Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'A gente recuperou a dignidade da esquerda brasileira', diz Boulos após derrota em SP

Ao lado da vice Marta Suplicy e do ministro Alexandre Padilha, psolista falou com apoiadores após o resultado do 2º turno

27 out 2024 - 20h12
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Boulos e Marta Suplicy discursam após derrota
Boulos e Marta Suplicy discursam após derrota
Foto: Yuri Murakami/FotoArena / Estadão

Em evento com apoiadores e correligionários na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) afastou o sentimento de derrota, exaltou a própria campanha, agradeceu apoiadores e expressou 'preocupação com o futuro da cidade'. Com 100% das urnas apuradas, Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito com 59,35% dos votos válidos e segue à frente da Prefeitura de São Paulo. Boulos teve 40,65%.

Ao lado de sua vice, Marta Suplicy (PT), e do ministro Alexandre Padilha (PT), Boulos falou ao público após a divulgação do resultado do segundo turno das eleições 2024 e, mesmo com a derrota decretada, exaltou a própria campanha no que chamou de 'recuperação da dignidade da esquerda brasileira'. 

"Eu não vou fazer aqui o discurso de perdedor porque a gente perdeu uma eleição, mas essa campanha recuperou a dignidade da esquerda brasileira. A gente mostrou que é possível fazer política de outro jeito, olho no olho, debatendo com o povo de peito aberto nas praças, nas ruas, com muita dignidade. A gente mostrou o caminho que nos espera no futuro, que é de conversar de corpo e alma com as angústias do nosso povo. Foi isso que a gente fez", disse Boulos, sob aplausos do público presente. 

O psolista, que teve 2.323.901 de votos, agradeceu o apoio dos eleitores que 'apostaram na mudança'. Também agradeceu o apoio de Marta Suplicy, aos partidos que integraram a coligação e, em especial, às campanhas de Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB). 

Sob gritos de 'olê, olê, olá, Lula, Lula', Boulos também destacou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha e relembrou uma interação com o mandatário: "Em um dos momentos mais difíceis dessa campanha, o presidente Lula me chamou e disse: 'Siga em frente e seja quem você é'". 

Boulos, Marta e Padilha no discurso do psolista após apuração das eleições em São Paulo
Boulos, Marta e Padilha no discurso do psolista após apuração das eleições em São Paulo
Foto: YouTube

'Preocupação' por São Paulo

Durante o discurso, Boulos reiterou que, com sua derrota, se preocupa pelo 'futuro da cidade', citando a 'infiltração do bolsonarismo e do crime organizado na prefeitura da maior cidade do Brasil'. 

"Nós alertamos isso a campanha inteira, não foi suficiente. Eu espero que o povo de São Paulo e do Brasil tenha forças para evitar o pior", disse o psolista. 

Emocionados, muitos eleitores foram vistos chorando durante o evento na Casa de Portugal. Boulos, por sua vez, direcionou uma mensagem ao público entristecido pela derrota. "Ergam a cabeça, sigam firmes. A nossa luta não começou hoje e não acaba aqui".

"Eu tenho muita confiança que, apesar de um resultado eleitoral adverso, não só em São Paulo, mas em todo o Brasil, que o futuro vai ser nosso. Tenho muita confiança pelos exemplos, inclusive que a gente deu nessa campanha, com o povo mais sofrido dessa cidade, que o ideal e o sonho de justiça social e de uma sociedade mais humana vai prevalecer", finalizou.  

O ministro Alexandre Padilha aparece à direita, ao lado de Marta Suplicy (PT), vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL)
O ministro Alexandre Padilha aparece à direita, ao lado de Marta Suplicy (PT), vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL)
Foto: Maria Luiza Valeriano/Terra

Eleição em SP

Ricardo Nunes foi reeleito prefeito de São Paulo. No segundo turno da eleição municipal pela prefeitura da capital paulista, neste domingo, 27, ele venceu Guilherme Boulos. Com mais quatro anos de um candidato de direita no posto, a esquerda chegará a 12 anos sem um representante eleito na capital paulista.

Com 100% das urnas apuradas, Nunes 59,35% (3.393.110) dos votos computados, enquantou Boulos contou com 40,65% (2.323.901).  

Votos nulos foram 6,75% (430.756), em branco 3,67% (234.317) e 2.940.360 abstenções.

A votação não foi tão apertada quanto a do primeiro turno, a mais acirrada da história em São Paulo, quando o resultado entre Nunes, Boulos e Pablo Marçal (PRTB) se deu com 99,52% das urnas apuradas e o ex-coach ficou de fora da corrida eleitoral por 0,93 ponto percentual.

Após derrota de Boulos, Padilha afirma que marca de segundo turno foi crime eleitoral e 'derrota dos ex-ministros de Bolsonaro':
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade