Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual a origem da expressão "Voto de Minerva"?

Entenda o que significa a expressão voto de minerva e descubra sua origem.

Compartilhar
Resumo
A expressão 'voto de Minerva' refere-se ao voto de desempate em uma votação.
Coruja europeia era animal sagrado da deusa Atenas na mitologia grega; na cultura romana, era o pássaro de Minerva
Coruja europeia era animal sagrado da deusa Atenas na mitologia grega; na cultura romana, era o pássaro de Minerva
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A expressão “voto de Minerva” refere-se ao voto de desempate, ou seja, à decisão final que quebra um empate de votação. Geralmente é atribuído a uma autoridade como um presidente ou um juiz, por exemplo.

Entenda a origem da expressão “voto de Minerva”

De acordo com o professor Ari Riboldi, em sua publicação “A CPI das palavras”, o nome Minerva vem do latim mens, mente: pensamento. Era o nome da deusa romana da sabedoria, das artes e da guerra. Na mitologia grega, corresponde à deusa Palas Atena, que protegeu os gregos na guerra de Troia.

Como deusa da paz e da razão, presidia as artes, a literatura, a filosofia, a música e a atividade inteligente. Minerva era representada com um capacete na cabeça, a égide no braço e uma lança na mão, símbolos de guerra tendo ainda, junto a si um mocho e diversos instrumentos de matemática, símbolos das ciências e artes.

Segundo a mitologia grega, Orestes matou a mãe e o amante dela para vingar a morte do pai. Ao ser julgado por 12 cidadãos, houve empate e Atena, que presidia o júri, proferiu o voto de desempate a favor de Orestes. Neste momento, o voto de desempate passou a ser conhecido como Voto de Minerva.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra