Após cancelar agenda, Nunes vai a evento, rejeita 'vitória garantida' e rebate críticas sobre ausência em debates
Prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), participou de evento com mulheres do 3º setor em hotel na região central da cidade
Após cancelar sua agenda de campanha desta quinta-feira, 17, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), marcou presença em um evento eleitoral com mulheres do terceiro setor. O emedebista tem evitado cumprir agenda eleitoral desde o apagão na capital paulista, na última sexta-feira, 11.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
O atual mandatário paulistano, por exemplo, se ausentou do debate contra o adversário Guilherme Boulos (PSOL) desta quinta, promovido por Rede TV!, Folha de S.Paulo e UOL, e tambem já cancelou sua participação no evento realizado por SBT, Terra e Rádio NovaBrasil nesta sexta-feira, 18.
Apesar do anúncio de sua campanha de que não cumpriria agenda nesta quinta, Nunes voltou atrás e participou do Mulheres do 3º Setor com Ricardo Nunes, evento sediado em um hotel na região central de São Paulo, no começo da noite.
Questionado sobre a possibilidade de sua ausência nos debates influenciar o voto dos indecisos a favor de seu adversário, Nunes afirmou acreditar que ele que seria beneficiado "porque estava trabalhando".
"A cidade com o problema que teve sexta-feira, com rajadas de vento, com chuva, milhões de pessoas sem energia, aí tem uma reunião entre o prefeito de São Paulo, o governador, presidente da Enel, presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, Defesa Civil, é óbvio que, entre campanha e cuidar da cidade, eu vou cuidar da cidade", se defendeu.
O clima, aliás, pode 'proporcionar' mais cancelamentos na agenda de campanha do emedebista. Ele deixou em aberto a sua participação no debate de sábado, 19, organizado pela Record TV e Estadão. Nunes já havia confirmado que iria ao evento, mas a previsão de chuva forte e ventania entre os dias 18 e 20 na capital paulista pode nublar a sua participação.
"Conversei com o pessoal da Record e pedi a compreensão deles porque temos um alerta da Defesa Civil de fortes chuvas na sexta-feira, a partir das 16h, e no sábado", iniciou. "Num eventual colapso da cidade, a situação vai exigir a presença do prefeito", acrescentou ele ao explicar sua possível ausência do debate.
Desde o temporal de sexta-feira, 11, em São Paulo, que deixou milhões de moradores sem energia elétrica, o candidato à reeleição cancelou grande parte dos seus compromissos de campanha. O motivo, segundo a sua assessoria de imprensa, são as mudanças climáticas, já que ele estaria focado também em ações de zeladoria.
Pesquisa Datafolha
Com 51% das intenções de voto para o segundo turno, contra 33% de Boulos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta, Nunes criticou afirmações de que 'já teria vencido' o pleito.
"Muita gente falando 'já ganhou'. Isso é a pior coisa que pode existir, não existe 'já ganhou'. A gente tem que trabalhar até às 17h do dia 27, porque estamos falando do futuro da nossa família, do futuro da nossa cidade, e é algo que a gente precisa levar com muita responsabilidade".
Em comparação com a primeira pesquisa de segundo turno do Datafolha, divulgada no último dia 10, Nunes oscilou 4 pontos percentuais -- de 55% a 51% -- dentro do limite da margem de erro. Já Boulos se manteve com os mesmos 33%.
O candidato à reeleição também criticou Boulos em uma fala que se tornou habitual em sua campanha: "O que está em jogo é diferença a experiência contra a inexperiência, a diferença entre a ordem e a desordem".