Datena tem 1,84% dos votos e PSDB não elege nenhum vereador em SP
PSDB, que lançou 49 candidatos a vereador este ano, não conseguiu eleger nenhum, perdendo representatividade na capital paulista
A candidatura de José Luiz Datena (PSDB) à Prefeitura de São Paulo terminou de forma inesperada, levando o apresentador, de 67 anos, a viver o que pode ser descrito como uma jornada "do sonho ao pesadelo". Apesar de sua visibilidade como figura pública, Datena ficou em quinto lugar na corrida eleitoral, recebendo apenas 1,84% dos votos válidos, o que corresponde a 112.344 votos. Esse resultado foi inferior até mesmo ao número de votos recebidos pelo vereador mais bem votado na cidade.
- Confira no Terra os resultados do primeiro turno das eleições 2024
Em entrevista após o resultado, Datena afirmou que o "desempenho não estave à altura do PSDB". "Nós fizemos o que pudemos, a gente trabalhou com recursos reduzidos, mas é claro também que o meu desempenho como candidato não foi à altura de um candidato do tamanho do PSDB", afirmou à imprensa.
Além da derrota para ocupar o cargo na prefeitura, o PSDB, que lançou 49 candidatos a vereador este ano, não conseguiu eleger nenhum. O nome mais votado da sigla foi Mario Covas Neto, que obteve somente 5.825 votos. Covas, que carrega o legado familiar como filho do ex-governador Mario Covas e tio do ex-prefeito Bruno Covas, também não teve sucesso nas urnas.
Em comparação, em 2020, o PSDB ainda era uma força significativa na política paulistana, elegendo oito vereadores. No entanto, a decisão do partido de lançar um candidato próprio, em vez de apoiar a reeleição do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), levou muitos dos antigos vereadores tucanos a deixarem o PSDB e migrarem para outras legendas.
Entre os ex-tucanos que conseguiram a reeleição neste ano, agora por outros partidos, estão Fabio Riva (MDB), com 44.622 votos; Rute Costa (PL), com 43.069; Sandra Santana (MDB), com 38.288; e João Jorge (MDB), com 36.288 votos.