Desinteresse por horário eleitoral é o 2º maior da história
Segundo o Datafolha, 46% dos brasileiros não se interessam por programas
O instituto de pesquisa Datafolha anunciou neste domingo que a maioria dos brasileiros, praticamente metade (46%), declarou ter “nenhum interesse” pelos programas eleitorais gratuitos transmitidos pela televisão. A taxa atual só é menor do que a anunciada nas eleições de 1998, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disputava a reeleição, e chegou a 51%.
De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 28 e 29 de agosto, os eleitores que disseram ter interesse somam apenas 20%. Os pouco interessados são 33%.
O horário eleitoral é um dos palcos principais dos candidatos, sendo foco de grandes gastos das campanhas e, cada minuto de transmissão, é bastante disputado. Porém, parece que isso não tem convencido os eleitores – já que os resultados apresentados pelo Datafolha também mostram que os indecisos ou os que pensam em votar em branco e nulo não se sentem sensibilizados pelos programas.
Entre aqueles que não sabem ainda em quem votar, a taxa de desinteresse é de 60%. A taxa aumenta para 84% entre aqueles que dizem que votarão em branco ou nulo.
O Datafolha também questionou a importância do horário eleitoral gratuito para influenciar os votos e apenas 34% dos eleitores disseram ser algo “muito importante”. Aqueles que consideram “nada importante” somam 36% e os 29% restantes consideram “pouco importante”.