Eleições 2024: 'Um dos eventos mais absurdos da história', diz apresentador do debate
José Luiz Datena agrediu Pablo Marçal com uma cadeira após ser provocado pelo ex-coach
Leão Serva, apresentador da TV Cultura, lamentou a agressão de José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal (PRTB) durante o debate realizado no último domingo, 15. No ar, o mediador classificou o episódio como 'um dos eventos mais absurdos da história da televisão'. Em nota à imprensa, a emissora informou que providências foram tomadas após a agressão conforme as regras estabelecidas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o apresentador da TV Cultura, antes de agredir Marçal com uma cadeira, Datena já tinha cometido duas agressões verbais contra o candidato. "A decisão da TV foi expulsar o candidato Datena do debate, conforme estava previsto no regulamento assinado por todos, porque ele cometeu três falhas graves sucessivas: duas palavras de baixo calão antes de uma agressão física e de sair de seu lugar", justificou.
Por meio de sua equipe de comunicação, a TV Cultura reforçou que medidas cabíveis foram tomadas: "A TV Cultura lamenta o episódio ocorrido durante o debate envolvendo os candidatos José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB). A emissora reitera que, após a agressão, todas as providências foram tomadas [...] Durante o ocorrido, todas as medidas, incluindo relacionadas à cobertura, foram tomadas visando a segurança dos presentes no Teatro B32 e em consonância às regras deliberadas anteriormente."
O que aconteceu?
Durante o quarto bloco do debate promovido pela TV Cultura, realizado no domingo, 15, o candidato Datena agrediu com uma cadeira Pablo Marçal. O ex-apresentador foi provocado pelo ex-coach, que ofendeu sua sogra e afirmou que ele 'não era homem suficiente' para bater nele. Nesse momento, peessedebista saiu de seu púlpito e bateu com uma cadeira na parte superior das costas de Marçal.
Leão Serva, que mediava o debate, chamou os comerciais. No retorno, sem Datena e Marçal, ele explicou que o ex-apresentador da Band foi expulso do programa. O ex-coach, por sua vez, foi informado que se retornasse ao debate perderia o tempo de respostas. Com base nisso, ele optou por se retirar e alegou não estar bem. Nas redes sociais, há vídeos dele sendo supostamente socorrido por uma ambulância.
"Ele [Datena] agrediu o Marçal, que estava se sentindo mal", relatou o mediador do debate. "Disse que foi [para o hospital] para buscar um atendimento de saúde e preferiu deixar o debate. Consultados os candidatos aqui presentes, decidiram ficar aqui no debate e fazer o debate de bom nível que você, eleitor e espectador, merece aí na sua casa. Eu peço desculpas em nome da TV Cultura e de todo o mundo da televisão que viveu hoje uma cena tão absurda", lamentou Leão Serva.
Após o debate, Datena afirmou não se arrepender da cadeirada em Marçal. Ele chamou a reação de 'satisfação' ao canditado, que ofendeu sua família e lhe fez acusações. "Claro que não [me arrependo", respondeu o ex-apresentador em conversa com a TV Cultura.
Durante o debate, Marçal falou sobre a sogra de Datena, segundo o candidato, ela morreu de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em decorrência das acusações de assédio, na época em que o caso se tornou público. "Minha sogra morreu depois dessas acusações, durante esse período que todos nós, da nossa família, sofremos. Ninguém suporta isso. Achei que devia uma satisfação a ela por ter sido acusado por um canalha desses".