Eleições 2022: imprensa internacional destaca vantagem de Lula no 1º turno, mas fala em 'surpresas'
Confira como alguns dos principais veículos de imprensa do mundo noticiaram a eleição presidencial brasileira, que teve primeiro turno neste domingo (02/10). Segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorrerá em 30 de outubro.
A eleição presidencial brasileira ocupou posições de destaque em portais da imprensa internacional — com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em geral, sendo apresentado como vitorioso, mas com desempenho insuficiente para garantir uma vitória no primeiro turno sobre Jair Bolsonaro (PL).
O jornal americano The New York Times criou uma página de transmissão ao vivo de informações sobre a eleição brasileira em seu site, destacando na página principal que Bolsonaro e Lula irão para o segundo turno — tendo o petista apresentado no primeiro turno "uma ligeira vantagem" sobre o atual presidente.
Um trecho diz que "o presidente de direita vinha pontuando mal em pesquisas ao longo do ano, correndo o risco de perder no primeiro turno. Mas depois que a votação foi encerrada, a competição se encaminhou para o segundo turno".
O Washington Post também destacou no topo de sua página principal que o Brasil teria um segundo turno. A matéria principal afirma que "o próximo turno colocará o sr. Bolsonaro, um incendiário contrário às regulações (pelo Estado) que é chamado de uma versão brasileira de Donald Trump, contra seu inimigo político, o sr. da Silva, líder do Partido dos Trabalhadores".
A revista britânica The Economist também colocou uma pequena chamada no topo de seu site sobre a eleição brasileira, afirmando na seção "The World in Brief" ("O mundo em resumo"): "A eleição presidencial do Brasil irá para um segundo turno depois que Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente de esquerda, ganhou o primeiro turno no domingo mas falhou em ter votação suficiente para garantir uma vitória definitiva."
Também do Reino Unido, o jornal The Guardian colocou no ar uma live em que destaca que Lula foi vitorioso no primeiro turno, mas com desempenho insuficiente. O título de uma das matérias principais diz que "Ex-presidente Lula ganha em votos mas não com vitória definitiva". O site do jornal transmitiu os resultados da eleição brasileira em tempo real.
O jornal Público, de Portugal, destacou na manchete "Brasil vai ao 2º turno. Lula vence por 6 milhões de votos" e trouxe ainda no topo do seu site várias matérias e artigos, além de um editorial com título "Brasil: as feridas continuam abertas". O Diário de Notícias também trouxe no site várias notícias sobre a eleição brasileira, incluindo a manchete "Lula e Bolsonaro vão ao segundo turno".
Já o francês Le Monde destacou o resultado no Brasil como manchete do site: "Eleição presidencial no Brasil: Lula à frente de Bolsonaro, com segundo turno a ocorrer em 30 de setembro". O subtítulo continua: "Com 48% dos votos, o representante do Partido dos Trabalhadores, antigo chefe de Estado de 2003 a 2010, tem quatro pontos e meio de vantagem em relação ao presidente de extrema direita".
Na América Latina
No México, maior país da América Latina depois do Brasil, um dos principais jornais do país, o El Universal, também colocou como manchete o resultado da eleição brasileira: "Lula e Bolsonaro definirão a presidência do Brasil em segundo turno".
O colombiano El Tiempo manchetou que "Lula da Silva e Jair Bolsonaro irão ao segundo turno".
Na Argentina, o jornal Clarín destacou na manchete o resultado da eleição brasileira como inesperado: "Eleição surpreendente e apertada: Lula ganhou mas irá a disputa com Bolsonaro". O jornal trouxe ainda no topo do site uma seção com informações em tempo real sobre a eleição brasileira.
O La Nación também trouxe na manchete a surpresa do resultado: "Final com suspense no Brasil. Lula ganhou, mas a surpresa foi Bolsonaro e haverá mais uma rodada de votação."
- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63112798