Após ameaças de morte, vereadora vota com colete à prova de balas em Minas Gerais
Se eleita, Duda Salabert (PDT) pode se tornar a primeira parlamentar trans no Congresso Nacional
Duda Salabert (PDT), vereadora de Belo Horizonte e candidata a deputada federal, votou usando um colete à prova de balas neste domingo, 2. Ao longo do último mês, ela recebeu mais de cinco ameaças de morte.
A candidata votou no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e as forças de segurança que fazem sua escolta solicitaram que ela usasse o colete.
Nas redes sociais, a candidata publicou sobre as ameaças que tem recebido. Ela afirma que foram e-mails, cartas e, até mesmo, um site feito para divulgar descrições de formas como queriam matá-la.
“Tento não naturalizar toda essa violência. Tento não naturalizar escoltas policiais comigo e com minha família”, ressalta Duda.
Ao longo da corrida eleitoral, ela diz que recebeu ameaças de grupos neonazistas, de setores do campo progressista e que foi vítima de dezenas de fake news.
Apesar de acreditar que esta eleição seria a mais violenta da história do país, não imaginava que seu corpo estaria no centro da violência. “A existência de nós, travestis, foi formatada pela violência. A cada mil notícias divulgadas sobre nós, 999 estão relacionadas à violência. Tentei na política enfrentar essa realidade e trazer ao imaginário notícias positivas ligadas a pessoas trans. Mas desconfio que fracassei”, desabafa.
Se eleita, a professora, ativista e ambientalista Duda Salabert pode se tornar a primeira parlamentar trans no Congresso Nacional. Em 2020, ela foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte, com mais de 37 mil votos.
5 ameaças de morte nos últimos 30 dias. Ontem chegou mais uma…. Foram e-mails, carta e até um site feito exclusivamente para descrever formas que querem me matar. Tento não naturalizar toda essa violência. Tento não naturalizar escoltas policiais comigo e com minha família. 🧵 pic.twitter.com/AFrFIWdmn0
— Duda Salabert 1212 (@DudaSalabert) September 30, 2022
Marina Silva (Rede), ex-ministra e candidata a deputada federal por São Paulo, prestou solidariedade a Duda em suas redes sociais, desejando que ela seja eleita.
Eu me solidarizo com a candidata a dep. federal @DudaSalabert que após várias ameaças precisou exercer sua cidadania com um colete à prova de balas, essa é a luta de RESISTÊNCIA e EXISTÊNCIA. Que sua eleição se concretize e que sua luta se multiplique e ganhe cada vez mais força.
— Marina Silva 1️⃣8️⃣1️⃣8️⃣ (@MarinaSilva) October 2, 2022
Acompanhe em tempo real a apuração do primeiro turno das eleições.