Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que o cavalo dorme em pé?

O cavalo é uma animal grande que, quase sempre, é visto dormindo em pé, mas por quê? Entenda!

Compartilhar
Resumo
O sono em pé dos cavalos é uma característica evolutiva de defesa contra predadores, possibilitada pela anatomia das patas e pela necessidade de fuga rápida.
Imagem mostra cavalo.
Imagem mostra cavalo.
Foto: Awebic

De acordo com Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, dormir em pé é uma característica selecionada no processo evolutivo dos cavalos e funciona principalmente como um recurso de defesa. A capacidade dos cavalos de dormir em pé é resultado de uma combinação de fatores evolutivos e anatômicos.

"Por ter um corpo muito pesado e coluna rígida, o cavalo tem dificuldade para se levantar, o que o colocaria em situação vulnerável diante de um predador. Dormir em pé ajuda a fugir mais rápido, o que é uma vantagem evolutiva dessa espécie milenar", resume.

 A ciência por trás do sono em pé: como a anatomia do cavalo permite essa postura durante o descanso

A veterinária, Rubia, diz que o cavalo dorme a maioria do tempo em pé e, ocasionalmente, tira pequenas sonecas durante o dia deitado. Mas o bicho só deita mesmo quando está em um local seguro ou na companhia de outros cavalos, pois enquanto um dorme, os outros zelam pela sua segurança.

Segundo Rubia, dormir em pé só é possível porque as patas do cavalo têm pouco músculo, mas seus ligamentos são muito reforçados, o que faz com que as articulações não se dobrem enquanto o animal dorme.

"É como se as patas travassem, mantendo o cavalo em pé, sem risco de cair durante o sono", explica.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra