Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Você Sabia? Os animais "ciclopes" chegam à idade adulta?

Compartilhar

Um vídeo divulgado no Youtube chama a atenção ao mostrar o que seria um gato com um olho só. O filhote, afirma o usuário que postou o vídeo, não sobreviveu muito tempo. Mas fica a dúvida: o gato é real? Existem animais "ciclopes"? Eles podem sobreviver e chegar à idade adulta?

Enquanto um animal normal tem dois olhos em duas cavidades, nesses casos o filhote desenvolve apenas uma cavidade que pode ter dois olhos ou apenas um
Enquanto um animal normal tem dois olhos em duas cavidades, nesses casos o filhote desenvolve apenas uma cavidade que pode ter dois olhos ou apenas um
Foto: The Grosby Group

Segundo o professor de medicina veterinária André Luís Filadelpho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que estuda malformações congênitas, as imagens são reais e o animal sofreu de ciclopia. Enquanto um animal normal tem dois olhos em duas cavidades, nesses casos o filhote desenvolve apenas uma cavidade que pode ter dois olhos ou apenas um.

"Ciclopia, do grego kúklops, significa 'olho redondo'. Trata-se de um defeito congênito no qual as duas órbitas migram para formar a cavidade única, contendo ou não um ou dois olhos normais ou rudimentares", explica. Filadelpho afirma que muitas vezes a maxila e o nariz estão ausentes, ou este fica acima do olho como um apêndice em forma de tubo chamado de probóscide.

O professor explica que esses casos são raros, mas podem ocorrer em várias espécies, até em humanos. "São várias as causas de malformação como, por exemplo: erros de morfogênese, aberrações cromossômicas, genes mutantes, uso de drogas e medicamentos, a ação de micro-organismos e também a ingestão de alguns tipos de plantas que apresentem substâncias teratogênicas e que possam afetar em determinados momentos da formação fetal."

Filadelpho afirma que a ciclopia costuma estar associada ao desenvolvimento anormal e união dos hemisférios cerebrais. Como resultado, os filhotes sobrevivem apenas poucas horas ou dias, ou já nascem mortos. "Não existem relatos de indivíduos, em nenhuma espécie estudada, que chegaram à vida adulta", diz.

Na mitologia grega, os ciclopes eram gigantes que trabalhavam para o deus Hefesto como ferreiros para forjar as armas dos deuses. O professor explica que foi a ciclopia que deu origem ao mito desses gigantes. "As ocorrências isoladas destas malformações na espécie humana descritas na antiguidade originaram o ciclope mitológico."

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra