ES tem economia diversificada e cinco na disputa estadual
O Espírito Santo tem 2.653.536 eleitores, conforme dados computados pelo Tribunal Regional Eleitoral até o dia 21 deste mês. Eles vão escolher entre cinco candidatos aquele que comandará o Estado de 2015 a 2018.
Estão na disputa o atual governador, Renato Casagrande, do PSB, 53 anos, que busca a reeleição apoiado por uma coligação de 19 partidos; a assistente social e professora Camila Valadão, do PSOL, que tem 29 anos e disputa o cargo pela primeira vez; o servidor público estadual Mauro Ribeiro, 46 anos, do PSB, em coligação com o PSTU; o economista e ex-governador do Estado Paulo Hartung, 57 anos, que concorre pelo PMDB e tem apoio de uma coligação de sete partidos; e o deputado estadual Roberto Carlos, 49 anos, do PT, em coligação com o PDT.
Os cinco pedidos de candidatura ao governo do Estado ainda estão sendo analisados pelo TRE do Espírito Santo.
Com área de 46.078 quilômetros quadrados, o Estado tinha, no ano passado, 3,839 milhões de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual alcançou R$ 97.693 bilhões em 2011, baseado principalmente na indústria extrativa e no comércio.
O governo capixaba diz que o Estado tem base econômica capixaba diversificada, movimentando negócios nos setores de petróleo e gás, siderurgia e mineração, celulose e rochas ornamentais, com destaque também para o agronegócio, principalmente a produção de café. O Estado conta também com um dos maiores complexos portuários da América Latina.