Ciro Gomes participa agora de sabatina Estadão-FAAP; assista
Candidato do PDT defende 'voto útil contra a corrupção' ao chegar à FAAP
O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, participa nesta quarta-feira, 21, às 10h, de sabatina promovida pelo Estadão em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Ao chegar ao local do evento, o candidato minimizou um manifesto de dissidentes do PDT que pedem voto útil para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma tentativa de encerrar a eleição no primeiro turno.
Segundo Ciro, o documento não tem participação de quadros do partido e alegou que uma das assinaturas é falsa. "Eu sou a favor do voto útil. Tem que ser útil contra a corrupção", disse em coletiva a jornalistas antes da sabatina.
O evento será transmitido pelas plataformas digitais do jornal, incluindo cobertura e transmissão também pela Rádio Eldorado. Na segunda-feira, 19, a entrevistada foi a candidata do MDB, a senadora Simone Tebet.
O pedetista ocupa a terceira posição nas pesquisas eleitorais. De acordo com a Média Estadão Dados, dispositivo que agrega e calcula o resultado médio das principais pesquisas eleitorais, o cearense tem 6% da preferência dos eleitores brasileiros.
Quatro candidatos foram convidados: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL), Tebet e Ciro. O petista e o atual chefe do Executivo recusaram o convite.
Ao chegar na sabatina, Ciro fez críticas à ausência dos adversários. "Revela característica autoritária. Quem não se submete, ou não tem o que dizer, ou tem (algo) a esconder. No fundo é um desprezo", afirmou.
Para substituir as sabatinas de Lula e Bolsonaro, Estadão e a FAAP realizaram debates para apresentar soluções para o País. Esses temas estão presentes na Agenda Estadão, uma série de reportagens que respondem a 15 questões fundamentais para o correto diagnóstico e superação de obstáculos que impedem o Brasil de atingir seu potencial máximo.