Austrália, Japão e outros 58 países já encerraram votação para presidente
Divulgação oficial dos resultados, porém, só ocorrerá a partir das 17h de Brasília, quando a votação também será encerrada em todo o País
A votação para presidente do Brasil foi encerrada em 60 países até as 12h deste domingo, 2, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eleitores brasileiros que moram no exterior puderam ir às urnas em 181 cidades ao redor do mundo.
Neste ano, mais de 697 mil brasileiros que moram em outros países estão aptos a votar para presidente da República. O número representa um aumento de 39,21% em relação às eleições de 2018.
Os países que finalizaram a votação são os seguintes: África do Sul; Alemanha; Arábia Saudita; Austrália; Barein; Bélgica; Bulgária; Catar; China; Hong Kong (Província da China); Chipre; Coreia do Sul; Dinamarca; Egito; Emirados Árabes Unidos; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estônia; Filipinas; Finlândia; França; Grécia; Holanda; Hungria; Índia; Indonésia; Irã; Israel; Itália; Japão; Jordânia; Kuwait; Líbano; Luxemburgo; Malásia; Moçambique; Namíbia; Nepal; Noruega; Nova Zelândia; Omã; Palestina; Polônia; Quênia; Reino Unido; República Tcheca; Romênia; Rússia (Federação Russa); Singapura; Suécia; Suíça; Tailândia; Taiwan; Tanzânia; Timor Leste; Turquia; Vietnã; e Zâmbia.
Resultado das urnas
A divulgação oficial dos resultados ocorrerá a partir das 17h de Brasília, quando a votação também será encerrada em todos os Estados do Brasil. E você pode acompanhar a apuração em tempo real no Terra, com um placar com informações diretamente do TSE.
Pela primeira vez, o horário de votação foi unificado em todo o País. As seções eleitorais abriram às 8h e fecharão às 17h (horário de Brasília).
Cidades em fusos diferentes tiveram que se adequar ao horário da capital federal. No Acre, por exemplo, as votações ocorrem das 6h às 15h (horário local). A mudança também impactou os horários de funcionamento das seções em outros quatro Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. (Veja na tabela abaixo)
A partir das 16h30, o Terra transmitirá uma live em parceria com o Poder360, com todos os detalhes da votação e também da apuração. Entre os convidados da transmissão estão: Mara Gabrilli (PSDB), senadora e vice da candidata a presidente Simone Tebet (MDB); Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD; Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda; Eduardo Cunha (PTB), ex-presidente da Câmara dos Deputados; e vários outros nomes da política.