Com cinco sugestões para o plano de governo, Tebet vai anunciar apoio a Lula
Em almoço com Lula, Simone Tebet pede para propostas serem incorporadas ao plano de governo petista
A senadora Simone Tebet, que foi candidata do MDB à Presidência e ficou em terceiro lugar, vai declarar, nesta quarta-feira, 5, apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tebet entregou propostas para serem incluídas no programa de governo de Lula.
O pronunciamento oficial de Tebet será realizado em São Paulo e transmitido em suas redes sociais, às 16h. A senadora disse que aguarda posicionamento de Lula para firmar apoio.
Segundo informações da coluna da jornalista Vera Magalhães, no jornal O Globo, Simone Tebet entregou cinco sugestões para serem incorporadas ao programa de governo de Lula. Isso aconteceu durante almoço, na terça-feira, 4, na casa da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, com o candidato a vice de Lula, Geraldo Alckmin, Rosângela da Silva, a Janja, esposa do petista, e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Geraldo Alckmin tem sido um dos articuladores da aproximação da senadora com a campanha petista.
Entre as pautas entregues por Tebet, O Globo apurou que há pedidos ligados à questão de gênero, com o compromisso de cotas para mulheres na formação do governo. "Minha decisão não é por adesão, é por um projeto de País", afirmou Tebet.
O MDB reiterou em nota nesta quarta-feira, 5, que libera seus filiados para se manifestarem no segundo turno "conforme sua consciência". O partido enfatizou a defesa em favor da liberdade, democracia e povo brasileiro e destaca que, em qualquer cenário, "cobrará do vencedor o respeito ao voto popular".
"Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência", diz a nota.