Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em vídeo, candidato a prefeito de Fortaleza menospreza feminicídios: "Dane-se"

André Fernandes (PL) aparece em vídeo dizendo "dane-se" em referência ao número de mulheres assassinadas por feminicídio no Brasil

20 out 2024 - 20h44
(atualizado às 21h04)
Compartilhar
Exibir comentários
André Fernandes, deputado federal e candidato a prefeito de Fortaleza
André Fernandes, deputado federal e candidato a prefeito de Fortaleza
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados / Estadão

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), que é líder do Governo Lula na Câmara, divulgou um vídeo do candidato à prefeitura de Fortaleza (CE), André Fernandes (PL), no qual ele diz "dane-se" em referência ao número de mulheres assassinadas por feminicídio. A reportagem tentou contato com Fernandes, mas até o momento ele não se pronunciou.

Guimarães compartilhou o vídeo neste domingo, 20, embora não seja possível determinar a data exata da gravação. No vídeo, Fernandes, usando uma camiseta amarela com a imagem estilizada do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma: "Depois puxaram e começaram a falar do feminicídio: 'Ah, mas o feminicídio, aqui no Brasil, tantas mulheres morrem por dia'. Ah, dane-se! E quantos homens morrem por dia?", declarou o candidato.

No X, Guimarães postou o vídeo com a legenda: "Veja o que André [Fernandes] pensa sobre as mulheres". O deputado federal apoia Evandro Leitão (PT), que disputa o 2º turno em Fortaleza contra Fernandes.

A divulgação do vídeo coincidiu com a participação do candidato em um evento com mulheres na cidade, também neste domingo, onde ele postou em suas redes sociais ao lado de apoiadoras, escrevendo: "Mulheres se juntam e organizam, voluntariamente, festa em apoio a André Fernandes no Conjunto Ceará." Durante o ato, várias mulheres gritavam: "Eu sou mulher e voto no André."

O Terra tentou contato com o candidato, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestações. Até o momento, ele também não se pronunciou sobre o vídeo em suas redes sociais.

Em setembro, André Fernandes afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que se arrependeu dos vídeos que publicou na adolescência. "Com toda certeza [me arrependo]. Todo mundo tem coisas na vida que fez e se arrependeu. Isso é do ser humano", afirmou. 

Em 2021, o candidato do PL foi condenado a indenizar a repórter Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S. Paulo, por ofensas de cunho sexual.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade