Isso tudo porque, teoricamente, não é preciso ser um cardeal para ser eleito o próximo Papa. Em teste, qualquer homem católico batizado poderia ser escolhido, embora, na prática, apenas cardeais tenham alcançado essa posição desde 1378.
Veja a seguir como funciona a escolha de um papa, o que acontece no momento da votação e como é feito o anúncio do novo Supremo Pontífice.
A renúncia do papa Bento XVI, no começo de fevereiro, o poder político no Vaticano e a eleição do novo pontífice são temas que devem surgir em questões nos próximos vestibulares do País. Os bastidores da Santa Sé, conclaves e intempéries dentro da Igreja já foram tema de diversas produções cinematográficas. Da aventura à tragicomédia, do documentário chocante ao clássico do cinema, confira sete filmes que trazem a figura do Papa em seu roteiro e que pode ajudar a entender um pouco as relações da Igreja com o mundo. Cartola - Agência de conteúdo
Foto: AFP
Habemus papam (2011) Se você não assistiu, este é um ótimo momento. Habemus papam mostra os bastidores de uma eleição papal. Após a morte do Papa e a convocação do conclave do Vaticano para a escolha do novo pontífice, contudo, ocorre uma surpresa. Depois de diversas votações, enfim a fumaça branca se eleva anunciando que a Igreja tem o escolhido. Os fiéis, amontoados na Praça de São Pedro, aguardam a primeira aparição do novo Papa (Michel Piccoli). No entanto, ele não vai a público por não suportar o peso da responsabilidade do novo cargo. Os demais cardeais, tentando resolver a crise, resolvem chamar um psicanalista (Nanni Moretti) para trata-lo.
Foto: Divulgação
Anjos e demônios (2009) O protagonista do filme é Robert Langdon, especialista em religião da Universidade de Harvard, o mesmo de O Código Da Vinci, obra também escrita por Dan Brown - que gosta de envolver em suas tramas histórias e mistérios relacionados à Igreja Católica. Em Anjos e demônios, o personagem interpretado por Tom Hanks se vê no coração do Vaticano, lutando para salvar a Igreja de um de seus mais antigos inimigos, os Illuminati. Toda a trama acontece durante uma disputa de poder no Vaticano por trás da sabotagem da eleição papal. Entre uma aventura e outra - e são muitas -, a produção expõe os bastidores políticos da Santa Sé, além de trazer uma grande carga de símbolos e informações sobre a Igreja, como quando expõe a Guarda Suíça, que defende o Vaticano desde 1506.
Foto: Divulgação
O banheiro do papa (2007) Essa coprodução entre Uruguai, França e Brasil, de 2007, expõe de maneira divertida a visita de João Paulo II, em 1988, a Melo, cidadezinha uruguaia na fronteira com o Brasil. A visita do pontífice causa um frenesi na população do lugarejo, mas essa comoção não tem nada de religiosa. É esperada a presença de cerca de 20 mil brasileiros, o que agitaria o comércio da cidade. Moradores preparam a montagem de barracas de linguiça, torta, bandeirola, churrasquinho, empanada, tudo para alimentar os turistas religiosos. O personagem Beto vai um pouco além: ele cria o "banheiro do Papa", local em que as pessoas podem suprir suas necessidades depois de tanta comilança.
Foto: Divulgação
Deliver us from evil (2006) Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2007, a produção da diretora Amy Berg traz à tona a pedofilia dentro da Igreja Católica. No filme americano é exposta a história de famílias que tiveram suas vidas marcadas por abusos sexuais praticados pelo padre irlandês Oliver O'Grady. Depois de ser denunciado pela primeira vez, em 1976, pela família da garota Nancy Sloan, o sacerdote foi sendo transferido de uma paróquia para outra, distantes dezenas de quilômetros entre elas, no Norte do Estado da Califórnia. O documentário mostra, por meio de depoimentos e denúncias, como os "superiores" do padre O'Grady foram coniventes, acobertando seus atos até o ponto em que ele foi julgado, na década de 1990. Em Deliver us from Evil (sem tradução para o português), o pontífice alemão, Bento XVI, que renunciou ao cargo no começo de fevereiro, é um dos principais acusados de conivência.
Foto: Divulgação
Lutero (2003) Pelos mistérios que ainda envolvem a renúncia de Bento XVI, o Vaticano passa por um momento de instabilidade. Neste filme alemão de 2003, a história do homem que causou um dos momentos de maior crise da história da Igreja Católica é exposta. Martinho Lutero foi o precursor da Reforma Protestante e autor das 95 teses que estremeceram os rumos da Santa Sé. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada. Lutero denunciou também a compra de lotes no céu e o pagamento de ouro aos padres para que fosse concedido o perdão. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.
Foto: Divulgação
Amém (2001) Dirigido pelo grego Constantin Costa-Gavras, Amém traz à tona a relação da Igreja com o regime nazista. Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Ao presenciar toda a matança em Auschwitz, Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa Pio XII (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.
Foto: Divulgação
Poderoso chefão III (1990) A Santa Sé está fortemente presente no último filme da famosa trilogia de Francis Ford Coppola. O Poderoso Chefão III expõe a obscura ligação da família Corleone com a Igreja Católica. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos concedidos pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone. Em meio a essas tratativas de limpar o nome da família, um dos mais importantes episódios dentro do Vaticano no Século XX é retratado no filme: o conclave de 1978, em que João Paulo I foi escolhido como o novo papa. Nas cenas envolvendo a eleição do novo pontífice, o sacerdote Dom Aloísio Lorscheider também é citado. Ele foi o único cardeal brasileiro a receber votos em um conclave.
Foto: Divulgação
Compartilhar
Publicidade
<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/qualquer-um-pode-ser-papa/iframe.htm " href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/qualquer-um-pode-ser-papa/iframe.htm ">veja o infográfico</a>