Com foto abraçado a Bolsonaro, irmão de Gilmar Mendes disputa prefeitura em MT e critica extremismo
Líder das pesquisas este ano, Chico Mendes já teve dois mandatos como prefeito de Diamantino (MT)
Chico Mendes, irmão do ministro do STF Gilmar Mendes, é candidato à Prefeitura de Diamantino (MT) nas eleições municipais de 2024, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Chico Mendes, é um dos candidatos à Prefeitura de Diamantino (MT) nas eleições municipais de 2024. Concorrendo pelo União Brasil, ele recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem posou abraçado em uma foto publicada no perfil do candidato no Instagram.
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
"Hoje é dia de #TBT, momento de relembrar esse dia histórico que ficou gravado na lembrança e no coração de todos nós, dia em que o nosso Capitão Jair Messias Bolsonaro visitou Diamantino!", escreveu na legenda da publicação que mostra a dupla sorrindo.
Numa outra foto do carrossel de imagens, é possível ver Mendes e Bolsonaro acenando em um ato político.
"Foi incrível percorrer, em parceria com o Bolsonaro, tantos lugares em nossa cidade recebendo o carinho da comunidade. Sua presença foi verdadeiramente grandiosa e nos enche de ânimo para seguir em frente", continua o post, de 18 de abril deste ano.
Na ocasião, o ex-presidente participou do ato político e comeu um pastel em uma barraca, apontou a Folha de S.Paulo. Segundo o jornal, ele falou ao telefone com o ministro do STF Gilmar Mendes no dia do encontro com o candidato.
Com uma relação tempestuosa com ministros do STF, Bolsonaro amenizou o bolsonarismo raiz para ajudar na corrida eleitoral do irmão de Gilmar em Diamantino. O município fica a 182 quilômetros da capital Cuiabá e possui 22 mil habitantes. Diamantino é marcada pela onipresença do agronegócio.
Com o apoio do ex-presidente e a já conhecida influência política da família Mendes na cidade, Chico Mendes é favorito na disputa contra o candidato do Novo, Carlos Kan, à prefeitura do município matogrossense.
A cidade já foi governada pelo avô e pelo pai de Gilmar. Já Chico já foi prefeito em dois mandatos, entre 2001 a 2008. Na época, se elegeu pelo PSB e, na segunda ocasião, pelo PPS (hoje Cidadania). Agora, na tentativa de retornar para um terceiro mandato, se candidatou pelo União Brasil.
Diamantino deu 62% dos votos válidos em 2022 a Bolsonaro. O partido do ex-presidente, o PL, indicou o empresário Antônio da Carol como candidato a vice de Mendes e doou R$ 300 mil para a campanha.
De acordo com informações da Justiça Eleitoral, Chico Mendes é empresário do agronegócio e tem patrimônio de R$ 56,4 milhões.
À Folha, ele afirma não querer um discurso bolsonarista, classificado por ele como extremo. "De repente, não é nem culpa do Bolsonaro. Nós, cidadãos, é que muitas vezes somos extremistas", afirmou à reportagem.
Irmão de Chico, Gilmar apareceu em um vídeo da campanha eleitoral, com depoimentos dele e de outros dois irmãos.