Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Datafolha: Nunes tem 51% após apagão em SP e Boulos se mantém em 33% na disputa do 2º turno

Essa é a primeira pesquisa do instituto após falta de energia na capital; eleitores decidirão quem se tornará prefeito da cidade no dia 27

17 out 2024 - 17h06
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Datafolha: ‘Rejeição continua um obstáculo para Boulos avançar’, diz colunista sobre 2º turno em SP:

Novo levantamento do Datafolha, divulgado nesta quinta-feira, 17, mostra Ricardo Nunes (MDB) ainda liderando -- com 51% -- as intenções de voto do segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo. No levantamento, Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 33%. Eleitores vão decidir quem será o prefeito da cidade no último domingo do mês, dia 27. Essa é a primeira pesquisa do instituto após a crise do apagão ter atingido São Paulo.

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Em comparação com a primeira pesquisa de segundo turno do Datafolha, divulgada no último dia 10, Nunes oscilou 4 pontos percentuais -- de 55% a 51% -- dentro do limite da margem de erro. Já Boulos se manteve com os mesmos 33%. 

Guilherme Boulos e Ricardo Nunes durante debate na Band
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes durante debate na Band
Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena / Estadão

Leia também: Nunes tem 83% dos eleitores de Bolsonaro e 26% de Lula, diz Datafolha

Apagão não afeta rejeição

O apagão não afetou a rejeição de Nunes, que, inclusive, diminuiu. Agora, 35% dos eleitores responderam que não votariam de jeito algum no atual prefeito -- antes eram 37%. Já a rejeição de Boulos oscilou de 58% para 56%.

Além disso, 2% dos eleitores seguem indecisos em quem votar. Outros 14% apontam que irão votar em branco ou nulo.

O levantamento, encomendado pela Folha de S.Paulo, foi conduzido entre os dias 15 e 17 de outubro, com entrevistas presenciais de 1.204 moradores de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral está sob o protocolo SP-05561/2024.

Pesquisa Quaest

Na quarta-feira, dia 16, foi divulgada a pesquisa Quaest sobre a eleição de São Paulo. Nela, Ricardo Nunes aparece liderando, com 45% das intenções de voto. Boulos registrou 33% da preferência do eleitorado.

O percentual de intenções de voto neste segundo turno é de 19% para branco/nulo/não vai votar e 3% para indecisos.

Quando foi levado em consideração a intenção de votos espontânea, ou seja, aquela na qual nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o resultado foi de 38% para Ricardo Nunes, 28% para Boulos, 26% indecisos e 8% branco/nulo/não vai votar.

Em relação à decisão de voto, se é definitiva ou ainda pode mudar, 80% dos eleitores responderam que a escolha é definitiva, e 20% afirmaram que o voto pode mudar. 

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi realizada entre 13 e 15 de outubro e entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e seu registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo SP-05735/2024.

Eleição acirrada

Na capital paulista, Nunes e Boulos avançaram para o segundo turno após uma disputa acirrada, marcada por polêmicas, agressões, laudo falso e recorde de debates, que deixou o candidato Pablo Marçal (PRTB) fora da corrida eleitoral por uma pequena margem de votos.

O resultado rumo ao segundo turno se deu com 99,52% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 21h07 do último domingo, 6.

Com 100% das seções apuradas por volta de 22h, o candidato do MDB somou 29,48% (1.801.139) dos votos válidos, enquanto o do PSOL apareceu com 29,07% (1.776.127 votos). Marçal ficou na terceira colocação com 28,14% (1.719.274 votos) -- uma diferença de 56.853 votos para alcançar Boulos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade