Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Abstenção no segundo turno da eleição é menor do que no primeiro

Índice menor de abstenção no 2º turno contraria tendência histórica de maior comparecimento na primeira etapa do pleito

30 out 2022 - 23h10
(atualizado em 31/10/2022 às 03h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Eleitores foram às urnas neste domingo para o segundo turno das eleições
Eleitores foram às urnas neste domingo para o segundo turno das eleições
Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil / Estadão

O índice de abstenção do segundo turno foi menor do que o registrado no primeiro turno destas eleições. O número de eleitores que não compareceram às urnas na segunda etapa do pleito comparada com a primeira rodada de votação de um mesmo ano contraria uma tendência histórica eleitoral no Brasil.

Com 100% das urnas apuradas, a porcentagem de ausentes neste 2º turno foi de 20,58% (32.200.558 eleitores), índice menor que os 20,95% (32.770.982 eleitores) registrados no primeiro turno.

A quantidade de pessoas que deixaram de votar nessa segunda etapa também é menor do que a de eleitores que não foram até às urnas no segundo turno de 2018, ano em que foi registrado 21,3% de abstenções. 

Os dois candidatos à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PT), focaram boa parte da campanha do segundo turno a atrair mais eleitores para as urnas e tentar atair mais votos na disputa eleitoral mais disputada desde a redemocratização.  

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havia convocado os eleitores a votar por meio de pronunciamento neste sábado, 29, ocasião em que afirmou que, no primeiro turno, foi registrado o menor número de votos em branco e nulos das últimas cinco eleições, "demonstrando o interesse e consciência dos brasileiros e brasileiras na escolha de seus representantes". 

Brancos e Nulos

O porcentual de votos nulos subiu de 2,82% para 3,16% entre primeiro e segundo turno e o de votos brancos teve queda, passando de 1,59% para 1,43%.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade