Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enxurrada de propostas: saiba as funções de um vereador e até onde podem cumprir o que prometem

Seu candidato está prometendo realizar obras em sua cidade? Desconfie, esse não é o papel de um parlamentar

27 set 2024 - 05h02
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

Se algum candidato a vereador abordar um potencial eleitor com promessas de que vai construir um posto de saúde, asfaltar uma rua ou recuperar uma praça, desconfie. Esse não é o papel de um parlamentar municipal.

  • Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2024 no portal Terra e fique por dentro de todas as notícias.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cabe ao vereador discutir e aprovar as leis a serem aplicadas no município, entre elas Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos.

Existem três áreas para atuação dos vereadores. A primeira é a legislativa, propondo novas leis municipais e mudando as que já existem.

Outra função, e uma das principais, é de fiscalizar a atuação do poder executivo, monitorando a execução do orçamento da cidade pelos prefeitos e seus secretários.

Os vereadores também trabalham assessorando e participando de conselhos municipais formados pela sociedade civil em diferentes temas.

Vereadores fazem parte do Poder Legislativo do município, ou seja, discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade.

Promessas demais? 

Um vereador não pode, por exemplo, garantir que aumentará o policiamento em um determinado bairro, pois isso compete ao governo estadual.

Os candidatos também não podem prometer que vão construir uma escola ou implantar o ensino em tempo integral na rede municipal, que vai criar centros comunitários de cultura ou que aumentará o número de vagas em creches.

Qualquer ação de construção de obras e execução de projeto de infraestrutura para o município é função exclusiva do prefeito e resta aos vereadores fiscalizar o andamento dessas obras.

Eleições 2024

Com exceção de Brasília (DF) e do Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), em todos os outros municípios brasileiros haverá eleições no próximo dia 6 de outubro para votação em prefeitos e vereadores.

Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde houver necessidade de segundo turno, também terá votação no dia 27 de outubro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade