Drauzio Varella será rosto de propaganda institucional do TSE para eleições 2020
Participação do médico visa convencer cidadãos de que eles estarão seguros se voluntariando como mesários
Termina no dia 10 de setembro a propaganda institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vai ao ar na televisão e no rádio - cinco minutos diários são requisitados às emissoras - para a participação de mulheres, de jovens e de negros na política. Este ano, haverá cinco campanhas diferentes: sobre participação feminina, sobre desinformação, sobre cuidados sanitários, sobre jovens e sobre o voto consciente. O rosto da campanha sobre as medidas sanitárias será o médico Drauzio Varella, que cuja participação visa atrair mesários.
O TSE informou ao Estadão que o os incentivos para negros estarão presentes em todas as campanhas. Além de Varella, as campanhas contarão também com a atriz e embaixadora da ONU Mulheres Camila Pitanga - que vai abordar as candidaturas e o voto feminino - e o biólogo Atila Iamarino, que vai tratar de informações pouco confiáveis.
"Eles cederam as imagens deles para essas peças da Justiça Eleitoral", explicou ao Estadão a chefe de comunicação do tribunal, Mariana Oliveira. As peças com Varella vão endereçar não só os cuidados que a população deve tomar ao ir votar, como também pretendem atrair mesários ao falar dos cuidados que a Justiça Eleitoral terá em função da pandemia.
Especialistas creem que, dada a disseminação do coronavírus, as eleições deste ano contarão com menos voluntários e que haverá mais faltas entre os convocados. Para os que foram requeridos, é possível pedir dispensa e alegar, inclusive, motivos de saúde. Normalmente, as inserções do TSE tratam de regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.