Eleitores do PL e do PT causam confusão no segundo turno em Fortaleza (CE); veja vídeo
André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) estão tecnicamente empatados nas pesquisas
O clima esquentou entre eleitores de André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) em Fortaleza (CE). Durante a votação em segundo turno neste domingo, 27, um homem chegou a provocar petistas com adesivos, bandeiras, e gritos de "ladrão". O caso aconteceu em frente à zona eleitoral onde vota o candidato do PT, segundo a Folha de S.Paulo. No sábado, uma confusão generalizada com direito a socos e pontapés também foi protagonizada por eleitores de lados opostos.
- A partir das 17h, o Terra fará a apuração em tempo real do segundo turno das eleições 2024. Fique ligado!
O caso aconteceu no Centro Universitário Farias Brito, na Varjota, onde Evandro Leitão vota. O homem que começou o tumulto estaria usando adesivos e bandeiras do PL. Ao passar em frente ao colégio eleitoral, ele teria gritado contra os apoiadores do candidato do PT e chegou a se confundir, trocando os nomes.
"André Fernandes vai para a cadeia", repetia. De dentro de um carro, o homem ainda proferiu gritos de "ladrão" na entrada na Universidade. Quem confrontou o eleitor foi o deputado estadual De Assis Diniz (PT), que precisou ser separado por aliados.
Briga com empurrões e pontapés na véspera
Essa não foi a única confusão entre eleitores do PL e do PT às vésperas da eleição municipal na capital cearense. No sábado, 26, apoiadores de Evandro Leitão e André Fernandes protagonizaram cenas de agressão em Fortaleza. Nas imagens, é possível ver algumas pessoas empurrando e dando pontapés. O deputado estadual Missias Dias (PT) estava no local e tentou apartar a briga.
Segundo a Revista Ceará, um eleitor do candidato André Fernandes teria saído com ferimentos no rosto após levar chutes na cabeça. No mesmo dia, uma carreata para o candidato do PL no bairro Serrinha, em Fortaleza, também resultou em confusão com os eleitores do PT.
Candidatos estão tecnicamente empatados
A tensão entre eleitores dos dois candidatos acontece em um cenário incerto em Fortaleza. Isso porque a última pesquisa Datafolha de intenção de voto mostra um empate técnico entre ambos.
Na projeção divulgada no sábado, 26, André Fernandes (PL) aparece com 51% e Evandro Leitão (PT) com 49%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Neste domingo, 27, André Fernandes foi o primeiro candidato à prefeitura de Fortaleza a votar. A aposta do PL para a cidade cearense chegou às 8h da manhã na Assembleia Legislativa do Ceará, no Bairro Dionísio Torres, acompanhado da esposa, Luana Fernandes. À imprensa, Fernandes afirmou que fez uma campanha "limpa e transparente".
Já Evandro Leitão votou um pouco depois, às 10h30, no bairro da Varjota. Acompanhado do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do ministro da Educação, Camilo Santana, o candidato do PT disse estar otimista com o resultado das urnas.