Artistas entram na briga e reforçam campanhas políticas
Presidenciáveis começam a usar personalidades em propagandas na televisão e nas redes sociais
Você chega em casa, liga a televisão e se depara com Zezé Di Camargo, Chitãozinho e Xororó e Renato Teixeira cantando juntos. Deve ser algum especial de música sertaneja, certo? Errado. É propaganda política.
Nos últimos dias, as campanhas parecem ter entrado em uma nova fase. Depois de focar em resumos de propostas e ataques de um partido para outro, os presidenciáveis começam a investir no apoio de artistas para popularizarem ainda mais suas candidaturas.
O mais agressivo na estratégia até agora foi Aécio Neves (PSDB), que, na noite desta quinta-feira, exibiu em seu programa eleitoral da televisão um clipe em que diversos cantores interpretam seu jingle. Além dos nomes citados acima, participam também Wanessa, Beto Guedes, Chrystian (que faz dupla com Ralf), Tuca Fernandes, Sá, Fernando Brant, Cris do Morro, Tavito, membros da banda Skank e da Velha Guarda da Mangueira. Muitos deles são de Minas Gerais, Estado em que o tucano atuou como governador.
As propagandas de Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) ainda não exibiram famosos na TV. Nas redes sociais, porém, os perfis das candidatas fazem questão de ressaltar o apoio que já receberam de algumas personalidades. O da petista publicou, por exemplo, fotos em que o compositor Fred Zero Quatro, o cantor Otto e o ator Henry Castelli declaram voto a ela. O ator José de Abreu, o cineasta Jorge Furtado e o teólogo Leonardo Boff ainda não foram mostrados, mas também devem apoiá-la.
Nas páginas de Marina podem ser encontradas, entre outras, imagens de Caio Castro e Caetano Veloso.
A candidata Luciana Genro (Psol), embora não tenha deslanchado nas pesquisas de intenção de voto, também possui seguidores de peso em suas redes, como a cartunista Laerte, o ator e escritor Gregório Duvivier e a escritora Márcia Tiburi.
PT, PSB e Psol devem realizar eventos em breve para oficializar o apoio dessas e de outras personalidades.