Comissão debate presença de 'viés ideológico' contra o agro em livros didáticos
A Comissão de Educação (CE) do Senado brasileiro recentemente aprovou um requerimento que visa discutir o suposto viés ideológico e político contra o agro presente em livros didáticos utilizados no país.
Esse requerimento, registrado sob o número REQ 106/2024 - CE, foi apresentado, nesta terça-feira (26), pelos senadores Zequinha Marinho (Podemos-PA) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). O objetivo é abordar preocupações de que o material educacional estaria promovendo desinformação, especialmente no que tange ao agronegócio brasileiro, segundo a Agência Senado.
Senador se manifesta sobre viés ideológico
"É preciso que a gente comece a tratar das causas e não dos efeitos, porque lá embaixo, no material didático, ao invés de a gente focar e melhorar a qualidade da nossa educação, há um desvirtuamento de tudo isso para cuidar de outros temas que, às vezes, a criança sequer tem noção. Pegar esse material escolar para formar militância política e levar ódio ou aversão a alguns setores econômicos não é o papel de uma escola", afirmou o senador Zequinha.
Ele destacou que o foco do conteúdo deve ser educativo e formativo, sem incitar reações políticas ou aversões a setores específicos da economia. A audiência, ainda sem data marcada, será um espaço para discutir como a educação pode enfrentar esses desafios.
Representantes no debate
Zequinha propôs que representantes de ministérios, associações e organizações relevantes participem do debate. Esses convidados incluem o Ministério da Educação, o Ministério da Agricultura e Pecuária, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), a Fundação Instituto de Administração e a ONG De Olho no Material Escolar. A presença dessas entidades sugere um diálogo amplo, levando em consideração diferentes perspectivas.
Os livros didáticos na educação
Os livros didáticos desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes, sendo a base de muitos currículos escolares. Eles têm a responsabilidade de apresentar informações de maneira clara, precisa e imparcial. A possibilidade de viés ideológico nos materiais pode comprometer essa função, levando à necessidade de revisão contínua e rigorosa desse conteúdo.
Comissão de Educação debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos https://t.co/MgAC9bsATD pic.twitter.com/oTguXHBgPn
— Senado Federal (@SenadoFederal) November 26, 2024