Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enmcoop: Mulheres do agro debatem estratégias e desafios do setor

22 nov 2024 - 16h47
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 650 mulheres estiveram reunidas nesta terça e quarta-feira (19 e 20/11) no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC,  para debater questões do mercado de trabalho do meio rural, capacitação, tecnologia no agronegócio e compartilhar experiências.

Mulheres que exercem o papel de 'comandantes' do Enmcoop
Mulheres que exercem o papel de 'comandantes' do Enmcoop
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

O CARAS Country foi conferir de perto a 5ª edição do Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop).  Foram abordados diversos assuntos, desde temas técnicos, envolvendo a produção rural e capacitação, até sustentabilidade,  Inteligência Artificial e sucessão familiar.

O evento proporcionou conexão e aprendizado entre produtoras rurais e mulheres  de várias partes do Brasil, que atuam nas mais diversas funções dentro de cooperativas agropecuárias.  Na liderança do encontro, as 'Comandantes': Mulheres que atuam no agro  e que foram eleitas pelo público na internet para um papel de liderança antes e durante o evento, representando cada região: Aucilena Moreno Simões de Freitas (Alvorada do Sul/PR), Sônia Bonato (Ipameri/GO), Laís Bervind (Engenheiro Coelho/SP), Patrícia Dias Baldo (Brasil Novo/PA), Malu Anchieta (Astorga/PR), Mariana Pereira Garcia Moreira (Lavras/MG) e Carla Rossato (Sertanópolis/PR).

"Aqui, uma serve de exemplo para a outra e , assim, todas crescem juntas. O clima é de união e a gente sai daqui com uma energia positiva, querendo colocar tudo o que aprendeu em prática", reflete a produtora rural e uma das 'comandantes' do evento Sônia Bonato.

Desafios das mulheres do agro

Para Luciana Martins, uma das palestrantes e Diretora Executiva do Grupo Conecta, o ano de 2024 trouxe diversos desafios para o agronegócio em questões envolvendo mercado, preços e clima. Ela acredita que o próximo ano será de ajustes, mas tende a melhorar. "Temos boas expectativas. O produtor precisa cuidar ainda mais da gestão de sua fazenda para ter mais oportunidades neste momento. Aqui no Enmcoop as mulheres estão sedentas por informação que as ajude a fazer um trabalho melhor no campo", concluiu.

Por fim, com a mente já em 2025, Graziela Gonçalves, Diretora de Marketing do Grupo Conecta já tem as datas do próximo Enmcoop: 2 e 3 de dezembro, em Campinas/SP. "Pra mim foi uma transformação. A cada ano, a gente aprende mais um pouquinho, troca experiências, vivencia este carinho com as mulheres...Isso pra gente não tem explicação", conclui.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade