Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Abstenções, votos nulos e brancos ultrapassam votos de Ricardo Nunes, reeleito em SP

28 out 2024 - 08h33
Compartilhar
Exibir comentários

Com cerca de 9,3 milhões de eleitores, São Paulo registrou o maior número de abstenções da sua história: 2,9 milhões de pessoas não compareceram aos locais de votação. Este número corresponde a 31,54% do eleitorado. A marca supera a registrada em 2020, quando 2,7 milhões não foram votar, totalizando 30,81% dos eleitores.

Votos em branco e nulos, somados às abstenções totalizaram 3,6 milhões de eleitores
Votos em branco e nulos, somados às abstenções totalizaram 3,6 milhões de eleitores
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil / Perfil Brasil

Abstenções, votos brancos e nulos

Somados com os votos nulos (430 mil) e brancos (234 mil) às abstenções, cerca de 3,6 milhões não optaram nem pelo prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB) nem por seu oponente, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que saiu derrotado.

O total de abstenções, votos nulos e brancos superam a votação de Nunes, que obteve 3,3 milhões de votos (59,35% dos votos válidos) entre os eleitores da capital paulista.

Qual é o impacto dos votos não contabilizados?

O impacto disso se reflete na legitimidade percebida do candidato eleito, uma vez que uma grande parcela do eleitorado não se manifestou de maneira determinante. A análise desses votos é importante para entender o quadro político atual e para desenvolver estratégias que incentivem a participação eleitoral nas próximas eleições.

Números do primeiro e do segundo turno

Neste domingo (27), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo registrou 5,7 milhões de votos válidos. São quase 400 mil votos a menos que no primeiro turno.

No segundo turno das eleições de 2020, a disputa foi entre Bruno Covas (PSDB) e Boulos; Covas morreu de câncer em maio de 2021, sendo substituído por seu vice, Ricardo Nunes.

A taxa de eleitores que não compareceu para votar, em 2020, ou que registrou votos nulos e brancos foi ainda maior. Naquele ano, quase 45% da população apta a votar não escolheram candidato. Porém, vale destacar, que o pleito foi durante a pandemia de Covid-19.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade