tiver que atacar um predador?
O panda é conhecido por ser dócil. Mas, e se tiver que atacar um predador?
Foto: Getty Images

Segundo a WWF, como no filme Kung Fu Panda, de 2008, o leopardo das neves é a maior ameaça ao panda, pois é seu principal predador. Além disso, assim como na história, apesar de desengonçado, o panda tem habilidades que podem lhe garantir a sobrevivência no caso de ser perseguido.

A organização ressalta que o animal sempre tentará evitar o confronto, mas ele pode atacar caso não tenha opção de fuga. O panda vai demonstrar sua fúria ao abaixar a cabeça e olhar diretamente para o adversário.

A WWF destaca que a mordida do animal, apesar de ele comer praticamente só bambu, é muito poderosa. Além disso, é um bicho considerado forte frente a muitos de seus predadores - pode chegar a 1,5 m de comprimento e 150 kg.

O panda ainda é habilidoso em escalar árvores e nadar, o que ajuda em caso de fuga.

Mas, se a espécie consegue se defender dos predadores, por que os pandas estão ameaçados de extinção? Segundo a WWF, a maior ameaça é a ação do homem. A destruição e fragmentação do habitat do animal e a caça, por exemplo, podem levar a espécie a desaparecer da natureza.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra