90% dos brasileiros acham redes sociais importantes nas eleições
Estudo da Brazil Panels revela impressões da população sobre redes sociais nas eleições
Pesquisa revela que mais de 90% dos brasileiros consideram as redes sociais fundamentais na disseminação de informações e notícias, e mais de 76% as consideram importantes nas campanhas políticas.
Uma pesquisa recente, realizada pela Brazil Panels — que possui um painel digital com mais de 3,5 milhões de usuários cadastrados —, em parceria com a Conexão Vasques Marketing Digital, entrevistou 1.145 pessoas de todas as regiões do Brasil, a fim de saber sua opinião sobre o papel das redes sociais na disseminação de informações e notícias.
Os números revelam que mais de 90% da população considera as redes sociais fundamentais nesse sentido, sendo que 50,7% as julgam muito importantes; 39,5%, importantes; apenas 2,3% as enxergam como pouco ou nada importantes; e 7,4% são neutros.
Em relação às eleições para prefeito, as redes sociais também se mostram essenciais para a população brasileira: mais de 76% as consideram importantes nas campanhas políticas; apenas 10% as veem como pouco ou nada importantes; e 13,4% acreditam que as redes sociais são neutras.
As pessoas também utilizam as redes sociais para se informar sobre os candidatos: 69,6% as consideram eficazes para esse fim; 15,5% creem que elas são pouco ou nada eficazes; e 14,9% dos entrevistados se mostraram neutros.
Fundamentado nos dados coletados, Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels e da Conexão Vasques, considera que as redes sociais têm um impacto considerável na mudança de voto: 52% da população afirma não mudar sua intenção de voto com base nas redes sociais, mas 47,5% afirmam que, em algum momento, já mudaram sua intenção de voto a partir do que viram online.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.