Datafolha: Boulos lidera rejeição no segundo turno e Nunes conquista votos de Marçal
Pautas de empreendedorismo levantadas por Boulos não têm sido o suficiente, pois números mostram alta rejeição de eleitores de Marçal
Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 24, mostra alta rejeição do eleitorado de São Paulo em relação ao candidato Guilherme Boulos (PSOL). Ele é citado por 55% dos entrevistados como alguém em quem não votariam de forma alguma no segundo turno das eleições municipais. Já 37% afirmam que não votariam de jeito nenhum em seu adversário, Ricardo Nunes (MDB).
Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores paulistanos nesta terça (22) e quarta-feira (23). Encomendado pela Folha e pela TV Globo, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-07600/2024. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Apesar de ter oscilado para baixo, os números mostram Nunes à frente com 49% das intenções de votos ante 35% de Boulos. Na rodada anterior, os percentuais eram de 51% e 33%, respectivamente.
Em relação ao voto com certeza, o atual prefeito caiu em um intervalo de duas semanas. Agora, apenas 41% dos entrevistados afirmam que votariam nele com certeza, ante 45% da pesquisa na semana passada. Duas semanas atrás, o número era 48%. Na faixa dos que talvez votariam no atual prefeito, o número saiu de 15% para 20% e agora corresponde a 21%.
Já 32% dos eleitores declaram que com certeza votariam em Guilherme Boulos. Em levantamento anterior, o número era de 30%. No grupo das pessoas que talvez votariam nele, o percentual se manteve em 13%, mesmo resultado da semana passada. Há duas semanas o total era 11%.
No grupo que corresponde aos eleitores que votaram no Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, a rejeição de Boulos é ainda maior, com 83% das pessoas afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. 8% dizem que talvez votariam e 8% votariam com certeza. Quando questionados sobre Ricardo Nunes, o número de eleitores que votariam com certeza nele é 58%. 15% não votariam de jeito nenhum e 26% talvez votariam.
Entre os eleitores que votaram em Tabata Amaral (PSB), 36% não votariam de jeito nenhum em Boulos, 35% votariam com certeza e 29% talvez votariam. Em relação a Ricardo Nunes, a rejeição do grupo é de 51%. 20% votariam com certeza e 30% talvez votariam.
Boulos é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Nunes é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os eleitores que votaram em Lula em 2022, 23% rejeitam Boulos, 15% talvez votariam e 61% afirmam que votariam com certeza. Nos eleitorado de Bolsonaro, 10% não votariam de jeito nenhum no atual prefeito, 17% talvez voltariam e 73% votariam com certeza.