Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bastidores: debate em SP tem plateia esvaziada e poucas provocações

Reação mais marcante partiu de apoiadores de Rodrigo Garcia, que falaram para Tarcísio de Freitas "voltar para o Rio"

17 set 2022 - 22h47
(atualizado em 18/9/2022 às 08h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Karen Lemos/Terra

Ao contrário de outros debates, o encontro entre candidatos ao governo de São Paulo teve uma plateia esvaziada, menos reações e poucas provocações nos bastidores.

Enquanto o debate presidencial na Band teve briga entre aliados do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o encontro entre os candidatos ao governo de São Paulo da TV Cultura foi marcado pelo episódio de agressão contra a jornalista Vera Magalhães, o debate do SBT, Estadão/Eldorado, Terra, Veja e Nova Brasil foi bem mais tranquilo.

Em poucos momentos, foi possível ouvir aplausos em resposta a atuação dos candidatos nos embates, como ocorreu quando Fernando Haddad (PT) acusou o atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), de esconder seus padrinhos políticos como João Doria, Gilberto Kassab e Celso Pitta.

As mais 'animadas' da plateia eram as mulheres convidadas por Rodrigo Garcia para compor a plateia, como a delegada da Polícia Civil Elizabeth Sato, a secretária de Desenvolvimento econômico, Zeina Latif, a procuradora-geral do Estado, Ines Coimbra, a secretária de Desenvolvimento Social, Laura Machado, e a vereadora Sandra Tadeu (DEM), que algumas vezes 'conversava' com o telão, respondendo sozinha às acusações dos candidatos contra Garcia.

E partiu dessa ala a provocação contra Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que ele "voltasse para o Rio", uma referência à cidade natal do candidato.

"Senti falta de disputa maior entre Haddad e Tarcísio", diz cientista político sobre debate:

Na saída do debate, Tarcísio repercutiu a provocação que aconteceu nos bastidores. "Isso é bobagem. Acho que sou um cara do Brasil. Passei minha vida toda viajando pelo Brasil; morei pelo Brasil todo. (...) Minha campanha está sendo muito bem recebida. O paulista não teve nenhum preconceito comigo, me abraçou. Sou completamente grato a esse Estado, independente de qualquer resultado, porque é um estado que me acolheu, me tratou com respeito, com muito carinho."

E, dessa vez, o nome do candidato não se envolveu em polêmicas como no debate da TV Cultural, em que um convidado da campanha, o deputado Douglas Garcia (Republicanos), hostilizou a jornalista Vera Magalhães.

Ao Terra, Felício Ramuth, candidato a vice-governador de Tarcísio, considerou o debate equilibrado e respeitoso. Ele, no entanto, não perdeu a oportunidade de criticar Rodrigo Garcia, que está tecnicamente empatado com Tarcísio nas pesquisas, por ter levado convidadas mulheres com ele. "Para mim me soa como uma demagogia", opinou.

Foto: Karen Lemos/Terra

Sandra Tadeu - a que por vezes respondia o telão que transmitia o debate - rebateu a campanha de Tarcísio. "Demagogia é o que eles fazem. Tiraram todo o investimento da pesquisa das universidades, o governo quase que matou toda a população desse País porque não quis trazer a vacina", criticou, mencionando o presidente Bolsonaro, padrinho político de Tarcísio em São Paulo. 

Foto: Karen Lemos/Terra

Além da falta de reações mais efusivas nos bastidores, também chamou atenção o espaço dedicado à campanha de Elvis Cesar (PDT). Durante boa parte do debate, o local ficou completamente vazio.

Foto: Karen Lemos/Terra

Ao Terra, o coordenador da campanha de Elvis Cesar, Carlos Zicardi, negou que o local estava vazio por falta de gente, e culpou o forte ar condicionado do local para justificar uma 'fuga em massa' do pessoal da campanha para uma área mais central da plateia, sem indicações de partidos.

Foto: Karen Lemos/Terra

"Não, não, não está vazio. O que aconteceu foi o seguinte: o pessoal nosso está na bancada do meio. Eu, o advogado e mais o pessoal do marketing está no auditório principal. Nós achamos aquele spaço muito reservado, e inclusive o ar condicionado está muito forte. Então, o nosso pessoal preferiu ficar no meio, até para ficar de frente ao telão", explicou.

Assista ao debate de SP na íntegra:

1º bloco do debate para o governo de São Paulo:
2º bloco do debate para o governo de São Paulo:
3º bloco do debate para o governo de São Paulo :
4º bloco do debate para o governo de São Paulo:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade