Bolsonaro acusa Moraes de 'calar' Jovem Pan e Lula questiona: 'Aquele seu canal?"
Em debate, presidenciáveis discutiram sobre respeitar e seguir a Constituição, além de temas como mídia e direito de resposta
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno das eleições presidenciais, discutiram sobre respeitar a Constituição, bem como sobre a liberdade de expressão durante o último debate das Eleições 2022, realizado nesta sexta-feira, 28, na TV Globo.
O presidente citou o caso da Jovem Pan, proibida de veicular notícias falsas sobre Lula. "Foi calada pelo [Alexandre de] Moraes e o TSE. Teu partido entrou com ação para calar a rádio, você vive falando em controlar a mídia", disse o candidato a reeleição.
Lula, então, provocou: "A Jovem Pan por acaso é aquele seu canal de televisão?". "O que os advogados do PT entraram foi com pedido de isonomia. Você sabe o que é isonomia? É igualdade, é direito de resposta", acrescentou.
Ao responder o petista, Bolsonaro disse que o pedido do PT foi para evitar que o veiculo falasse sobre "quem é chefe de organização criminosa". E o petista acrescentou: "Organização criminosa ele sabe quem é chefe. Você não tem respeito pela Constituição, você tem é medo."
Bolsonaro diz respeitar Constituição, e Lula rebate: "Você tem medo"
Bolsonaro disse sempre ter jogado "dentro das quatro linhas da Constituição" e acusou Lula de não fazer o mesmo ao defender a "invasão de terras".
Na resposta, Lula alfinetou: "Você diz que respeita a Constituição, mas vive todo santo dia ameaçando ministro da Corte, dizendo que vai fechar a Corte, que não vai respeitar decisão de ministro, vive xingando eles. Você não tem respeito pela Constituição. Parece só que tem um militar do governo que às vezes pede: 'para de ameaçar, para de ameaçar'".
Reta final do segundo turno
Assim como no primeiro turno, Lula se manteve numericamente à frente de Bolsonaro em todas as principais pesquisas eleitorais do segundo turno. Segundo o último levantamento do Datafolha, divulgado na quinta-feira, 27, o petista aparecia com 53% dos votos válidos, contra 47% do atual presidente. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
No primeiro turno, o ex-presidente alcançou 48,4% dos votos. No total, foram 57.259.504 votos para Lula, 6,1 milhões de votos a mais que o total de votos recebidos por Bolsonaro. O presidente recebeu 51.072.345 votos (43,20% dos votos válidos). O segundo turno será realizado no próximo domingo, 30.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, a partir das 17h de domingo, o processo de apuração dos votos das Eleições 2022, nas quais serão eleitos 12 governadores, além do novo presidente da República. Todos vão cumprir mandato entre 2023 e 2026.
O Terra fará a cobertura completa das eleições e contará, em sua página principal, com um placar que trará os resultados atualizados, diretamente do TSE. Em parceria com o Poder360, será transmitida uma live com todos os detalhes da votação e também da apuração. A live está prevista para domingo, às 16h.