Apoiadores de Lula comemoraram virada e fazem festas pelo Brasil
Eleitores de diversos Estados se reuniram para comemorar vitória de petista
Milhares de apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram no fim da tarde deste domingo, 30, na Avenida Paulista, região central de São Paulo, para festejar a apuração das urnas após o fim da votação do segundo turno das eleições.
Durante a apuração dos votos, Bolsonaro apareceu à frente de Lula durante parte do tempo. Lula virou e assumiu a liderança quando a contagem chegou a 67.76% das urnas apuradas, por volta das 18h40.
As comemorações foram marcadas por gritos de "Olê, olê, olê, olá... Lula, Lula" e "Tá na hora do Jair já ir embora", além de barulhos de vuvuzelas. Foi possível ver muitos apoiadores se abraçando e alguns até choraram.
Apoiadores que estavam na festa falaram ao Terra, explicando o apoio a Lula. "Depois que o Bolsonaro entrou, o mundo acabou. A gente é da favela, eu sou mãe, eu tenho dois filhos, ele prometeu crédito, prometeu escola, prometeu construir casas para a gente que mora em barraco, e ele não está cumprindo nada, quer tirar a câmera da farda dos policiais, é trabalho até de matar."
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro (RJ), os eleitores de Lula também foram às ruas para celebrar a vitória do presidente eleito. Na Barra, bares ficaram lotados enquanto a apuração dos votos acontecia. Com a divulgação do resultado oficial do segundo turno das eleições, os frequentadores deram gritos em apoio a Lula.
"Essa vitória, para mim, representa o futuro. Eu sou estudante de universidade pública, cria da UERJ, e aquele lugar é minha vida. Eu vejo o Lula lá, torcendo pelos estudantes, pelo futuro do País, com educação de qualidade. A gente constrói todo dia educação, pesquisa, ciência, saúde, então o fim desse governo é a esperança de um Brasil melhor pra mim, para quem está nascendo, para quem já se aposentou, enfim, é esperança", disse o estudante de Ciências Contábeis, Marcelo Leonardo, de 19 anos.
Outra carioca que comemorou foi a administradora de empresas Sheila Costa. "Nós estamos aqui agora comemorando, muito felizes com essa vitória, que é a vitória do amor sobre o ódio. É pelas vítimas da covid-19. Você aí, que perdeu um ente querido, porque a vacina não chegou a tempo, é por isso que a gente está feliz, o Brasil vai virar essa chave. Nós vamos crescer economicamente, e mais importante, se respeitar, respeitar as diferenças. Pra frente!", festejou.
Outros Estados
Também foram registradas comemorações de apoiadores de Lula em diversos lugares do Brasil. A Aldeia Piaraçú, Terra Indígena Capoto-Jarina (MT) fez uma festa pela eleição do petista.
No Centro de Vitória (ES), o imóvel chamado de "Triplex do Lula" ou "Triplex Vermelho", centro cultural que reúne militantes da esquerda, foi tomado por eleitores e DJs que comemoraram a vitória de Lula.
Festas também reuniram eleitores e apoiadores de Lula em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Belém (PA), Teresina (PI), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio Branco (AC).
Resistência e comemoração na Aldeia Piaraçú, Terra Indígena Capoto-Jarina/MT. Viva a democracia, viva o povo que mostrou sua força nas urnas! Vamos a luta @LulaOficial ❤️❤️❤️ pic.twitter.com/tEHUwgz4wz
— Mayalú Txucarramãe (@MayaTxucarramae) October 30, 2022
Passei na Feira da Torre DF e a festa tá LINDAA, botei pra fora o que tava entalado desde 2018: FORA BOLSONAROOOOOO #LulaPresidente2022 pic.twitter.com/NlkvZDiliQ
— leticia y 🦊 (@letiiciayasmim) October 30, 2022
Em Salvador é só festa! Lula e Jerônimo eleitos!
Viva o povo brasileiro, viva a Bahia! pic.twitter.com/YnA304L1sf
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) October 30, 2022
Em Recife tá em festa! A pátria vai voltar a ser amada e não armada. pic.twitter.com/aQxH6S48US
— Humberto Costa (@senadorhumberto) October 31, 2022
Belo Horizonte agora, no centro da cidade em FESTA! Viva Minas Gerais! #Eleicoes2022 pic.twitter.com/6tnc0Ks6Mr
— Central Reality (@centralreality) October 31, 2022
Belo Horizonte agora, no centro da cidade em FESTA! Viva Minas Gerais! #Eleicoes2022 pic.twitter.com/6tnc0Ks6Mr
— Central Reality (@centralreality) October 31, 2022