Boletim de ocorrência das eleições mostra número de urnas substituídas em todo o país
No total foram 1.374 urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas por urnas de contingência
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até as 11h40 deste domingo, 2, 1.374 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. Os dados divulgados são do segundo boletim de ocorrência deste primeiro turno das Eleições 2022.
O número representa 0,29% do total das urnas utilizadas nas eleições (472.075). Ao todo, o país conta com com 105.050 urnas de contingência, reservadas para substituir aparelhos que apresentem problemas técnicos ou falhas.
Além do Brasil, mais 22 países usam urnas eletrônicas para as eleições gerais e 18 nas eleições regionais, segundo o Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Social (IDEA Internacional). A substituição das das cédulas, aconteceu em 1996 no país e o TSE assegura o sigilo do voto e proteção contra fraudes nas urnas.
Segundo dados do TSE neste ano, mais de 156 milhões de eleitores participam do primeiro turno das eleições para escolher candidatos aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.