Você sabe como surgiu a primeira vacina?
Pode ser gotinha ou injeção, mas não tem jeito, todo mundo tem que tomar. Estamos falando das vacinas, companheiras desde nossos primeiros dias de vida. Mas você sabe como surgiu e quem foi o responsável por essa descoberta?
A primeira vacina foi produzida há mais de 200 anos, contra varíola, doença grave que matava ou deixava a pessoa com o rosto marcado por cicatrizes profundas.
De acordo com o livro 'Oh dúvida cruel', um médico da zona rural da Inglaterra observou que a varíola vaccinia (do latin vacca)- agente infeccioso da varíola bovina - diferentemente da varíola humana, cobria de feridas as tetas das vacas, e que as ordenheiras pegavam essa varíola nas mãos, mas não pegavam a varíola humana. Resolveu então injetar, em pequenos arranhões criados por ele nos braços das pessoas, o pus das feridas.
As pessoas tinham febre por alguns dias, mas saravam. Estavam imunizadas. As vacas eram então levadas de porta em porta pelas ruas da Inglaterra. Mais tarde prepararam concentrados do vírus da varíola vaccinia e este concentrado foi chamado de vacina. O vírus da varíola hoje é extinto.
Assim, a vacinação de qualidade se tornou uma das formas mais importantes na prevenção de doenças infecciosas.
Recentemente, em meados de abril, um novo vírus levou medo à população mundial, o H1N1, a pandemia causou uma mudança nos hábitos e rotinas. Já aconteceram várias pandemias significativas na história da humanidade, como a gripe e a tuberculose. Algumas epidemias foram tão intensas que quase chegaram a acabar com cidades inteiras.
Atualmente, comunidades internacionais de saúde estão focadas na criação da vacina para o vírus da gripe suína, o H1N1.
Você tem perguntas sobre algo curioso ou inusitado? Então participe do Você Sabia?. Clique aqui e envie já a sua pergunta.