Vocês são os líderes de hoje, afirma comissário da ONU a jovens nos EUA
Nassir Abdulaziz Al-Nasser, da Aliança de Civilizações, garantiu a estudantes que eles não são apenas a voz do futuro, mas também os atuais responsáveis por permanentes mudanças globais
O alto representante da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC, na sigla em inglês) afirmou nesta segunda-feira que os jovens não representam o futuro da humanidade, mas o presente, e que como líderes globais eles serão responsáveis por mudanças fundamentais para o mundo nos próximos anos - mudanças que, ele espera, devem durar para as próximas gerações. Nassir Abdulaziz Al-Nasser se dirigiu a mais de 100 jovens estudantes durante a cerimônia de abertura de um curso de verão realizado ao longo desta semana nos Estados Unidos que reúne pessoas de 90 países para discutir e propor mudanças sociais em todo o planeta.
"Nosso trabalho é garantir que suas habilidades sejam nutridas e aprimoradas. Queremos que vocês confrontem problemas globais críticos e identifiquem soluções, para que deixem as coisas melhor do que as encontrarem. Ao contrário do que se diz popularmente, vocês não são os líderes de amanhã: são os líderes de hoje", afirmou Al-Nasser. "Precisamos ouvi-los, e é isso que estamos fazendo durante esta semana", disse o representante da ONU, se referindo à UNAOC-EF Summer School, seleto curso de verão realizado nesta semana em Tarrytown, no Estado americano de Nova York.
Para o responsável pela Aliança de Civilizações, o desenvolvimento de novas soluções para os problemas da sociedade deve ter sempre as pessoas como foco. Ele acredita que os jovens poderão contribuir significativamente para construir um melhor mundo, "para nós mesmos e para as gerações que virão". A educação e essencial para que esses desejos sejam realizados, segundo afirmou em sintonia com Al-Nasser a executiva da EF Education First - a organização privada responsável pelo evento - Iris Hormann.
"A educação tem um papel fundamental para a juventude poder desenvolver mudanças sociais positivas no mundo em que vivemos. E a juventude e a forca por trás dessas mudanças. Um grupo como vocês (os 100 jovens que participam do evento) representam a diversidade e a necessidade de diálogo que o mundo tanto exige atualmente. Esperamos aprimorar sua capacidade de promover mudanças globais sustentáveis", afirmou a presidente de cursos de línguas da EF, conhecida no Brasil pela escola de inglês Englishtown.
ONU reúne estudantes de 90 países em curso nos Estados Unidos
O repórter viajou a convite da organização do evento.