Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alagoas: Paulo Dantas e Rodrigo Cunha se enfrentam em segundo turno

Com disputa acirrada pelo segundo lugar, Cunha passou Collor e senador enfrentará nova fase da disputa eleitoral

2 out 2022 - 22h04
(atualizado às 23h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Paulo Dantas e Rodrigo Cunha, candidatos ao Governo de Alagoas
Paulo Dantas e Rodrigo Cunha, candidatos ao Governo de Alagoas
Foto: Reprodução

Os eleitores de Alagoas deverão voltar às urnas no final de outubro, para decidir quem irá governar o estado. Com 100% das urnas apuradas no estado, o atual governador Paulo Dantas (MDB) recebeu 46,64% dos votos válidos, e enfrentará Rodrigo Cunha (União Brasil), que foi a escolha de 26,79% dos alagoanos. 

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deste domingo, 2, houve 1.520.131 de votos válidos em Alagoas. Além destes, 10,76% votos foram nulos e 4,92% brancos. Houve também 22,39% abstenções.

Participaram da disputa ao governo de Alagoas os candidatos Bombeiro Luciano Fontes (PMB), Fernando Collor de Mello (PTB), Luciano Almeida (PRTB), Professor Cícero Albuquerque (PSOL) e Rui Palmeira (PSD).

Embora já fosse esperada a disputa para o segundo turno, o nome que enfrentaria Dantas ainda era dúvida. Pesquisas de intenção de voto apontavam empate entre Cunha e Collor, com 20% cada, segundo levantamento do Ipec divulgado em 26 de setembro. A margem de erro da pesquisa era de três pontos percentuais para mais ou para menos. Dantas liderava com 30%.

Confira a apuração do primeiro turno das eleições

Campanha em Alagoas

A campanha para o governo de Alagoas foi marcada pela pouca diferença entre o segundo e terceiro colocados nas pesquisas, sendo que Paulo Dantas (MDB) esteve em primeiro lugar desde o início. Rodrigo Cunha (União) e Fernando Collor de Mello (PTB) disputaram o segundo lugar nas pesquisas até o dia da eleição, ficando com números de intenções de votos cada vez mais próximos conforme chegava o domingo, 2. No início, a diferença de votos entre Cunha e Collor era maior, mas o primeiro presidente a sofrer impeachment no Brasil cresceu durante a campanha.

Recentemente, Paulo Dantas foi alvo de polêmica envolvendo seu pai, Luiz Dantas. O ex-deputado estadual por Alagoas acusou o filho de corrupção durante sua gestão. A declaração faz parte de uma propaganda de Rodrigo Cunha, principal adversário de Dantas na disputa pelo Governo do Estado.

Cunha tem como aliado o deputado federal e presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), enquanto Dantas é aliado da família de Renan Calheiros (MDB). Após o episódio, Renan acusou Lira de ter "comprado" depoimentos negativos contra o governador.

Sobre Paulo Dantas

Paulo Dantas (MDB)  é o atual governador de Alagoas e concorre à reeleição. Ele assumiu o cargo em 15 de maio deste ano, após ser eleito, de forma indireta, pela Assembleia Legislativa.

Na ocasião, o governador Renan Calheiros Filho e o vice Luciano Barbosa, ambos do MDB, renunciaram. Foi, então, que o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Klever Rêgo Loureiro, passou a ser governador interino até a eleição do novo governador. 

Antes de ser governador, Paulo Dantas foi prefeito do município de Batalha (AL) em dois mandatos (2004-2007 e 2008-2011). Em 2018, ele foi eleito deputado estadual com 38.397 votos. 

Sobre Rodrigo Cunha

Atualmente senador pelo estado, Rodrigo Santos Cunha (União Brasil) é advogado e filho da ex-deputada federal Ceci Cunha, assassinada em 1998, junto do pai e da avó de Rodrigo em um tiroteio. O crime teria sido encomendado pelo suplente de sua mãe, para que ele assumisse o cargo na Câmara dos Deputados.

Rodrigo também foi superintendente do Procon de Alagoas e, nas eleições estaduais de 2014, foi o deputado estadual mais bem votado, com 60.759 votos. Foi eleito senador em 2018, com 34,42% dos votos válidos, tornando-se o mais votado de seu estado.

Apuração em Alagoas

Total de votos válidos: 

Paulo Dantas (MDB): 46,64%

Rodrigo Cunha (União Brasil): 26,79%

Bombeiro Luciano Fontes (PMB): 0,18%

Fernando Collor de Mello (PTB): 14,71%

Luciano Almeida (PRTB): 0,14%

Professor Cícero Albuquerque (PSOL): 1,17%

Rui Palmeira (PSD): 10,38%

Brancos: 4,92%

Nulos: 10,76%

Abstenções: 22,39%

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade