No Ceará, com 100% das urnas apuradas, os candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) irão disputar o Governo do Estado, no 2º turno marcado para o dia 26 de outubro. O petista apoiado pelo governador Cid Gomes somou 47,80% dos votos e Eunício 46,41%.
O candidato do PT conquistou a adesão de 2.038.917 eleitores do Estado e causou uma virada não esperada - o peemedebista, que recebeu 1.979.242 votos, estava liderando as pesquisas de intenção de votos.
Camilo e Eunício afirmam contar com o apoio de Dilma Rousseff que até o momento não participou de nenhum programa político dos candidatos. Ambos apoiaram o governador Cid Gomes, em 2010, quando se reelegeu governador do Estado.
O candidato a governador de São Paulo Alexandre Padilha beija a mulher durante coletiva após o resultado das eleições em hotel na Alameda Santos, em São Paulo
Foto: Alex Falcão / Futura Press
O candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, concede entrevista coletiva ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, após o resultado das eleições em um hotel na Alameda Santos em São Paulo
Foto: Alex Falcão / Futura Press
O candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg, concede entrevista coletiva na quadra 4 do Setor Comercial Sul, zona central de Brasília, DF, neste domingo (5)
Foto: Charles Sholl / Futura Press
O candidato ao governo do Estado pela Coligação São Paulo Quer o Melhor (PMDB-PROS-PSD-PP-PDT), Paulo Skaf, fala durante coletiva de agradecimento após o encerramento da apuração dos voto
Foto: Ayrton Vignola/Skaf Oficial / Divulgação
O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), concede entrevista coletiva em Curitiba, PR, na noite deste domingo (05)
Foto: Joka Madruga / Futura Press
O governador reeleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), concede entrevista coletiva em Curitiba, PR, na noite deste domingo (05)
Foto: Joka Madruga / Futura Press
Rui Costa é eleito o governador da Bahia com 54,18% dos votos
Foto: Rui Costa/ GOVBA / Divulgação
Geraldo Alckmin comemora a reeleição ao Governo do Estado de São Paulo
Foto: Paulo Lopes / Futura Press
Governador do Rio Grande do Sul que tenta a reeleição pelo PT, Tarso Genro comemora a ida da disputa ao segundo turno
Foto: Guilherme Santos/UPPRS / Divulgação
Candidato do PMDB ao governo gaúcho, José Ivo Sartori comemora a virada que o colocou no segundo turno
Foto: Twitter do candidato / Reprodução
Marcelo Crivella (PRB) irá participar do segundo turno junto com Fernando Pezão, do PMDB
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Paulo Câmara foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno das eleições 2014
Foto: Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Eunício conta ainda com o apoio do tucano Tasso Jereissati (PSDB), eleito senador com 2.299.335 votos. Em 2011 o próprio Tasso foi derrotado por Eunício na disputa pelo Senado. "O Ceará é um estado libertário. Mesmo com toda a pressão da máquina as pessoas foram livremente para as ruas", disse.
Em busca de apoios
Após o resultado do 1º turno, Eunício afirmou que irá buscar apoio demais candidatos da disputa: Eliane Novais (PSB) que obteve 3,39% dos votos, e Ailton Lopes (PSOL) que conquistou 2,40%. “Aqueles que foram candidatos em oposição a esse governo é porque não concordam com ele também", afirma.
Camilo foi eleito deputado estadual mais bem votado do Ceará em 2010 e sempre manteve uma relação de afinidade com Cid Gomes. "Não podemos correr riscos de perder as conquistas que o Ceará conquistou nos últimos anos. Vamos firmes para o segundo turno", declarou o petista.