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Aumenta ação de robôs pró-Bolsonaro no Twitter

Atuação de contas automatizadas relacionadas ao presidenciável do PSL respondeu por 70,7% dos tuítes

19 out 2018 - 05h11
(atualizado às 08h11)
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A pouco mais de uma semana do segundo turno das eleições 2018, as menções sobre os presidenciáveis no Twitter caíram 38% na semana entre 10 e 16 de outubro, para 10,5 milhões de tuítes. A reta final da corrida eleitoral, entretanto, traz uma retomada do crescimento da atuação de robôs nas redes, com destaque para o grupo do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que respondeu por 70,7% dos tuítes identificados como sendo gerados por máquinas.

Candidato Jair Bolsonaro (PSL)
Candidato Jair Bolsonaro (PSL)
Foto: Reuters

Os números fazem parte de um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Na semana avaliada, foram 852,3 mil publicações de robôs, o que correspondeu a 10,4% das interações totais registradas. O levantamento mapeou também 3.989 contas automatizadas no Twitter. Desde o fim de setembro, o uso de máquinas e ferramentas artificiais para influenciar os debates havia recuado.

"As contas automatizadas representaram 0,5% dos perfis no debate sobre os presidenciáveis e foram capazes de gerar 10,4% das discussões, cerca de 5 pontos porcentuais a mais do que na análise da semana passada", afirma o estudo. A base de apoio de Bolsonaro, segundo a DAAP-FGV, respondeu por 602,5 mil destes registros (70,7%), contra 240,2 mil de Haddad (28,2%).

Menções. O levantamento aponta que após a semana aquecida pela votação do primeiro turno, as menções aos presidenciáveis recuaram. A premissa vale sobretudo para citações relacionadas a Bolsonaro, que alcançaram 7,9 milhões (queda de 47,6%) no Twitter. O candidato Fernando Haddad (PT) bateu 3,9 milhões de tuítes, queda de 6,4%. "Como Bolsonaro registrou grande pico na semana anterior, sua queda é mais acentuada em volume total de citações", diz o relatório.

No Facebook, rede social mais usada no Brasil, a DAAP-FGV destacou a confirmação da tendência de aproximação entre os volumes de interação dos dois presidenciáveis, verificada na última semana. Entre 11 e 17 de outubro, "na página do candidato do PSL, o engajamento registra queda de 34%, chegando a 8,78 milhões de comentários, compartilhamentos e reações". "Em movimento contrário, Haddad teve engajamento 20% superior, com um total de 5,65 milhões de interações", afirma o levantamento.

As publicações de Haddad relacionadas ao Dia dos Professores, nesta segunda-feira, 15, mobilizaram um pico de engajamento na semana, com pouco mais de 1 milhão de interações - o desempenho deixou o petista na frente de Bolsonaro no dia. Já o pico de Bolsonaro aconteceu na sexta-feira, 12, após transmissão ao vivo feita pelo capitão dom exército, que teve mais de 109 mil compartilhamentos.

Estadão
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