‘Bolacha ou biscoito', ironiza Haddad em provocação a Tarcísio
Haddad provocou Tarcísio, que é do Rio de Janeiro, ao questionar se o candidato sabe o que as crianças estão comendo na merenda escolar
O candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) provocou seu oponente Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é natural do Rio de Janeiro, ao trazer a polêmica entre “biscoito” e “bolacha” durante o primeiro debate do segundo turno das eleições, nesta segunda-feira, 10.
“Aliás, acabou o [programa] Farmácia Popular, o Minha Casa Minha Vida, a merenda escolar que está no seu plano de governo, você vai falar que vai melhorar a merenda escolar? Você está sabendo o que as crianças estão comendo na escola hoje? É suco e bolacha, ou biscoito, como vocês chamam lá no Rio de Janeiro”, disse o ex-prefeito de São Paulo.
Bolacha ou biscoito?
A "disputa" entre bolacha e biscoito é antiga. No Rio de Janeiro e em outras partes do Brasil, chamam de biscoito; em São Paulo e outros locais do País, é bolacha. No entanto, ambas as terminologias estão certas.
Talvez, os únicos critérios de desempate que podem ser considerados é que “biscoito” entrou primeiro na língua portuguesa e é o termo mais usado nas embalagens. Há um consenso na indústria brasileira de biscoitos/bolachas de usar o termo “biscoito” para descrever o produto.
Gafes de Tarcísio
Natural do Rio de Janeiro, o ex-ministro da Infraestrutura virou alvo de candidatos rivais, durante o primeiro turno das eleições, após esquecer o bairro e o local de votação na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Até o início da corrida eleitoral, Tarcísio morava em Brasília. Para conseguir se candidatar ao governo de São Paulo, ele transferiu seu título e declarou endereço em São José dos Campos.
No primeiro debate do segundo turno, Tarcísio também cometeu a gafe de chamar o bairro Campos Elíseos, na área central de São Paulo, de "Campos dos Elísios".